quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quem pode dar misericórdia?


Durante o festival de duas semanas de Abril de 2008, Srila Narayana Gosvami Maharaja visitou Hong Kong e liderou um maravilhoso festival de harikatha. Nas tardes do festival, ele deu discursos tratando de várias histórias transcendentais do Srimad-Bhagavatam, discursando sobre o serviço devocional puro ao Senhor e o processo para atingi-lo. Durante o dia ele se engajou em seus trabalhos de tradução, respondeu cartas de discípulos e iniciantes no caminho da devoção, e também deu sua gentil audiência aos devotos visitantes. O que segue é uma transcrição de alguns desses encontros.
9 de Abril, após a caminhada matinal[Devoto:] Alguém disse que apenas devotos sadhana-siddha (aqueles que anteriormente eram almas condicionadas, mas que através da prática de sadhana-bhakti se tornaram perfeitos) podem dar misericórdia - não os devotos nitya-siddha (os associados do Senhor que nunca foram almas condicionadas, em momento algum).

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Um devoto kanistha (neófito) dirá, “Ó, ele é Guru. Venha. Eu vou te levara até ele.” Ele é como um vartma-pradarsaka guru ( o guru que mostra o caminho). Um madhyama-adhikari ajudará os outros através de seu hari-katha. Ele possui quatro deveres. Ele pode ajudar mais que um siddha. [É raro encontrar um Uttama-adhikari -ed]
É errado pensar que apenas o sadhana-siddha pode dar misericórdia. Aqueles que não são sadhana-siddha estão ajudando os outros.
[Devoto:] Srila Bhaktisiddanta Sarasvati Thakura é um siddha. Ele nunca foi condicionado, mas ainda assim ajuda os outros.Podemos dizer que ele é nitya-siddha. Srila Rupa Gosvami e Srila Sanatana Gosvami também eram nitya-siddha, mas vieram para ajudar a todos.
[Sripad Madhava Maharaja:] Eles vieram pelo desejo de Krishna.
11 de Abril, após a caminhada matinal[Sripad Damodara Maharaja:] Apenas o sadhana-siddha age como Guru?
[Brajanath dasa:] Maharaja entende que para ser um Guru e dar misericórdia, deve-se ser um devoto sadhana-siddha. Não se pode ser um nitya-parikara (um eterno associado do Senhor que nunca foi condicionado).
[Sripad Damodara Maharaja:] Isso é dito no Madhurya-Kadambini.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Srimati Radhika mandou sua associada nitya-siddha, Jayanta, para ajudar Gopa-kumara; então pode ser que um nitya-siddha aja como um Guru.
[Sripad Damodara Maharaja:] Nitya-siddhas não possuem experiência de sofrimento, então não podem entender os sofrimentos da alma condicionada.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Os sadhana-siddhas lembram-se do que eles experienciaram em sua vida de sadhana (práticas devocionais antes de atingir a perfeição). Até mesmo se eles são siddha (perfeitos) agora, eles podem lembrar. É como um homem que estava dormindo e sofrendo no sonho. Até mesmo depois de ter acordado, ele pode lembrar do seu sonho.Similarmente, essas pessoas auto-realizadas podem lembrar de como sofreram, e seus corações se derretem pelo sofrimento das almas condicionadas.
[Sripad Damodara Maharaja:] Considerando que o nitya-siddha não possui sofrimento.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] O nitya-siddha pode ter sofrimento - como Svarupa no Sri Brhad-Bhagavatamrta. Por que não? Os devotos nitya-siddha como Srila Narottama dasa Thakura, Srila Rupa Gosvami, e Srila Sanatana Gosvami também sofrem.*[Ver nota final 1]
[Sripad Damodara Maharaja:] Eles não sabem o que é sofrimento.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Quem? Srila Sanatana Gosvami? Como poderia seu coração ter derretido e como ele poderia ter feito o que fez?
[Sripad Madhava Maharaja:] Olhe para Srimati Radharani - quanto sofrimento sua família causou a Ela!
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Um sadhana-siddha possui mais misericórdia pelas almas condicionadas. [O nitya-siddha vem a esse mundo mais raramente - ed] Mas em casos especiais, Krsna pode arranjar que Seu associado nitya-siddha venha e dê misericórdia às almas condicionadas.
[Devoto:] A manifestação de Srila Gadadhara Pandita como Srila Bhaktivinoda Thakura é nitya-siddha; e Srila Bhaktivinoda Thakura concedeu muita misericórdia.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sim, e Sri Gadadhara Pandita também fez muitos discípulos - como Mamu Thakura e Bhugarbha Gosvami e aqueles em sua linha. Ele deu até mesmo mantras para Sri Vallabhacarya.
[Sripad Damodara Maharaja:] Eu estava pensando que nitya-siddhas vêm apenas com Caitanya Mahaprabhu.
[Sripad Madhava Maharaja:] Não.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Não, não. O que quer que Sri Krsna e Sri Caitanya Mahaprabhu pensem ser o melhor a ser feito, é o que Eles fazem. Eles podem trazer seus próprios associados eternos pessoais que nunca anteriormente foram almas condicionadas, ou podem trazer devotos sadhana-siddha com eles.
[Sripad Damodara Maharaja:] Como podemos saber quem é um sadhana-siddha ou nitya-siddha?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Primeiro você deve ser siddha, e depois você poderá realizar quem é quem.
[Syamarani dasi:] Gurudeva, dentro de alguns dias será o dia do Aparecimento do Senhor Ramacandra. Hoje estamos enviando seu hari-katha de Navadvipa em Mamagacchi, onde você discutiu a separação entre Srimati Sita-devi e o Senhor Rama. Você disse que na hora do encontro, a pessoa esquece tudo internamente. O que isso significa? Até mesmo na hora do encontro há tantos humores.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Se eu estou me encontrando com você e falando, e estamos nos engajando em alguma atividade, esqueceremos o que está dentro.
[Syamarani dasi:] Não existem muitos humores enquanto estamos falando?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Não.
[Brajanath dasa:] Você esquece o coração quando está externamente absorto em muitas coisas.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] No momento do encontro, Srimati Radhika esquece o interno, e externamente Ele está falando com Krsna e fazendo muitas coisas. Mas separação é sempre interna. Nessa hora, Ele está sempre pensando internamente e esquecendo o externo.
[Syamarani dasi:] No encontro Srimati Radhika está experienciando madanakhya-mahabhava. ‘Bhava’ significa ’sentimentos internos’, não é isso?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Madanakhya-bhava está no encontro.
[Syamarani dasi:] Isso é um sentimento interno, não é?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Isso é especial e está apenas em Srimati Radhika. Ela estava no colo de Krsna, mas esqueceu disso. Ela estava apenas sentindo separação. Nesse momento, Ela não lembrou que, ‘Estou no colo de Krsna; Estou com Krsna.’ Ela esqueceu completamente disso.


Mais tarde naquela manhã, um darsana com os devotos das Filipinas

[Syamarani dasi:] Quando Yadhunatha prabhu e sua boa esposa Gaurangi estavam na Iskcon, eles viajavam pregando o tempo todo. Eles eram casados, mas pregavam juntos. Então eles tiveram dois filhos, e desde então seu tempo está sendo principalmente investido na manutenção de sua família, para ajudar as crianças a crescerem. As crianças são adolescentes (eles têm 13 e 14 anos). Agora já é uma boa hora para as crianças, que se tornaram maravilhosos devotos, ajudarem seus pais na pregação?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Muito bom. Pregar é bhakti. Eles devem pregar. Isso também é bhakti. Pregar é bhakti. Eles devem pregar. Devem cantar os santos nomes, ler meus livros, e também pregar.
[Syamarani dasi:] Como as crianças podem se livrar do medo de pregar?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Não há necessidade de ter vergonha. Não há.
[Krsna-candra dasa:] Gurudeva, eu viajo por todas as Ilhas das Filipinas, tentando explicar para as pessoas como se tornar conscientes de Krsna. Você pode me instruir sobre a melhor maneira de fazer isso?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Tente entender nossas aulas. Também leia meus livros e os livros de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. E pregue livremente, sem medo. Dessa maneira eles gostarão de você e virão até mim para tomar iniciação.[Pitambara dasa:] Gurudeva, como Radharani deixou os passatempos?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Srimati Radharani deixou os passatempos da mesma forma que Krsna - através dos arranjos da potência Yogamaya de Krsna. Quando Krsna retornou à Vraja de Dvaraka em uma carruagem, Ele ficou por algum tempo e então Krsna e todos os Seus associados de Vraja - Nanda baba, Yasoda-maiya, todas as sakhis incluindo Radhika, Lalita, Visakha, e Candravali, e todos os Seus outros associados - se tornaram aprakata (não manifestos aqui nesse mundo). Vasudeva Krsna (Krsna como o filho de Vasudeva) então voltou em Sua carruagem para Dvaraka sozinho. Mais tarde, em Sua própria forma transcendental, Ele ascendeu à Sua morada, Goloka Vrndavana, diante dos olhos dos semideuses como o Senhor Brahma e Sankara. *[Ver nota final 1]
Enquanto Sri Krsna ainda estava presente em Dvaraka, pareceu que todos os Seus filhos e outros parentes, como Pradhyumna, Anirudha, e tantos outros, lutaram entre si e se mataram. Entretanto, foi como um show de mágica. Isso foi simplesmente uma exibição externa. Krsna entrou em Goloka-Vrndavana com todos os Seus eternos associados. Aqueles que haviam vindo de Svarga (os planetas celestiais) para participar de Seus passatempos, como Indra e outros semideuses, retornaram para Svarga depois que Seus passatempos haviam sido terminados. Lá, eles se misturaram com Indra e outros semideuses.
[Em outras palavras, os semideus se expandiram para tornarem-se membros da dinastia Yadu (os membros familiares de Krsna em Dvaraka). No final dos passatempos, as porções dos semideus que estavam nos Yadus se misturaram novamente em suas próprias formas de semideuses. -ed] Aqueles que vieram de Ayodya retornaram para lá, e todos os que vieram de Vaikuntha voltaram para lá.
[Devoto:] Gurudeva, algumas pessoas pediram à minha mulher que ela pregasse em escolas, para crianças. Queremos saber se podemos ter suas bênçãos para fazer isso.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Você deve ir a todos os lugares - escolas, faculdades, universidades, de porta em porta - e pregar. Você é qualificada, mais que seu marido. Você pode pregar. Minhas bênçãos. Tente pregar em todos os lugares com ele. Não é que você tenha que estar sempre escrevendo. Eu também escrevo, e estou pregando muito pelo mundo todo.
[Radha Kanta dasi:] Quando Srimati Radhika deixou Vrndavana, Ela entrou no Yamuna, não foi? Ela aparentemente deixou Seu corpo no Yamuna?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Não. Srila Rupa Gosvami descreveu da seguinte forma: Radhika entrou no Yamuna, mas de lá Ela foi (através do planeta Sol) para Dvaraka *[Ver notal final 2]. Todas as sakhis, Lalita, Visakha e todas as outras também foram para Dvaraka - elas se tornaram Rukmini, Satyabhama, Jambavati, e assim por diante. Mais tarde elas encontraram Krsna; e no final entenderam que eram realmente de Vraja. Vemos também no Lalita-Madhava que Srimati Radhika pulou em um lago para acabar com Sua vida por conta da separação de Krsna, mas Krsna então entrou no lago e A abraçou. Muitos passatempos são revelados no Lalita-Madhava e Vidagdha-Madhava; você pode ler esses passatempos lá.
[*Nota final 1 - A idéia é de que os demônios viram que Ele morreu e deixou o corpo para trás, os semideuses O viram ascender, em Sua forma transcendental, através dos céus à Sua morada Espiritual. Quanto à Seus associados eternos, eles não viram nada por que seus passatempos se tornaram imanifestos para nós, mas continuaram normalmente para eles.]
* Nota final 2 - Está escrito no Lalita-Madhava que quando Sri Krsna foi de Mathura para Dvaraka, Srimati Radhika estava em um tal estado profundo de separação que foi para Khelanvana, onde entrou nas águas do Yamuna e afundou. Então, através dos raios do Sol, Ela foi para o planeta do sol, Surya-loka. O autor, Srila Rupa Gosvami, é silencioso a cerca do que ocorreu entre esse tempo e Sua chegada como Satyabhama em Nava-Vrndavana, Dvaraka; mas ele explica que uma vez estando lá, Ela encontrou Rukmini.Rukmini pensou, “Ó, essa garota é tão maravilhosamente bela! Se Krsna A vir, ficará atraído por Ela e não mais me amará como me ama agora.” Ela tentou manter Satyabhama escondida de Krsna, esperando preveni-Lo de ver a nova garota do planeta solar. Entretando, Krsna A viu, e se apaixonou pela jovem garota imediatamente.
Por que Rukmini continuou seu esforço em tentar impedir o encontro dos dois, Satyabhama sentiu uma separação tão dolorosa de Krsna que foi para o Lago Kaliya em Nava-Vrndavana com o objetivo de ser envenenada pelas serpentes de lá. Ela pulou no lago, e sem que ela soubesse, Krsna pulou atrás dela. Ele a segurou por trás, e Satyabhama pensou com alívio, “Ó, aqui estão as duas serpentes negras cheias de veneno, e estão prestes a me atacar. Mas por que não estão me atacando?” Ela estava atordoada. Ela não podia imaginar que Krsna A estava segurando, até que Ele virou sua face para Ele. Vendo Krsna, Ela perdeu seus sentidos e caiu em Seu peito.Rukmini viu isso e pensou, “Ó, eu tentei arduamente separá-los, para que eles não se vissem, mas não fui bem sucedida. Agora eles devem se casar.”
Krsna então se prostrou a Satyabhama e eles se casaram.Quem é a jovem garota que viajou através dos raios do sol para Nava Vrndavana em Dvaraka? E quem foi à Kuruksetra encontrar Krsna?Este é um ponto significativo. A explicação é que há três aspectos de Srimati Radhika. Um deles, Seu aspecto completo, é a filha de Vrsabhanu-nandini Kirtida-kanya.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário