segunda-feira, 2 de maio de 2011

Aparecimento de Sri Gadadhara Pandita

Um pouco sobre as glórias de Sri Gadadhara Pandita


Los Angeles, CA : 30 de maio, 2000
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[A seguir temos um excerto de uma aula dada em Los Angeles, no dia 30 de maio de 2000. Nessa aula, Parama-pujyapada Srila Narayana Maharaja glorifica vosso Srila Prabhupada, em sua relação com Sri Gadadhara Pandita Prabhu.]
Srila Swami Maharaja veio a este mundo com uma missão de ISKCON, ou seja, Vaisnavismo. Essa é a mesma missão pregada por Sri Caitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus, próprio Krsna. Mas Ele é também mais do que isso; Ele não é apenas Krsna. Ele é a combinação de ambos, Srimati Radhika e Sri Krsna. Ele unificou seu poder com o humor de Srimati Radhika.
Sri Caitanya Mahaprabhu estava sempre absorto no humor de Srimati Radhika. A beleza de Radha estava lá, junto com Seu humor interno, que Krsna não possuía. Radhika tem adhirudha-mahabhava, e até mesmo mais que isso. O humor de Krsna ultrapassa Mahabhava, mas depois disso – como servir e agradar Krsna – Ele não sabe. Ele terá de aprender indo a escola de Visaka devi, e às vezes à escola de Lalita Devi. Sem a ajuda de Lalita e Visaka, Ele não pode saborear o humor de Srimati Radhika. Esta era a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu – dar o serviço desses humores. O Próprio Krsna não pode fazer isso, mas quando ele adotou o humor interno de Srimati Radhika, Ele pode então saborear tudo em Gambira, sob a guia de Svarupa Damodara (Lalita devi) e Ramananda Raya (Visaka devi).
Naquele tempo Srila Gadadhara Pandita, a Própria Srimati Radhika, estava observando para ver se Mahaprabhu representava seu papel perfeitamente ou não. Se Ele cometesse um erro, com o Humor de Radhika, então, Gadadhara “puxaria as orelhas” de Krsna e diria: “Oh, não é desta forma, Você deve fazer assim…” Quando Mahaprabhu estava cantando: barahapidam nata-vara-vapu, Gadadhara Pandita rapidamente veio e disse: “Você deve cantar dessa maneira:
barhapitam nata-vara-vapuh karnayoh karnikarambibhrad vasah kanaka-kapisam vaijayantim ca malamrandhran venor adhara-sudhayapurayan gopa-vrndairvrndaranyam sva-pada-ramanam pravisad gita-kirtih
[“Usando um enfeite de pena de pavão sobre a cabeça, flores karnikara azuis nas orelhas, uma roupa amarela tão brilhante quanto o ouro e a guirlanda Vaijayanti, o Senhor Krsna exibia Sua forma transcendental como o maior dos dançarinos ao entrar na floresta de Vrndavana, embelezando-a com as marcas de Suas pegadas. Ele enchia os buracos de sua flauta com o néctar de Seus lábios, e os vaqueirinhos cantavam Suas glórias.” (SB.10.21.5)]
Ele estava transpirando, seu coração derretendo, e lágrimas jorravam de Seus olhos como uma chuva forte. Havia alguma falha em Krsna, e Gadadhara Pandita, portanto, O instruía. Pensar que Krsna adotou a beleza e o humor interno de Radhika e se tornou Sri Caitanya Mahaprabhu, e que Gadadhara Pandita então se tornou Rukmini, é completamente errado. Isso não é verdade.
Prapujya-carana Srila Swami Maharaja veio com o mesmo objetivo e missão assim como Sri Caitanya Mahaprabhu – as jivas devem ser dadas raga-marga. Elas devem compreender a identidade de Srimati Radhika e a natureza de todos os Seus sentimentos. Porém, quando Srila Swami Maharaja veio à New Jersey, Boston, e Nova York, ele percebeu que devia “cortar um matagal” de ateísmo e niilismo. Se a terra não é fértil, como pode a semente de bhakti germinar? Os matagais eram densos e espantosos, com vários animais selvagens, animais perigosos e cobras venenosas. Levou algum tempo para limpar essa selva, mas ele guardou tudo em seus livros. Ele pediu aos seus discípulos para lerem sobre a vida e o caráter de Prahlada Maharaja, Citraketu Maharaja e outros. Ele tinha tão pouco tempo, por que o sino tocou. Krsna o chamou: “Eu não posso permanecer sem você. Eu preciso de seus serviços. Por favor, venha rápido.” Ele então foi obrigado a voltar para seu Prabhu (mestre). Ele deixou tudo em seus livros. Sim, ele deixou tudo, mas você deve se aprofundar nessas escrituras, com a ajuda de um Vaisnava:
yaha bhagavat pada vaisnavera sthaneekanta asraya kara caitanya carane(Antya-lila 5. 131)
[“’Se você quer compreender o Srimad-Bhagavatam:’ ele disse: “Você deve se aproximar de um vaisnava alto-realizado e ouvir dele. Você pode fazer isso quando tiver tomado abrigo completo dos pés de Sri Caitanya Mahaprabhu.’”
Transcritora: Padmavati dasiDatilógrafa: Premavati dasiEditor: Syamarani dasi
Tradução para o português: Lalita Priya dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário