quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EKADASI

A História do Ekadashi

(Em 1956, este artigo foi originalmente escrito pelo discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura: Navicandra Cakravarti. Em 1979, ele foi traduzido para o Inglês por Vyenkata dasa Brahmachary)

Muitos devotos, tem muitas perguntas sobre o aparecimento de Sri Ekadasi e sobre suas características especiais. Por esta razão, estou apresentando esta descrição do Padma Purana, do Capítulo Catorze, da sessão intitulada "Kriya-sagara- sara."
Uma vez, o grande sábio Jaimini Rsi disse para seu mestre espiritual Srila Vyasadeva, "Oh Gurudeva! No passado, pela sua misericórdia, você me descreveu a história das glórias do rio Ganga, os benefícios da adoração à Visnu, a doação de grãos em caridade, a doação de água em caridade, e o serviço desinteressado de beber a água, da qual, os pés dos brahmanas foram lavados. Ó melhor entre os sábios, Sri Gurudeva, agora, com grande entusiasmo, eu desejo ouvir os benefícios de jejuar no Ekadasi e sobre o seu surgimento.
Kasmad ekadasi jata tasyah k ova vidhir dvija kada va kriyate kim va phalam kim va vadasva me ka pujyatama tatra devata sad-gunamava akurvatah syat dosa etan vaktum arhasi
"Oh Gurudeva! Quando Ekadasi nasceu e de quem ela apareceu? Quais são as regras para jejuar no Ekadasi? Por favor, descreva os benefícios de seguir este voto e quando ele deveria ser seguido. Quem é a proeminente deidade adorável de Sri Ekadasi? Quais são as faltas em não seguir o Ekadasi apropriadamente? Por favor, conceda-me sua misericórdia e conte sobre estes assuntos, sendo que você é a única personalidade capaz de fazer isto."
Ao ouvir esta pergunta de Jaimini Rsi, Srila Vyasadeva, entrou em bem-aventuranç a transcendental. "Oh sábio brahmana Jaimini! Os resultados de seguir Ekadasi pode somente ser descrito, perfeitamente, pelo Supremo Senhor, Narayana, porque Sri Narayana é a única personalidade capaz de descrevê-los completamente. Mas, eu irei dar uma breve descrição respondendo sua pergunta.
"No início da criação material, o Supremo Senhor criou as entidades vivas móveis e inertes dentro deste mundo feito de cinco elementos materiais grosseiros. Simultaneamente, com o propósito de punir os seres humanos, Ele criou uma personalidade cuja forma era a personificação do pecado (Papapurusa) . Os diferentes membros desta personalidade foram produzidos de várias atividades pecaminosas. Sua cabeça foi produzida do pecado de assassinar um brahmana, seus dois olhos foram a forma do pecado de bebidas alcoólicas, sua boca foi produzida do pecado de roubar ouro, seus dois ouvidos foram a forma do pecado de ter conexão ilícita com a esposa do mestre espiritual, seu nariz, do pecado de matar sua esposa, seus braços na forma do pecado de matar uma vaca, seu pescoço feito do pecado do acúmulo de riqueza roubada, seu peito do pecado do aborto, seu abdômen o pecado de ter sexo com a esposa de outra pessoa, seu estômago do pecado de matar seus próprios parentes, seu umbigo do pecado de matar aqueles que são seus dependentes, sua cintura do pecado de auto-glorifica- se, suas coxas do pecado de ofender o guru, seu genital o pecado de vender a própria filha, suas nádegas do pecado de contar assuntos confidenciais, seus pés do pecado de matar seu próprio pai, e em seus cabelos a forma menos importante, atividades pecaminosas menos severas. Desta maneira, uma horrível personalidade personificando todas as atividades pecaminosas e vícios foi criada. A cor de seu corpo era negra e seus olhos, amarelos. Ela infringe extrema miséria para as pessoas pecaminosas. "
"A Suprema Personalidade de Deus, Senhor Visnu, vendo esta personalidade do pecado, começou a pensar consigo, como segue: " Eu sou o criador das misérias e felicidades das entidades vivas. Eu sou seu mestre porque criei esta personalidade do pecado, que dá aflição para todas pessoas desonestas, enganadoras e pecaminosas. Agora, devo criar algo para controlar esta personalidade. ' Neste momento, Sri

Bhagavan criou a personalidade conhecida como Yamaraja e os diferentes sistemas planetários infernais. Aquelas entidades vivas que são muito pecaminosas serão enviadas após a morte para Yamaraja, que irá mudá-las, de acordo com seus pecados, enviando-as a uma região do inferno para sofrer.
"Após estes ajustamentos terem sido feitos, o Senhor Supremo, que é o doador de aflição e felicidade para as entidades vivas, foi para a casa de Yamaraja com o auxílio de Garuda, o rei dos pássaros. Quando Yamaraja viu que o Senhor Visnu tinha chegado, ele imediatamente lavou os seus pés e lhe fez uma oferenda. Assim ele lhe ofereceu um trono dourado. O Supremo Senhor Visnu, sentou-se no trono, onde Ele começou a ouvir um choro muito alto vindo do lado sul. Ele tornou-se surpreso, por isto, e deste modo perguntou a Yamaraja, `De onde está vindo este choro alto?'
"Yamaraja lhe respondeu, dizendo, `Oh Deva! As diferentes entidades vivas do sistema planetário terrestre caíram nas regiões infernais. Elas estão sofrendo imensamente por suas más ações. O horrível choro é por causa do sofrimento infringido de seus maus karmas do passado (ações).'
"Após ouvir isto o Supremo Senhor, Visnu, foi para a região sul do inferno. Quando os habitantes viram que tinham vindo, eles começaram a chorar mais alto. O coração do Supremo Senhor, Visnu, tornou-se cheio de compaixão. O Senhor Visnu pensou consigo, `Eu criei toda esta progênie, é por Minha causa que eles estão sofrendo."
Srila Vyasadeva continuou: "Oh Jaimini, por isto, ouça o que o Supremo Senhor falou em seguida.
Etac canyac ca viprarse
Vicintya karunamayah
Babhuva sahasa tatra
Svayam ekadasi tithih
`Após o misericordioso Senhor Supremo ter pensado sobre o que Ele tinha considerado, anteriormente, Ele de repente manifestou de Sua própria forma a deidade lunar do dia de Ekadasi.' Posteriormente, as diferentes entidades vivas pecaminosas, começaram a seguir o voto de Ekadasi e foram, então, elevadas rapidamente para a morada de Vaikuntha. Oh, meu discípulo Jaimini, por esta razão, o dia lunar de Ekadasi é idêntico a forma do Senhor Supremo, Visnu, e a Superalma dentro do coração das entidades vivas. Sri Ekadasi é a mais elevada atividade piedosa e está situado entre todos os votos, como o principal.
"Seguindo a ascensão de Sri Ekadasi, esta personalidade que é a forma da atividade pecaminosa, gradualmente viu a influência que ela teve. Ele aproximou-se do Senhor Visnu com dúvidas em seu coração e começou a lhe oferecer muitas orações, depois do que o Senhor Visnu tornou-se muito satisfeito e disse, ` Eu me tornei muito satisfeito pela sua bela oferenda. Que bênção você deseja?'
" O Papapurusa respondeu, ` Eu sou sua progênie criada, e é através de mim que você quer dar aflição para as entidades vivas que são muito pecaminosas. Mas, agora pela influência de Sri Ekadasi, eu me tornei completamente arruinado. Oh Prabhu! Após eu morrer todas as suas partes integrantes que foram corpos materiais aceitados irão tornar-

se liberadas e por esta razão voltarão para a morada de Vaikuntha. Se esta liberação de todas as entidades vivas acontecer, então quem irá executar Suas atividades? Não

haverá ninguém para desempenhar os passatempos nos sistemas planetários terrestres! Oh Kesava! Se você quer estes passatempos eternos sejam executados, então, por favor, salve-me do temor do Ekadasi. Nenhum tipo de atividade piedosa pode me frear. Mas, somente Ekadasi, sendo sua própria forma manifesta, pode impedir-me. Afastado pelo temor de Sri Ekadasi eu tenho fugido e tomo refúgio nos homens; animais; insetos; colinas; árvores; entidades vivas móveis e inertes; rios; oceanos; florestas, céus; terra e sistemas planetários infernais, semideuses; e os gandharvas. Eu não posso encontrar um lugar onde eu possa estar livre do temor de Sri Ekadashi. Oh meu mestre! Eu sou um produto de sua criação, assim por esta razão, muito misericordiosamente dirija-me para um lugar onde eu possa residir sem temor."
Então, Srila Vyasadeva disse para Jaimini, "Após dizer isto, a personificação das atividades pecaminosas (Papapurusa) caiu ao chão aos pés do Supremo Senhor, Visnu, que é o destruidor de todas as misérias, e começou a chorar.
"Depois disto, o Senhor Visnu, observando a condição do Papapurusa com um sorriso, começou a falar desta maneira: `Oh Papapurusa! Levante-se! Não se lamente mais. Simplesmente ouça, e eu irei lhe contar onde você pode ficar no dia lunar do auspicioso Ekadasi. Neste dia de Ekadasi, que é o benfeitor dos três mundos, você pode tomar refúgio nos gêneros alimentícios na forma dos grãos. Não há razão para se preocupar mais com isto, porque minha forma como Sri Ekadasi Devi não irá mais lhe impedir.' Após dar a instrução para o Papapurusa, o Senhor Supremo, Visnu, desapareceu e o Papapurusha voltou para realizar suas próprias atividades.
"Por este motivo, àquelas pessoas que são sérias sobre o benefício último da alma jamais comem grãos no Ekadasi tithi. De acordo com as instruções do Senhor Visnu, todo tipo de atividade pecaminosa que pode ser encontrada neste mundo material, reside nos gêneros alimentícios (grão). Quem quer que siga Ekadasi está livre de todos os pecados e jamais entra nas regiões infernais. Se alguém não segue Ekadasi por causa da ilusão, ele é ainda considerado o mais pecador. Por cada bocado de grão que é comido por um residente da região da terra, recebe-se o efeito de matar milhares de brahmanas. É definitivamente necessário que se deixe de comer grãos no Ekadasi. Muito firmemente repito muitas vezes, ` No Ekadasi, não coma grãos, não coma grãos, não coma grãos!' mesmo que alguém seja um kshatriya, vaisya, sudra ou de qualquer família, ele deveria seguir o dia lunar de Ekadasi. Decorrerá disto a perfeição de varna e asrama. Particularmente, mesmo que alguém siga por engano o Ekadasi, todos os seus pecados tornam-se destruídos e ele muito facilmente alcança a meta suprema, a morada de Vaikuntha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário