sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma introdução ao Parikrama de Navadvipa-Dhama




(Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj)
Sri Devananda Gaudiya Math, Navadvipa: 12 de março de 2000[Aproximadamente 15000 pessoas peregrinaram no parikrama e retornaram para casa dos 6 dias do Parikrama de Navadvipa-dhama.
Este festival anual de parikrama, conduzido por Srila Narayana Maharaja e assistido por outros elevados acaryas e sannyasis da Sri Gaudiya Vedanta Samiti, iniciava cada dia na Sri Devananda Gaudiya Math, cada dia visitava um ou mais das nove ilhas, e ouvia sobre os divinos passatempos realizados por Sri Sacinandana Gaurahari em cada lugar. Todo ano, Srila Maharaja e outros principais pregadores discutem as glórias de Navadvipa e a superioridade sobre todos os outros dhamas sagrados, e cada ano eles discutem todas as glórias de Mahaprabhu em relação as 3 características de Srimati Radhika. Na seqüência, o respeitável orador não irá ter que esperar para receber a palestra deste ano deste tema, nós oramos que vocês amavelmente aceitem a palestra dada com o mesmo tema em 2000.- ed.]
Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu em Navadvipa e realizou seus passatempos lá. É dito que após estes passatempos serem completados, ele tomou sannyasi e foi para Puri. Mais tarde ele foi para o sul da Índia, encontrou Ramananda Raya e revelou para ele sua forma como Sri Sri Radha e Krsna combinados. Esta forma de Rasaraja-mahabhava é também descrita no Srimad-Bhagavatam – como os passatempos de Radha e Krsna. Krsna é Rasaraja (o rei de todos degustadores da doçura transcendental) e Radhika é Mahabhava-svarupa (a quintessência da transcendental emoção amorosa para Krsna).
Em Navadvipa, Sri Gauranga realizou passatempos sakhya-bhava com
seus amigos em seu narat-vat, lila na forma humana. Algumas pessoas dizem que após tomar sannyasa em Navadvipa, ele deixou e realizou passatempos em Puri. Após o que, nas margens do Godavari ele encontrou Ramananda Raya e o instruíu como saborear Krsna em um humor de separação ainda mais intenso. Não é realmente verdade, porém, que Godavari e Puri são mais elevados que Navadvipa, nem é verdade que Sri Sacinandana Gaurahari igualmente deixou Navadvipa.
É dito que Mahaprabhu era capaz de saborerar o que ele veio para saborear neste mundo- somente após encontrar Raya Ramananda, que é Visakha-devi em Krsna-lila. Ele o instruiu como saborear Radha-bhava. Você sabe porque ele instruíu Ramananda Raya, ocultando de Srila Svarupa Damodara, que é Lalita devi em Krsna-lila? Lalita devi é a primeira expansão de Radharani e Visakha devi é a segunda expansão. Mas o dia de nascimento de Visakha é o mesmo que o de Srimati Radharani, então, naturalmente elas são a mesma. Ela tem praticamente as mesmas qualidades e a mesma forma. Krsna não poderia ter ensinado para Lalita porque o humor dela é pragalba, atrevido e sincero. (Não há atualmente uma palavra equivalente em Inglês).
Srimati Radhika e Srimati Visakha, embora, também, gopis da ala esquerda, são as mesmas como uma é a outra- madhiya-nayika (heroínas que são uma mistura de pragalba e mrdvi [doce e gentil]). Então, Mahaprabhu tinha que ensinar Ramananda Raya como saborear Radha- bhava. Porque estava em Godavari é que Mahaprabhu ensinou a saborear aquela Radha-bhava, alguns dizem que Godavari é mais elevada que Navadvipa.
Mas, não é isto. Navadvipa é a morada mais elevada, e esta inclui Godavari e Jagannatha Puri. Podemos entender isto por estudo comparativo de aisvaryamayi-lila e madhuryiamayi-lila (“mayi” significa consisitir de) . Qual é a diferença entre aisvarya e madhurya? Aisvarya-lila são exibições de opulência as quais não podem ser realizadas por qualquer ser humano, considerando que madhurya-lila são aqueles passatempos os quais aparecem na forma humana, igualmente se há uma grande demonstração de opulência. Se não há opulência, são atividades simplesmente mundanas. Então, pode haver opulência em madhuryamayi-lila, mas naquela lila ainda aparece doçura e forma humana, e então é chamada madhurya. Se a opulência está claramente presente ou não, em madhurya-lila não é vista por estar em opulência.
Como vimos em Krsna lila, há mais aisvarya em Vrindavana do que há
em Vaikuntha, Dvaraka ou Mathura. Porém, ela é coberta por muita doçura que a opulência não pode ser saboreada. [ para clarificar um exemplo é dado do sal e açúcar: Há 4 xícaras. A primeira tem uma onça (28,35g) de sal e nada de açúcar. A segunda tem 2 onças(56,7g) de sal e 2 onças (56,7g) de açúcar. A terceira tem 3 onças (85,05g) de
sal e 6 onças(170,10 g) de açúcar. A quarta tem 4 onças (113,4g) de sal e 100 libras (45,45kg) de açúcar. Embora a quarta xícara tenha mais sal, ninguém pode degustá-lo por causa de todo o açúcar.] Em Goloka Vrndavana a opulência é encoberta.
A madhurya-lila de Krsna inclui aisvarya. Quando Krsna ergueu a colina de Govardhana os vaqueirinhos pensaram que ele devia estar cansado. Eles pensaram: “Nós deveríamos também ajudar a segurar a colina de Govardhana com nossos bastões.” Outros pensaram: “Por causa das austeridades de Nanda Baba, Senhor Narayana entrou no corpo de Krsna. É realmente o Senhor Narayana quem está segurando
Govardhana.” As gopis estavam com o olhar penetrante para Govardhana e diziam para ela: “Se você cair sobre Krsna nós iremos amaldiçoar você.” Então havia passatempos da forma humana. Quando Krsna era bebê, ele mostrou para sua mãe sua forma universal e todas as coisas que estavam dentro de sua boca – todas as encarnações, todos os universos, todos os elementos, todos os sentidos, e assim por diante. Apesar disto, porém, Yasodamayi não pode conceber que seu filho é Deus.
Sri Caitanya Mahaprabhu é o próprio Krsna, e seu dhama, Navadvipa, é a própria Vrndavana. Em Navadvipa ele era conhecido como Saci putra e Sacinandana, o filho de Saci-mata e Jagannatha Misra. Ele era
também chamado Visnupriya-pati, o esposo de Sri Visnupriya devi. Praticamente ninguém sabia lá que ele era o Senhor Supremo. Dois de seus amigos naquele tempo eram Jagadananda Pandita e Svarupa Damodara. Eles eram seus aprendizes da mesma categoria quando ele freqüentou a escola de Gangadasa Pandita, e todos eles realizaram sua madhurya-lila lá. Como haviam muitos homens eruditos instruídos ou panditas, os residentes de Navadvipa consideravam Saci-putra ser Nimai Pandita, um bom homem e pandita. Isto é Nara-vat. Quando Kesava Kashmir, o digvijaya (desafiador erudito) veio para derrotar os panditas de Navadvipa, eles decidiram fazer Nimai pandita seu representante. Eles, o consideraram, ainda, um garoto. Então, se ele perdesse, eles poderiam dizer: “Ele é um garoto.” E, se ele vencesse, eles poderiam considerar uma grande vitória para Navadvipa que seu garoto erudito tivesse sucesso.
Sendo da mesma categoria da escola de Gangadasa Pandita, Jagadananda Pandita e Nimai Pandita,comumente tinham amigavelmente argumentações de lógica. Algumas vezes eles discutiam sobre a definição de mukti. Jagadananda Pandita citou o verso iniciando: “Atyantya dukha nivritti – liberação significa estar livre das misérias de maya.”
Mas, Nimai Pandita disse: “Não. A real definição de mukti é : Mukti hitva anyata rupam, svarupena vyavastiti – Mukti é aquela condição na qual alguém realiza sua própria svarupa e a svarupa de Krsna, e ele realiza sua relação com Krsna. Liberação de todas as falsas identificações é somente possível quando alguém conhece sua real identificação. Quando alguém se rende para os pés de lótus de Radha e Krsna e os serve com o corpo e os sentidos transcendentais, isto é mukti. Caso contrário, é somente parcial.” Então isto é Nara-lila -como amigos humanos debatendo juntos.
Em Jagannatha Puri, em outra mão, haviam muitos opulentos passatempos, os quais todo o mundo sabia que não poderiam ser realizado por um ser humano. Por exemplo, Quando Mahaprabhu pulou no oceano e foi pego na rede de um pescador, seu corpo tornou-se comprido e todas as suas juntas estavam separadas por oito polegadas (+/- 20,35 cm). Isto é opulência, e isto é muito profundo e muito duro para entender. Após Mahaprabhu ter completado sua conversa com Ramananda Raya, ele saboreou os frutos em Gambhira e somente 3 pessoas e meia foram permitidas entrar lá – Sri Ramananda Raya, Sri Svarupa Damodara, Sikhi Mahiti e sua irmã Srimati Madhavi devi. Dvaraka é cheia de opulência. Há muitos palácios, elefantes, cavalos, e carruagens lá. Similarmente, em Puri houve muita veneração por todos os devotos de Mahaprabhu, e todos estavam temerosos de fazer propostas para ele. Em Navadvipa, em outra mão, Kolaveca Sriddhar deveria ter argumentos com Nimai Pandita e Nimai deveria igualmente roubar seus vegetais.
Em Vraja, Sri Krsna é considerado um ordinário vaqueirinho. Em Navadvipa, Sri Caitanya Mahaprabhu é considerado um ordinário filho de um brahmana. Ninguém poderia conceber ele sendo chamado de
Mahaprabhu em Navadvipa. Somente quando ele foi para Puri começaram a chamá-lo de Mahaprabhu. Em Navadvipa ele sugou o peito de Sacidevi. Ele brincou com as garotas que estavam adorando Siva-linga para ter um bom marido. Ele também, algumas vezes, comportou-se como um estudante travesso. Sua lila, então, é chamada madhuryamayi-lila.
Alguns podem rejeitar esta declaração, considerando que ele manifestou-se como Nrisimhadeva e Varaha em Navadvipa. Isto é verdade, mas dificilmente qualquer um viu isto. Praticamente todos os devotos sempre pensavam que ele era Saci-putra. Somente uns poucos estavam no humor de adoração, como Murari gupta (que é Hanuman) ou Srivas Pandita (que é Narada Muni), entendiam ele como o Senhor Supremo.
COMPARANDO AS 3 CARACTERÍSTICAS
Há uma comparação entre as três características de Caitanya Mahaprabhu e as três características de Srimati Radharani. Há uma Radhika original, e sua forma completa e original é chamada Radhika Vrsabanu-nandini. Ela nunca deixa Vrndavana, e ela somente sente a curto prazo separação de Krsna – como quando ela vai agrupar as vacas por algumas horas todo dia. Radhika Vrsabanu-nandini está sempre experienciando sua nitya-lila ou passatempos astakaliya-lila com Krsna, o qual ocupa as vinte quatro horas do dia – desde cedo pela manhã até a manhã seguinte. Ela realmente nunca está separada de Krsna. Há unicamente um abhimana, ou auto-concepção, que eles estão algumas vezes separados.
Vrsabanu-nandini tem duas manifestações. Uma é Radhika Viyogini: Radhika sentindo separação de Krsna no Uddhava Kyari quando Krsna estava em Mathura e Dvaraka. A sua outra manifestação está em Kurukshetra e, que é Radhika Samyogini. Esta é Radha Samyogini que se encontra com Krsna em Kurukshetra. Do mesmo modo Krsna-
Dvarakadisa e Krsna-Mathuresa estão sempre dentro de purnatama Sri Krsna Vrajendra-nandana, então estas outras duas manifestações de Radhika Vrsabhanu-nandini estão incluídas dentro da sua forma
original.
A plena Radhika, na forma original também sente separação, somente no tempo certo. Por exemplo, ela poderia se levantar pela manhã e pensar: “Oh, que terrível sonho eu tive. Krsna foi para Dvaraka e casou-se com muitas rainhas.” `Também, agora e então algumas concepções vem: “Oh, Krsna tinha partido. Não , Krsna está aqui o tempo todo.” Este sentimento ou concepção denota um sthula-murti, forma tangível em prakata-lila
As três características de Srimati Radhika- Vrsabhanu-nandini, Vyogini e Samyogini- são definidas no Sanat Kumar Samhita. Do mesmo modo como ela tem três características, Sri Sacinandana Gaurahari tem três características. Sri Krsna Caitanya Radha Krsna nahi anya. Mahaprabhu não é ninguém, senão Radha e Krsna combinados.
Quando Srimati Radhika está falando para o zangão no Uddhava Kyari ela é Radhika Viyogini.
Madhupa—-
“Oh, zangão negro, não me toque. Eu sei que você é o representante de Krsna de Mathura, e você está tentando fazer algum acordo. Mas, eu jamais irei entrar em acordo com aquele Krsna. Eu sei que o vermelho do seu bigode vem da kumkuma que veio do peito de suas amadas. Isto foi manchado na guirlanda de Krsna quando ele as abraçou e então veio sobre o seu bigode.”( Srimad-Bhagavatam 10.47.12)
Este humor de loucura transcendental é de Radhika Viyogini e isto é comparado a Sri Caitanya Mahaprabhu em Puri. O Sri Caitanya Caritamrta explica que o humor de Srimati Radhika o qual foi visto por Uddhava era o humor constante de Caitanya Mahaprabhu em Gambhira.
“Vrndavana parityaja na padam ekam gacchati.” Krsna nunca deixou Vrndavana. Nandanandana está sempre em Vrndavana. Vrsabhanu-nandini também nunca deixou Vrndavana e similarmente Sacinandana nunca deixou Navadvipa.
Em Godavari, Caitanya Mahaprabhu manifestou sua svarupa Rasaraja- mahabhava. Lá em Godavari ele discutiu todos os tattvas: rasa-tattva, prema-tattva e radha-tattva. Mas, quem viu isto? Somente Ramananda Raya. Esta manifestação de rasaraja-mahabhava não era uma atividade comum. A ninguém mais poder-se-ía ter mostrado como Radha e Krsna. Então, isto é uma opulência; então é aisvarya, e isto não é a mais alta lila.
O humor parcial e forma de Srimati Radhika estão incluídos dentro de sua forma original, e isto também é verdade com Sri Caitanya Mahaprabhu. Na lila de Mahaprabhu, Puri é como Dvaraka. Quando ele está em Gambhira, ele está experienciando a separação de Radharani de Krsna de Dvaraka, no humor de Radhika Viyogini. Quando Mahaprabhu está em Godavari ele é como Radhika Samyogini. Este aspecto de Srimati Radhika encontrar Krsna em Kurukshetra na seqüência para trazê-lo de volta à Vrndavana. Estes dois aspectos de Mahaprabhu estão incluídos em Navadvipa.
Em Jagannatha Puri, ninguém aceitou os nomes Sacinandana, etc. Lá todos tem humor reverencial com Mahaprabhu. Sarvabhauma Bhattacarya realizou: “Aqui está a Suprema Personalidade de Deus. Eu nunca tinha visto tal pessoa como esta neste mundo.” Sri Caitanya Caritamrta (Mad. 6.9-13) declara que enquanto examinava o corpo de Sri Caitanya Mahaprabhu, Sarvabhauma viu que seu abdômen não estava se movendo e que ele não estava respirando. Vendo esta condição, ele se tornou muito ansioso. Ele então pegou um bom volume de algodão e colocou diante das narinas de Mahaprabhu. Quando ele viu o algodão mexer ligeiramente, ele se tornou esperançoso. Sentando ao lado de Mahaprabhu, ele pensou: “Isto é uma extática transformação transcendental proveniente pelo amor a Krsna.” Vendo o sinal de suddipta-sattvika bhava, o Bhattacarya pode entender imediatamente a extática transformação transcendental no corpo de Mahaprabhu. Tal sinal pode aparecer somente no corpo dos associados de Krsna liberados, como as gopis, e especialmente em Srimati Radhika. O Bhattacarya considerou: “O incomum sintoma de êxtase de adhiruddha-bhava estão aparecendo no corpo de Mahaprabhu. Isto é muito maravilhoso! Como são eles possíveis no corpo de um ser humano?”
VRNDAVANA OCULTA
Navadvipa é gupta(escondida) Vrndavana. Embora as doze florestas de Vrndavana estejam escondidas em Navadvipa, elas estão em diferentes seqüências. Srila Bhaktivinoda Thakura tem descrito isto como inconcebível. Ele tem explicado que isto é a especialidade deste
dhama. Isto está escondido e dobrado, e então não pode ser exatamente a mesma seqüência. Esta é a natureza do prema oculto. Radha-kunda não é tão longe da Devananda Gaudiya Math. Porque Govardhana está aqui, Radha-kunda e Syama-kunda também devem estar aqui. Meu Guru Maharaja, Nitya-lila pravista om Visnupada Paramahamsa Srila Prajnana Kesava Goswami Maharaja realizou o mais íntimo desejo do coração de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Maharaja e Srila Bhaktivinoda Thakura por estabelecer este templo no vale ou planície de Govardhana.
Caitanya Mahaprabhu algumas vezes permaneceu aqui e realizou passatempos. Um passatempo, como explicado no Sri Caitanya- Caritamrta, foi quando jovens garotas estavam fazendo oferendas para Siva-linga com frutas, flores, e outras parafernálias de adoração. Naquele tempo Nimai Pandita rapidamente roubava as oferendas e dizia as garotas que elas não deveriam desperdiçar seu tempo adorando o Senhor Siva. Ele disse: “Eu sou a Suprema Personalidade de Deus. Vocês deveriam adorar-me. Todos os semideuses e semideusas são meus servos. Se vocês não me adorarem, eu irei amaldiçoar vocês a pegarem um esposo feio, velho e que já tenha cinco esposas.” Desta maneira todas elas riram-se e não acreditaram que ele era o Supremo.
Todos os passatempos de Vrndavana estão em Navadvipa. Govardhana e rasa-sthali estão presentes onde nós estamos agora localizados, em Koladvipa, na Devananda Gaudiya Math. Krsna está dançando aqui com as gopis. Alguém pode dizer que o lugar mais importante em Navadvipa é Yogapitha em Mayapur, porque lá é o lugar onde Caitanya Mahaprabhu apareceu. Mas, realmente, Koladvipa é superior. Nós podemos considerar o siddhanta (verdade conclusiva). Comparando Navadvipa com Vrndavana, Mathura-Gokula é o lugar onde Krsna apareceu. Ele apareceu simultaneamente como o Senhor Vasudeva em Mathura e como um bebê em Gokula. Mas este lugar em Koladvipa é Govardhana, onde Krsna apareceu em sua forma original e mais completa forma, em sua forma Kisora, sua forma Radha-Krsna yugala. Este é também onde rasa-lila, o mais elevado passatempo, aconteceu. Pode-se ser concluído então, que este lugar é o mais elevado.
Sri Rupa Gosvami confirma em seu Upadesamrta: “O lugar sagrado conhecido como Mathura é espiritualmente superior a Vaikuntha, o mundo transcendental, porque o Senhor apareceu lá. Superior a Mathura-puri é a transcendental floresta de Vrndavana, por causa dos passatempos rasa-lila de Krsna. E superior a floresta de Vrndavana é a Colina de Govardhana por ter sido erguida pela mão de Krsna e era o local de seus passatempos amorosos. E, sobretudo, o super- excelente Radha-kunda é o superior, por isto é inundado com o néctar ambrosíaco de prema do Senhor de Gokula, Sri Krsna. Onde, então, é que uma pessoa inteligente não desejaria servir este divino Radha- kunda, o qual está situado nos pés da Colina de Govardhana?”
APÓS A AULA
Após a aula, num darshan informal ao lado de fora do quarto de Srila Narayana Maharaja, um discípulo perguntou: “Você disse esta manhã que não havia manifestação de opulência em Navadvipa.” Mas Caitanya Mahaprabhu revelou sua virat-rupa, sua forma universal, lá em Navadvipa.” Srila Maharaja, replicou: “Sim, mas somente para alguns; para Srivasa Thakura como Narada Muni.”
Um outro devoto perguntou: “Você disse na aula que Jagannatha Puri representa Dvaraka e Godavari representa Kurukshetra. Como Godavari é Kurukshetra?” Srila Maharaja respondeu: “Não é que Godavari seja como Kurukshetra. Esta comparação é dada por causa da opulência mostrada. Quando Srimati Radhika encontrou primeiro Krsna em Kurukshetra, ela viu então, muita opulência, como cavalos, carruagens e elefantes e Krsna estava vestido como um príncipe opulento. Uma outra coisa foi que a grande felicidade que Srimati Radhika sentiu por encontrar Krsna em Kurukshetra após tão longo tempo era unicamente momentânea. Quando ela realizou que seu encontro não poderia ser o mesmo como era em Vrndavana, isto se tornou uma cena patética. Similarmente, a opulência mostrada da forma de Rasaraja-Mahabhava de Mahaprabhu foi somente revelada por um momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário