quarta-feira, 13 de junho de 2012

NO DIA DO DESAPARECIMENTO DE SRIVASA PANDITA, UM RESUMO DE SUAS GLÓRIAS



    [Srivasa Pandita é Sri Narada Muni em krsna-lila. Srila Narayana Maharaja falou uma gota de suas glórias no ano  passado e estamos incluindo suas palavras de sabedoria nesta edição.O principal tópico da aula de Srila Maharaja foi o tema de ruci, gosto por krsna-bhajana, e Srila Maharaja citou Srivasa Pandita como um exemplo de um devoto puro que não tinha gosto e afeição pela matéria devido ao seu gosto por bhajana:]
    Vamsi dasa Babaji estava sempre num humor de intimidade com
Caitanya Mahaprabhu. Vocês, ao contrário,estão sempre ocupados em manterem suas vidas. Algumas vezes os negócios são muito bons e vocês pensam: “oh, isto é muito bom.” E algumas vezes eles estão em baixa e vocês pensam: “O que faço? O que faço? O que faço?” Vocês esquecem de cantar e esquecem de adorar. Isto não é ruci. Se vocês estiverem no estágio de ruci, todos os ítems necessários para seus sustentos virão automaticamente. Se nada está vindo para seu sustento, como dinheiro, alimento, ou qualquer coisa mais, não se preocupe. Quando Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja estava residindo próximo ao Govinda-kunda, viu que muitas pessoas estavam ocupadas em comer muitas deliciosas comidas num piquenique. Ele pensou: “Também deveria comer algum alimento delicioso.” E então, ele respondeu para si: “Você quer comer alimento delicioso? Muito bem. Arranjarei isto imediatamente.” Ele pegou folhas de neem, comeu-as, e disse a si mesmo: “Você deveria se dar por satisfeito.” Algumas vezes ele comia lama dos kundas (lagos) e deste modo tornou-se cego, mas ele não tinha cuidado. Estava simplesmente absorto em cantar: “Oh Radhe! Radhe! Onde está você?”
                                        
      premamayi radhe, radhe, radhe
       vrndavana vilasini, radhe, radhe
       vrsabhanu-nandini, radhe, radhe
       kanu-mana-mohini, radhe, radhe
       astasakhira siromani, radhe, radhe
    Ele orou, Tomara kangala tomaya dako, radhe radhe. Sou um pobre mendicante, pedindo seu darsana.”Ele estava sempre cantando: “Oh Radhe, Oh Radhe,” e ele estava sempre num humor de separação dela. Se você, ao contrário, estiver preocupado pelo seu sustento, pensando: “Hoje não há comida!”Nosso negócio está em baixa!” “Meu parente morreu!”E, você está muito ocupado com estes pensamentos, como krsna-prema virá?
Vocês deveriam seguir Srivasa Pandita. Um dia durante um kirtana, seu
único filho morreu e sua esposa e parentes estavam chorando. Ele lhes
disse: “Se vocês perturbarem o kirtana, pularei no Ganges imediatamente. Mahaprabhu também estava participando deste kirtana, e
quando Ele entendeu o que havia acontecido, entrou no quarto, do
filho de Srivasa, e disse ao garoto morto: “Por que você está dormindo? Acorde.”O garoto abriu os olhos e começou a falar. Ele disse: Está me fazendo muito bem o lugar onde acabei de tomar nascimento. Lá é favorável para fazer bhajana , e aqui não é.” Então, Mahaprabhu lhe disse: “Sim, você deve ir.”
    Neste mundo, é essencial manter nossa vida. Sem isto, não
podemos fazer nosso bhajana. Mas, não se preocupe com isso.
Seu sustento virá automaticamente, de acordo com suas atividades
prévias. Se alguma coisa vem, isto está bem, e se alguma coisa que
você tenha coletado é perdida, ainda você não deveria se preocupar.
Suponha que você tenha depositado milhares de dólares no banco, mas de alguma maneira seu negócio faliu e seu dinheiro foi perdido. Não se preocupe com isto. Você não pode conseguir krsna-prema, ou alguma coisa mais, por dinheiro. Você não pode comer dinheiro do banco. Você não pode comer somente dois chapatis ou duas fatias de pão? Nada mais. Srila Bhaktivinoda cita em seu Bhajana Rahasya:

     alabdhe va vinaste va
     bhaksyacchadana-sadha aviklava-matir bhutva
  harim eva dhiya smaret

“A mente daquele que se refugiou nos santos nome não é perturbada, mesmo que alimento e roupas não sejam obtidos facilmente, ou se foram obtidos mas perdidos. Deixando para trás todos os desejos materiais, ele se refugia por completo em Govinda.” (Padma Purana)

   Cante Hare Krsna sem qualquer preocupação. Lembre-se de Srivasa Pandita e seus quatro irmãos. Eles cantavam ao longo da noite: “Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare” e “Hari haraya nama krsna yadavaya namah.” Não havia nada para comer na casa de Srivasa Pandita, e Mahaprabhu disse-lhe: “Você canta Hare Krsna dia e noite, mas você
também deveria tentar manter-se. Faça algum dinheiro trabalhando ou
esmolando. De uma maneira ou de outra você deveria tentar manter você e sua família.” Srivasa Pandita respondeu: “Não iremos fazer isto.
Iremos somente cantar.” Então, ele bateu palma três vezes enquanto
dizia: “Um, dois, três.” Mahaprabhu perguntou: “O que você está
fazendo?” Srivasa Pandita respondeu: Irei esperar um dia, e se não
houver alimento, esperarei mais um dia, e então mais um terceiro dia.
    E se não vier no terceiro dia, pularei no Ganges. E irei dizer: `Hare Krsna’ e pularei. Mahaprabhu disse a todos os devotos: “Aqueles que são sinceros tomam refúgio dos santos nomes e estão sinceramente cantando não terão que mendigar. Laksmi, a própria Deusa da Fortuna pode esmolar, mas Meus devotos nunca irão fazer isto. Tomarei a responsabilidade de seu sustento sobre a minha própria cabeça, e irei organizar todas as coisas para eles. Mantê- los-ei; esta é a Minha promessa.”Tenha firme fé nisto.
    [Devoto:] Gurudeva, você descreveu algumas das glórias de Srivasa
Pandita. Você disse que ele não estava até mesmo preocupado quando
seu pequeno filho morreu durante o kirtana. Sri Caitanya Mahaprabhu
disse ao garoto para voltar, mas ele disse: “Não, eu estou em um
lugar melhor, agora.” Minha pergunta é: que melhor lugar poderia ele
estar? Ele estava no kirtana com Mahaprabhu e Srivasa Pandita.
    [Srila Narayana Maharaja:] Krsna tinha chamado ele para participar
dos passatempos que estava realizando em prakata Vraja em um dos
universos. Ele estava tocando com Krsna e seus associados lá, e
estava muito feliz. Por esta razão, ele chamou Mahaprabhu: “Deixe-me
ficar aqui; sou muito feliz aqui.” Isto pode ter acontecido, devido
ao seu sadhana-bhajana, ele tinha tornado-se uma gopi e estava
residindo com todas as gopis. Podia ter estado com Sri Rupa Manjari,
assim, porque desejaria ele querer voltar? Sua nova situação era o
fruto de seu serviço a Caitanya Mahaprabhu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário