quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dia do Aparecimento de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja



( Tridandi Gosvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj )
Singapura, 11 de fevereiro de 2001

Nitya-lila pravistha om visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami
Maharaja é o Guru de Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayana Maharaja. Srila Bhakti
Prajnana Kesava Gosvami Maharaja apareceu neste mundo para satisfazer o desejo de
seu mais querido casal Radha-Krsna, Gaura Nityananda Prabhu e Gaura-Gadadhara. Ele
veio para auxiliar todas as almas condicionadas para saírem desta prisão. Nós estamos
aprisionados. Todos nós. Ele veio para salvar-nos da prisão deste mundo. Quem é ele?
Nosso Gurudeva é a manifestação de Jagad-guru Srila Vyasadeva. Poderíamos dizer
também que ele é uma manifestação de akanda-guru-tattva Baladeva Prabhu ou de
Nityananda Prabhu. Posto que Vyasadeva é o próprio Narayana, podemos certamente
dizer que Sri Gurudeva é uma manifestação de Vyasadeva. Ele senta-se na vyasasana,
“o assento de vyasa”, onde Vyasadeva sentava-se. Em outras palavras, ele senta-se no
local em que Vyasadeva pregou as glórias do casal Radha e Krsna no mundo inteiro.

Hoje devemos glorificá-lo, glorificaremos também guru-tattva e explicaremos como
guru-tattva descende de Goloka Vrndavana. Embora não tenhamos muito tempo –
somente duas horas – hoje iremos explicar todas estas verdades. Eu peço a todos os
oradores que falem de 15 a 20 minutos e que glorifiquem guru-tattva. Syamarani falará
algo sobre guru-tattva e sobre meu Gurudeva .

[Syamarani dasi explicou como Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami
Maharaja derrotava os oponentes de Sri Caitanya Mahaprabhu, os quais tentaram
desacreditá-lo dizendo que ele não estava na Brahma–Madhva Sampradaya.
Ela concluiu dizendo que Srila Narayana Maharaja quer que seus discípulos sigam
a mesma linha – pregar e derrotar as filosofias de oposição. Algumas vezes nós não
pregamos porque temos receio de sermos derrotados, mas esta não é uma boa lógica.
Sendo derrotados iremos entender o que temos que aprender. Srila Narayana Maharaja
então comentou sobre este ponto final]:

[ Srila Narayana Maharaja:] Não pense que esta filosofia de bhakti é inútil. Não pense
deste modo; de outra maneira vocês ficarão muito fracos e desistirão da linha de bhakti.
Estou ouvindo sobre este problema – diariamente, diariamente e diariamente. Muitos
discípulos de Srila Swami Maharaja e outros estão desistindo de bhakti e ficando fracos.
Eles estão deixando a consciência de Krsna e aceitando a vida familiar mundana. Por
quê? É porque não conhecem esta filosofia. Vocês devem tentar saber todas estas
verdades. Se vocês não as souberem agora, um dia terão que sabê-las. Poderá ser após
milhares de vidas, mas um dia, você terá que conhecer todas as conclusões dessas
verdades filosóficas. Se você não quer cair, então saiba todas as verdades e argumentos
filosóficos – muito, muito profundamente.

[Srila Maharaja então requisitou Sripad Bhaktivedanta Aranya Maharaja para falar.
Sripad Aranya Maharaja falou vários passatempos de Srila Bhakti Prajñana Kesava
Gosvami Maharaja em sua juventude, primeiro em sua vida familiar e então retratou
quando ele se mudou para a matha (templo) e morou com seu Guru Maharaja, Srila
Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Srila Narayana Maharaja comentou:]

Meu Guru Maharaja prestou tantos serviços diretos à Srila Prabhupada, como
massageá-lo, e esteve sempre com ele enquanto presente neste mundo. A glória dele é
como um oceano. Vocês têm ouvido aqui muitos prabhus glorificando-o, mas nós nunca
poderemos completar a sua glorificação. Deveríamos saber que a espinha dorsal de
krsna-bhakti é guru-nistha, fé indesviável em Sri Guru. Se alguém não tem guru-nistha,
não pode ter nenhuma bhakti.

Na cultura Védica da Índia, é tradição que se deve aceitar um guru – um guru
transcendental. Se ele ou ela não aceitam um guru, ninguém irá pegar qualquer alimento
que eles tenham preparado. Ninguém irá igualmente beber da água que está sendo
oferecida por tal pessoa – nem mesmo o seu pai ou mãe. Vocês entendem o que estou
dizendo?
Igualmente, se um filho ou filha está casado, se ele ou ela não aceitou um Guru, então
o que eles cozinham ou oferecem não será aceito por aquela família. Primeiro, deve-
se aceitar um Guru de alta classe. Então, ele ou ela podem cozinhar e realizar todos
os serviços relacionados. Na tradição indiana, na cultura Védica, desde antigamente
até agora, é essencial aceitar um Guru autêntico. Nos dias atuais, contudo, os ares
ocidentais estão chegando à Índia, e deste modo, a Índia está rejeitando todos estes
princípios. Estão especialmente rejeitando o Guru. Em vez de pensarmos: “O que é
Gurudeva? Gurudeva não é nada. Não há necessidade de Gurudeva.” Minuto a minuto
as pessoas estão trocando de esposas e maridos. Elas estão se divorciando muito e, por
conseguinte, ninguém é feliz. Se vocês querem ser felizes, devem aceitar um Guru de
alta classe, de qualificado guru-parampara (sucessão discipular). Se vocês não fizerem
isso, terão que experimentar as misérias da velhice e da morte.
Quando vocês morrerem, tudo o que tenham coletado em suas vidas não poderá ser
carregado com vocês. Sempre se lembrem de que a morte é certa. Ninguém pode salvá-
los da morte. Que será então, destes prédios palaciais e muitas outras coisas que você
juntou? Tente entender isto. Nossas vidas serão mudadas e seremos felizes para sempre
através de guru-bhakti.

O que é Vyasa? A linha que toca os lados opostos da circunferência de um círculo,
passando através do ponto central, é chamada diâmetro ou vyasa. Qual é o significado?
Krsna é o centro de tudo. Não somente neste mundo, mas em tantos universos –
centenas de milhares e centenas e centenas de milhões de universos estão neste círculo.
Vyasa está tocando Krsna e está indo para todos os inumeráveis confins da existência
material. Quem é Vyasa? Aquele que está pregando as glórias de Krsna para todos e
ensinando a cada um: “Você deve servir Krsna, senão ninguém poderá salvá-lo desta
infindável cadeia de nascimentos e sofrimentos”. Vyasa é quem está servindo sempre
Krsna de um ponto para o outro – em toda parte neste mundo.

Vyasa tomou nascimento entre Mathura e Vrndavana, em uma ilha no Yamuna.
Parasara Muni era seu pai e sua mãe, Srimati Matsyodhari. Parasara estava indo em
algum lugar e queria cruzar o Yamuna. Ele chamou o barqueiro, mas este estava
muito cansado e em vez de ir enviou sua filha adotiva. Porque sua filha tinha nascido
do ventre de um peixe, emanava dela um odor piscoso, mas ao mesmo tempo ela era
muito bonita. Ele pediu a ela, “Você poderia pegar o bote de travessia e auxiliar o Rsi
Parasara?” Mandada pelo pai, Matsyodhari pegou o bote e disse a Parasara, “Você pode
vir. Eu o levarei para o outro lado.”

Quando ela estava distante da ilha no meio do Yamuna, Parashara contemplou-a.
Subitamente ela engravidou e, naquele momento deu a luz a um rapaz de dezesseis
anos, muito alto, belo e de pele escura. Quem era ele? Vyasa. Ele veio pela misericórdia

de Krsna através de Parashara, mas ele era verdadeiramente Narayana.
Deste modo, imediatamente ele renunciou este mundo. Após algum tempo ele
dividiu os Vedas em quatro – Rg Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda.
Posteriormente, ele escreveu a essência de todos os Vedas, chamado Brahma Sutra,
Sariraka sutra ou Vedanta sutra. Depois ele escreveu trinta e seis tipos de Puranas:
Puranas, Upa Puranas e Sakha Puranas. Então para todas as pessoas: mulheres, sudras
e todos àqueles que sempre se lamentam e que estão enredados em intoxicações
mundanas, ele escreveu o Mahabharata; dentro dele, que é semelhante a uma jóia, há o
Gitopadesa. Anterior a este ele deu autoria ao catura-sloki Bhagavatam, o qual Narada
recebeu de Brahma. Até então Vyasa não havia compilado o Srimad Bhagavatam, e
assim não estava satisfeito com sua vida. Narada veio a ele e perguntou: “Por que você
está tão transtornado?” Vyasadeva respondeu, “Gurudeva, eu não sei.”

Narada então lhe disse, “Você não glorificou Krsna e os seus passatempos de
Vrndavana e você não discutiu como as gopis e todos os Vrajavasis O servem. Você
deveria glorificá-lo, especialmente Seus devotos, Suas preyasis, as gopis, e Sua amada
Radhika”.
Assim, Vyasadeva viu todos os passatempos de Krsna e seus associados em seu transe,
e então escreveu o Srimad Bhagavatam e tornou-se feliz. A essência, por conseguinte,
de toda literatura Védica – Upanisads, Puranas e Bhagavatam – é Vraja-prema ou gopi-
prema e, especialmente o amor e afeição de Srimati Radhika, que controla Krsna e
sempre O mantém em Seu coração.
Um Guru pode dar estas verdades; de outra maneira não é possível entendê-las. De
outra forma não poderemos conhecer todas estas verdades – todas estas misteriosas
verdades. Um Guru dá tudo para um sisya (discípulo), para que ele possa ser feliz.
Vocês sabem que Ravana tinha muita opulência e muitos lakhs e lakhs (milhares e
milhares) de servos que moravam em palácios feitos de ouro e de jóias. Todos os
tipos de opulências estiveram presentes em Lanka e lá não havia pessoas pobres.
Ravana tinha dez bocas e dez cabeças, vinte olhos, vinte orelhas e tinha conquistado
o mundo todo. Mas ele não era feliz. Ele não podia controlar seu coração, sua mente e
sua luxúria. Portanto, quem é a pessoa mais grandiosa e mais forte? Aquela que pode
controlar seus seis impulsos:

vaco vegam manasah krodha-vegam
jihva-vegam udaropastha-vegam
etan vegan yo visaheta dhirah
sarvam apimam prthivim sa sisyat

[“Uma pessoa sóbria que pode tolerar o impulso da fala, as exigências da mente,
as ações da ira, os impulsos da língua, estômago e genitais é qualificada para fazer
discípulos no mundo inteiro.”]

Se alguém não pode controlar sua raiva, palavras, língua e mente, não pode fazer
qualquer coisa para ajudar a si próprio. Vocês conhecem aquele ex-presidente da
América… Ele era tão famoso e tinha uma personalidade muito forte, mas não pôde
frear seu coração e se envolveu com uma moça do quadro governamental.

Tais pessoas não podem fazer qualquer coisa produtiva. Portanto, se você quer ser feliz
neste mundo, tente seguir Vyasadeva – tente seguir um Guru verdadeiro. Antes de
escrever o Srimad Bhagavatam, Vyasa fez quatro discípulos: Paila, Sumanta, Jaimini e
Vaisampayana; ele treinou cada um deles em um dos quatro Vedas. Especialmente no
sul da Índia, os Vedas, Upanishads e sastras Sânscritos são seguidos. Nos dias atuais,
contudo, especialmente aqueles que saem da Índia, tem gradualmente deixado suas

tradições.Alguma coisa está em seu sangue; eles acreditam em Deus, mas tem deixado
todas as diretrizes religiosas e, em vez disso, tem comido
carne, ovos, consumido vinhos e assim por diante. Eles não podem controlar os seis
impulsos.
Entendendo o futuro, Vyasa deu um Veda para cada um de seus quatro discípulos e deu
o Mahabharata e Puranas para Ugrasrava Suta.
Vyasa serviu seu gurudeva. Ele seguiu os ensinamentos de Narada e pregou as
glórias do casal Radha-Krsna em todo lugar. Isto é guru-bhakti, a tradição do guru e a
supremacia do amor de Krsna e Radha e afeição pelo mundo inteiro. Isto é Vyasa. Um
discípulo é aquele que pode servir seu Gurudeva mais do que sua própria vida e alma.
Ele não é um discípulo que está satisfeito com o pensamento: “Ó, Gurudeva deu-me um
nome”, mas não canta, não realiza nada e especialmente não está seguindo os princípios
de Sri Caitanya Mahaprabhu, os quais são a essência de todos os Vedas:

trnad api su-nicena taror api sahisnuna
amanina manadena kirtaniya sada harih

[“Deve-se cantar os Santos Nomes do Senhor com a mente num estado de humildade,
pensando ser mais baixo que uma palha na rua; devendo ser mais tolerante que
uma árvore, destituído de todo senso de falso prestígio e pronto para oferecer
respeito aos outros. Em tal estado mental pode-se cantar os santos nomes do Senhor
constantemente.”]

Se você quer ser um discípulo de um Guru, deve ser tolerante. Se você não tem
tolerância, então quando um mosquito vier, você irá fazer uma bomba de hidrogênio
para matá-lo. Você pensará: “Como devo salvar-me disto?” Dia e noite inteiros você
pensará sobre isto e krsna-bhajana irá desaparecer. Manter e proteger nossa vida é
essencial, mas por que isto é essencial ? Não é para vivermos como cães e porcos.
Se qualquer um está gastando seu tempo inteiro em manter-se, ele é como um cão ou
outro tolo animal. Estes animais podem fazer mais do que você. Vocês ficam muito
apreensivos por causa de uma criança, mas os cães podem ter quinze ou dezesseis. Duas
vezes no ano eles podem ter muitas crias e há outros animais que podem ter ainda mais
do que isto. Então, não pense você que é mais evoluído do que os animais por isto, ou
que você é tão inteligente. Não. Eles são mais inteligentes do que você. Se você quer ser
verdadeiramente inteligente, sempre se lembre de sua morte e da sua velhice. Sempre se
lembre de que você não pode levar nada consigo na hora da morte, e se não está fazendo
bhajana, será esmagado por maya – completamente esmagado. Então irá se lamentar:
“Por que não fiz bhajana? Eu fracassei.”
Vyasa escreve:

labdhva sudurlabham idam bahu-sambhavante
manunyam arthadam anityam apiha dhira
turnam yateta na pated anumrtyu yavan
nihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat

[“Após muitos nascimentos nós alcançamos este corpo na forma humana, portanto,
antes da morte, nós deveríamos nos engajar no transcendental serviço amoroso do
Senhor. Esta é a realização da vida humana.”]
O principal objetivo da vida humana é tentar de uma vez, imediatamente, realizar quem
é a Suprema Personalidade de Deus. Deveríamos realizar, “Quem sou eu? Eu não sou
este corpo.” Este é o ensinamento de Vyasa.

sa vai punsam paro dharmo
yato bhaktir adhoksaje

ahaituky apratiha
yayatma suprasidati

[“A suprema ocupação (dharma) para toda a humanidade é aquela pela qual os homens
podem alcançar o serviço devocional amoroso ao Senhor transcendental. Tal serviço
devocional deve ser imotivado e ininterrupto para completamente satisfazer o Eu.”]
O propósito desta vida é servir a Suprema Personalidade de Deus, Krsna, como
declarado nestes dois slokas que foram pregados extensamente por meu Guru Maharaja:

aradhyo bhagavan vrajesa tanayas tad dhama vrindavanam
ramya kacid upäsanä vrajavadhu vargena ya kalpita
srimad-bhagavatam pramanam amalam prema pumartho mahan
sri caitanya mahaprabhor matam idam tatradarah nah parah

[“Bhagavan Vrajendra-nandana Sri Krsna é nosso único objeto adorável. Da mesma
maneira que Ele é adorável, assim também é Sua morada transcendental, Sri Vrndavana
Dhama. O humor no qual as jovens donzelas de Vraja (as gopis, especialmente Srimati
Radhika) adoram-no é a forma mais elevada de amor por Deus. O Srimad Bhagavatam
é a evidência escritural disso (sabda-pramana) e krsna-prema é o objetivo supremo da
vida (a quinta e mais elevada meta da vida humana – além da religiosidade mundana,
desenvolvimento econômico, gratificação dos sentidos e liberação impessoal). Esses são
os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu (gaura-vani). Adotamos essa conclusão
(siddhanta) com respeito supremo e não possuímos qualquer inclinação ou respeito por
outra conclusão ou opiniões enganadoras.”]

amanayaha praha tattavam harim iha paramam sarva saktima rasabdhima
tata bhinansansa ca jivan prakritir kavalitan tada vimuktansa ca
bhavada
bhedabheda prakasam sakalampi harch sadhanam sudha bhaktim
sadhayam tata pritim eva iti upadesayati janan gauracandra savayam
saha

[“O conhecimento autorizado dos Vedas recebido através de sucessão discipular
autêntica, estabelece as verdades fundamentais:
1. Hari é a Suprema Verdade Absoluta.
2. Ele é onipotente.
3. Ele é o reservatório de todas as doçuras.
4. As entidades vivas são partes e parcelas Dele.
5. A alma condicionada está coberta por maya.
6. As almas liberadas estão além da influência de maya.
7. A totalidade da manifestação cósmica é simultaneamente uma e diferente Dele.
8. Suddha-bhakti é o único meio para alcançar amor a Deus.
9. A meta é alcançar amor a Deus.
Tais ensinamentos foram instruídos pelo próprio Senhor Gauracandra.”]

Se alguém está indo neste caminho, será muito. Ninguém será capaz de impedir sua
felicidade. Hiranyakasipu era como uma pessoa imortal. Ele tinha muita opulência. Ele
controlou Vayu, o deus do ar, Indra e todos os outros semideuses e semideusas, mas não
podia encontrar a felicidade. Um novo ser – metade homem e metade animal – surgiu
e num momento arrancou seus intestinos. Se você não segue este ponto fundamental,
então dia e noite irá somente pensar: “Dinheiro, dinheiro, dinheiro.” E após a morte
você se tornará dinheiro. Realize isto. É para dar esta mensagem para vocês que estamos
aqui. Viemos para dizer que vocês deveriam sempre se lembrar de sua morte e também
de Vyasadeva.

Especialmente aqueles entre vocês que são indianos, deveriam lembrar do lugar do
qual vieram. A Índia foi conhecida anteriormente como Bharata. Qual é o significado
de Bharata? “Bha” significa iluminação ou luz. Que luz é esta? Tattva-jnana. Vocês
vêm da terra onde Narada Rsi, Brahma, Sankara e todos os acaryas estiveram presentes.
O conhecimento transcendental está em todo lugar em Bharata. Venho para auxiliá-
los. Não esqueçam este conhecimento. Você pode fazer algum dinheiro para sua
subsistência, mas qual é propósito de manterem-se? É para seguir os ensinamentos de
Srila Vyasadeva.

Em relação a Vyasadeva, há quatro personalidades que fundaram as quatro
sampradayas: Brahma, Rudra, Sri e Sanaka. Deles vieram os quatro sampradaya-
acaryas: Madhva, Visnu Swami, Ramanuja e Nimbaditya, respectivamente, e eles todos
fizeram comentários do Vedanta-sutra ou Brahma-sutra. Sri Sankaracarya escreveu
uma explicação do Brahma-sutra chamada Sariraka-bhasya ou Brahma sutra-bhasya e
sua filosofia foi conhecida como advaitavada ou kevaladvaita-vada. Ele declarou que
Brahma não tem forma, e Ele é avyakta-anadi. Ele não tem sakti, poder. Ele não tem
visesa, qualidade, e, portanto, Ele é o nivisesa-brahma. Sankaracarya deu todas estas
idéias negativas, mas ele não deu nenhuma explicação positiva. Ele disse de Brahma,
satya jagan mitya: o mundo inteiro é falso, e somente Brahma é verdadeiro – mas
Brahma não tem poder. Não há nada nele. A filosofia de Sankaracarya foi, portanto,
chamada advaita-vada ou mayavada. Após Sankaracarya, Ramanujacarya veio e
derrotou todos estes argumentos. Ele instruiu que estas não eram idéias dos Vedas.

Essas idéias são contrárias aos princípios védicos. Não deveríamos seguir isto. Somente
demônios podem seguir estas idéias. Nenhuma pessoa com conhecimento védico pode
aceitar que a Suprema Personalidade de Deus não tenha forma, nem atributo, nem
poder, nada. Ramanuja contestou todos os argumentos de Sankaracarya e chamou sua
filosofia de visista-advaita-vada (monismo específico).
Há lakhs e lakhs de jivas e há lakhs e lakhs de mundos. A Suprema Personalidade de
Deus possui atributos. Inumeráveis jivas vêm dele e este mundo também veio dele.
A Suprema Personalidade de Brahma existe junto deste mundo e das jivas. Qual
era a abidheya, a prática descrita pela filosofia de Ramanuja? Era bhakti. Qual era a
prayojana, a meta? Era o serviço aos pés de lótus de Narayana. Ramanuja aceitou a
forma de Narayana, Seus atributos, Seu poder e também Sua bhakti. Ele rejeitou a
filosofia mayavadi de advaita-vada. Após Ramanuja veio Madhvacarya. Ele estabeleceu
uma incontestável parte dos Vedas, e sua filosofia é chamada visuddhadvaita ou
dvaitadvaitavada. Neste entendimento filosófico há cinco diferenças.

(Dirigindo-se a Sripad Aranya Maharaja): Você deveria explicar as cinco diferenças.

[Sripad Aranya Maharaja:] Madhavacarya estabeleceu a filosofia que
há uma diferença entre Brahma e maya; entre jiva e maya; entre jiva e jiva e
manifestações diferentes de maya e maya. Estes cinco tipos de diferenças são chamados
dvaitavada.

[Srila Narayana Maharaja:] Sua prática era bhakti e seu prayojana era o serviço ao
Supremo Senhor na forma de Vasudeva. Qual Vasudeva? Aquele que tem um bastão
de bater manteiga em sua mão. Esta forma foi aceita por Sri Caitanya Mahaprabhu.
Após Madhava veio Nimbarka ou Nimbaditya e sua filosofia era visudha-vedaveda,
mas svabhavika (natural). Ele pregou que brahma havia se transformado, e desse
brahma que o mundo inteiro está vindo. Brahma é único, mas ainda há muitas jivas e
muitos associados, como seu pai e mãe. Sua morada, dhama está lá, mas como uma
transformação de Brahma.

Caitanya Mahaprabhu não gostou disto. Ele pegou a essência de todos os Vedas – não
somente parte dos Vedas. Ele pegou completamente os humores da essência dos Vedas,
sarvavesa-bhava dos Vedas, e descobriu acintya- abhedabhedatattva. Não é diretamente
de Krsna que este mundo e as jivas vêm, e sim de Sua energia. Isto é chamado de sakti-
parinama-vada, transformação de sakti, energia. Caitanya Mahaprabhu adotou esta
filosofia porque é afirmado que todas as coisas não vêm do próprio Krsna, mas do poder
de Krsna. Deste modo, Caitanya Mahaprabhu derrotou os argumemtos bhedabheda
svabhavika de Nimbarka e fundou acintya-abhedabheda. Não podemos imaginar esta
verdade pela especulação de nossa mente. Podemos somente ter compreensão através
de palavras ou dos Vedas – por amnaya, a literatura Védica aceita por nosso guru-
parampara. Ele estabeleceu o serviço de Radha-Govinda, Radha-Gopinatha e Radha-
Madana-Mohana. Qual era o sadhana, a prática? Aquela que inicia com vaidhi bhakti
e então muda para raganuga–bhakti. Pela prática alguém pode alcançar Vraja-prema, e
esta é a suprema meta da vida.
Se alguém aceita esta prática ou meta, está na linha de Vyasa. Devemos tentar realizar
tudo isto. De alguma maneira você deve saber a essência de krsna-bhakti, aquela bhakti
que Caitanya Mahaprabhu trouxe de Goloka Vrndavana – gopi prema. Esta é a meta de
nossa vida. Se nós aceitamos isto, então nosso Vyasa puja está completo.

Os seguidores de Sankaracarya “adoram” Vyasa, mas eles não o seguem. Eles dizem
que Vyasa era ignorante porque ele escreveu que Brahma é anandamaya-bhyasa, bem-
aventurado. Os seguidores de Sankaracarya rejeitam isto. Eles dizem que Brahma é
bem-aventurança (beatitude), mas ele não é bem-aventurado. Em outras palavras ele não
é uma pessoa. Isto não é serviço para o Guru. O discípulo deve obedecer a seu
Gurudeva e serví-lo. Servir Gurudeva externamente por adoração e ao mesmo tempo
cortar seus argumentos e ensinamentos não é obediência ou serviço de um discípulo,
Ainda assim, Sankaracarya fez isto.
Por que ele fez isso? Porque Narayana ordenou a ele desta maneira, para salvar a si
mesmo da perturbação de demônios, os quais vinham até ele em nome de bhakti, mas
na verdade queriam satisfazer seus próprios desejos. Narayana disse a Sankaracarya:
“Você deve pregar neste mundo, Você é Brahma-Aham brahmasmi. Sarvam kalvidam
Brahma. Tat-tvam-asi.”

Há muitas coisas para discutir, mas de alguma maneira tente saber isto: se você quer
ser feliz neste mundo, então aceite um Guru de alta classe, transcendental, que conheça
o Gita, o Bhagavatam, os Puranas e Veda sastra, que pode remover todas as dúvidas
e que, praticamente canta harinama sankirtana seguindo trinad api sunicena taror iva
sahisnuna. Ele pratica bhakti como recebeu de Vyasa, Narada e todos os outros mestres
espirituais autênticos. Ele serve e glorifica seu Gurudeva através do mundo, como
vemos na vida de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakura,
Srila Bhaktivedanta Swami, e assim por diante. Se você segui-lo, poderá ser feliz.
Gaura Premanande Hari Hari Bol !


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