terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Dia do Desaparecimento de Sri Madhvacarya



Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Hoje é o dia do desaparecimento de Sri Madhvacarya, que é o sampradaya-acarya de nossa Brahma-Madhva-Gaudiya Vaisnava Sampradaya.*[Ver nota final 1] Ele apareceu em um local chamado Pajaka-ksetra. O nome do seu pai era Madhvagaya, e o de sua mãe, Vedavidya. Seu nome na infância foi Vasudeva. Ele recebeu sannyasa muito jovem e seu nome-sannyasa era Purna-prajna. Seu sannyasa-guru, que seguia a filosofia mayavada de impersonalismo, era chamado Sri Acyuta-preksa. Madhavacarya nasceu em Udupi, e sua vida foi muito extraordinária. Ele era uma encarnação de Hanuman, Bhima, e Vayu – então era muito forte. Havia um homem de negócios que estava transportando gopi-candana (tilaka). Seu barco ficou preso na lama e não podia ir para frente. Nesse momento, Srila Madhvacarya havia se banhado no oceano, e viu o imenso barco cheio de grandes pedaços de gopi-candana. Ele foi abordado pelo comerciante, e para ajudá-lo, empurrou o barco sozinho. Ele era tão forte que o barco começou a se mover, e a ele foi oferecido um grande pedaço de candana como presente de agradecimento.Na mesma hora, enquanto o barqueiro estava descarregando a candana, havia um pedaço quebrado, e de dentro dele,  uma belíssima deidade de Krsna se manifestou. O nome da Deidade era Bala-gopala - Dadhi-manthana Gopala. Essa Deidade de Gopala segura a varinha de Mãe Yasoda por ter roubado iogurte.
Ele ficou muito feliz. Embora a Deidade fosse muito pesada, ele a levou em seus ombros, e carregando-O para Udupi, cantou uma canção para Ele que surgiu espontaneamente de seu coração. Em outras palavras, enquanto caminhava por sete milhas até Udupi, ele compôs uma canção chamada Dvadasa-stotra (Doze Preces). Ele mesmo carregou a Deidade, compondo muitos stavas e stutis (hinos e preces) para Gopala, e após chegar em Udupi, estabeleceu Gopal lá.
Srila Madhvacarya escreveu muitos livros, e especialmente importantes são seus três comentários do Brahma-sutra – Brhad-bhasya e dois Anubhasyas. No Brhad-bhasya, ele deu evidências para apresentar sua filosofia suddha-dvaita-vada. Essa filosofia declara: o Senhor Sri Krsna, Deus, é o eterno supremo, a suprema entidade viva, o Ser Supremo. O propósito do sistema de yoga todo é concentrar a mente no Ser Supremo. Nós não somos o Ser Supremo. O Ser Supremo é Deus. Isso deve ser compreendido. O Ser Supremo é Deus. Isso é suddha-dvaita-vada – dualismo puro. Deus é diferente de mim. Ele é supremo e eu sou subordinado. Ele é grandioso, e eu sou pequeno. Ele é infinito e eu sou infinitesimal.
Em seu comentário,  Srila Madhvacarya escreveu sua própria composição na forma de versos em Sânscrito, derrotando a concepção impessoal de Sri Sankaracarya. Todos os Vaisnava sampradaya-acaryas, como Sri Ramanujacarya, Visnusvami e Nimbaditya, contribuíram para derrotar as teorias de Sri Sankaracarya, e Srila Madhvacarya o fez especialmente com sua filosofia de suddha-dvaita-vada ou bheda-vada (dualismo puro). Os Srutis (escrituras Védicas) descreveram ambos os princípios: que a alma individual é o mesmo que Deus e também que a alma é diferente Dele. Na maioria dos casos, entretanto, foi dada proeminência ao aspecto da diferença. Em seus escritos,  Srila Madhvacarya descreveu cinco diferenças: Há uma eterna diferença entre Deus e a jiva (a infinitesimal entidade viva), Deus e maya (a ilusória, potência material do Senhor), maya e a jiva, uma jiva e outra jiva, e entre uma característica de maya e outra característica de maya. Todas as quatro fidedignas sampradayas são Vaisnava-sampradayas. Isso significa que há similaridade na meta e objeto de adoração. Todas elas adoram Visnu-tattva (O Supremo Senhor em Sua manifestação plenária). Os seguidores da Sri Ramanujacarya-sampradaya adoram Sri Laksmi-Narayana, e na sampradaya de Srila Madhvacarya há adoração de Bala-gopala Krsna.
Srila Madhvacarya estabeleceu quatro principais Mathas (templos). Em cada uma dessas Mathas há dois sannyasis, então no total existem oito. Esses oito sannyasi acaryas praticaram a adoração do Senhor Krsna no humor das gopis, mas essa adoração não era dada à população comum.

Sriman Mahaprabhu viu algo faltando na concepção de Srila Madhvacarya, e Ele ajustou isso. Ambos Sri Kavi Karnapura e Sri Baladeva Vidyabhusana declararam que nosso Sampradaya-acarya é Srila Madhvacarya. Em nossa sucessão discipular, vemos que Srila Madhavendra Puri recebeu iniciação de Srila Laksmipati Tirtha na Madhva-sampradaya. Portanto temos uma conexão com Sri Madhvacarya, embora sejamos especialmente relacionados com Srila Madhavendra Puri. Sri Advaita Acarya e Sri Nityananda Prabhu são relacionados com Srila Madhavendra Puri, e Madhavendra Puri é relacionado com  Sri Madhvacarya.
Algumas pessoas não aceitam a posição de Sri Madhvacarya – que ele é nosso Sampradaya-acarya.*[Ver nota final 2] Alguns sahajiyas e gosvamis de casta não consideram isso. Eles dizem que Srila Baladeva Vidyabhusana não estava em nossa sampradaya por que estava na Madhva-sampradaya.*[Ver nota final 3] Mas na verdade, nossa sampradaya está relacionada com Srila Madhvacarya. Srila Bhaktivinoda Thakura disse muito enfaticamente que aqueles que não aceitam Srila Baladeva Vidyabhusana ou Srila Madhvacarya, não têm relação com bhakti pura. Eles são kali-chela, discípulos da personalidade de Kali-yuga .
Nós devemos entender todas as verdades filosóficas estabelecidas. Então poderemos entender quem é Srila Madhvacarya, e qual é nossa relação com ele. Nós somos Vaisnava sannyasis. Temos o nome sannyasa  “Bhaktivedanta”. Eu quero que especialmente os que estão na ordem renunciada, sannyasis, aprendam e lembrem pelo menos dos sutras (aforismos) do Vedanta. Eles devem lembrar no mínimo de vinte e cinco sutras, juntamente com seus significados e explicações. Se vocês lembrarem no mínimo dez sutras do Brahma-sutra, do primeiro ao décimo, encontrarão toda filosofia lá. Nos quatro versos originais no Srimad Bhagavatam, todo o Srimad-Bhagavatam está presente, e isso também ocorre no caso do Brahma-sutra; todos os sutras então contidos nos dez primeiros. Vocês devem certamente lembrar-se deles, ou de outra maneira, serão derrotados pelos filósofos mayavada.
Gaura-premanande hari hari bol!
*Nota final 1:
Caitanya Mahaprabhu chegou em seguida em Udupi, o local de Madhvacarya, onde filósofos conhecidos como Tattvavadis residiam. Lá Ele viu a Deidade do Senhor Krsna e ficou louco em êxtase.

SIGNIFICADO
Sripada Madhvacarya nasceu em Udupi, que é situada no Sul de Kanarada, distrito do oeste de Sahyadri. Esta é a cidade principal do Sul da província de Kanarada e é próxima da cidade de Bangalore, situada ao sul de Udupi. Na cidade de Udupi há um lugar chamado Pajaka-ksetra, no qual Madhvacarya tomou nascimento em uma dinastia Sivalli-brahmana como filho de Madhyageha Bhatta, no ano de 1040 Sakabda ( D.C 1119). De acordo com alguns, ele nasceu em 1160 Sakabda (D.C 1239).
Em sua infância, Madhvacarya era conhecido como Vasudeva, e existem histórias maravilhosas sobre ele. Conta-se que uma vez quando seu pai havia contraído muitas dívidas, Madhvacarya transformou sementes de tamarindo em moedas de verdade para pagá-las. Quando ele tinha cinco anos de idade, recebeu o cordão sagrado. Um demônio de nome Maniman vivia próximo de sua morada na forma de uma serpente, e com cinco anos, Madhavacarya matou a serpente com o dedão de seu pé esquerdo. Quando sua mãe ficava demasiadamente perturbada, ele aparecia diante dela num só pulo. Ele era um grande erudito até mesmo na infância, e embora seu pai não concordasse, ele aceitou sannyasa com doze anos de idade. Ao receber sannyasa de Acyuta Preksa, ele recebeu o nome de Purnaprajna Tirtha. Após viajar por toda a Índia, ele finalmente discutiu as escrituras com Vidyasankara, o exaltado líder da Srngeri-matha. Vidyasankara era na verdade diminuído na presença de Madhvacarya. Acompanhado por Satya Tirtha, Madhvacarya foi até Badarikas rama. Foi lá que ele encontrou Vyasadeva e explicou seu comentário do Bhagavad-gita diante dele. Deste modo, ele se tornou um grande erudito ao estudar diante de Vyasadeva.
  
Na época em que ele foi à Ananda-matha de Badarikasrama, Madhvacarya terminou seu comentário da Bhagavad-gita. Seu companheiro Satya Tirtha transcreveu todo o comentário. Quando Madhvacarya retornou de Badarikasrama, foi até Ganjama, que é situado na margem do rio Godavari. Lá ele se encontrou com dois eruditos chamados Sobhana Bhatta e Svami Sastri. Mais tarde esses eruditos se tornaram conhecidos na sucessão discipular de Madhvacarya como Padmanabha Tirtha e Narahari Tirtha. Quando ele voltou para Udupi, ele algumas vezes se banhava no oceano.

Em tal ocasião, ele compôs uma prece em cinco capítulos. Uma vez, enquanto sentado perto do oceano absorto em meditação no Senhor Sri Krsna, ele viu que uma grande embarcação contendo mercadorias para Dvaraka estava em perigo. Ele emitiu alguns sinais pelos quais o barco pôde se aproximar da costa e então ser salvo. Os proprietários do barco queriam dar um presente a ele, e na hora Madhvacarya concordou em receber uma quantidade de gopi-candana. Ele recebeu um grande amontoado de gopi-candana, e enquanto estava sendo levado até ele, o pedaço se quebrou e relevou uma grande Deidade do Senhor Krsna. A Deidade possuía uma varinha em uma mão e um punhado de comida na outra. Assim que Madhvacarya recebeu a Deidade de Krsna, ele compôs uma prece. A Deidade era tão pesada que nem mesmo trinta pessoas puderam levantá-la. Madhvacarya pessoalmente trouxe a Deidade para Udupi. Madhvacarya tinha oito discípulos, e todos receberam sannyasa dele e se tornaram dirigentes de seus oito monastérios. A adoração da Deidade do Senhor Krsna ainda acontece em Udupi de acordo com o sistema estabelecido por Madhvacarya.
  
Madhvacarya então visitou Badarikasrma pela segunda vez. Enquanto passava por Maharashtra, o rei do local estava cavando um grande lago para o benefício público. Ao passar por aquela área com seus discípulos, Madhvacarya também favoreceu em ajudar na escavação. Depois de algum tempo, quando Madhvacarya visitou o rei, ele o engajou naquele trabalho e partiu com seus discípulos.
  
Freqüentemente na província de Ganga-pradesa havia lutas entre Hindus e Muçulmanos. Os Hindus ficavam em uma margem do rio, e os Muçulmanos na outra. Por conta da tensão na comunidade, a nenhum barco era dada a permissão de cruzar o rio. Os soldados Muçulmanos sempre paravam passageiros no outro lado, mas Madhvacarya não se preocupou com esses soldados. Ele cruzou o rio de qualquer maneira, e quando encontrou com os soldados do outro lado, foi levado até o rei.O rei Muçulmano ficou tão satisfeito com ele, que quis dar um reino e algum dinheiro a ele, mas Madhvacarya recusou. Enquanto andava pela estrada, ele foi atacado por alguns ladrões, mas com sua força corpórea matou todos eles. Quando seu companheiro Satya Tirtha foi atacado por um tigre, Madhvacarya os separou através da virtude de sua grande força. Quando ele encontrou Vyasadeva, recebeu dele uma salagrama-sila conhecida como Astamurti. Depois disso, ele resumiu o Mahabharata.
  
A devoção de Madhvacarya pelo Senhor e sua erudição se tornaram conhecidas pela Índia. Consequentemente, os proprietários da Srngeri-matha, estabelecida por Sankaracarya, ficaram um pouco perturbados. Nessa época os seguidores de Sankaracarya estavam com medo do crescente poder de Madhvacarya, e começaram a importunar sua sucessão discipular de várias maneiras. Houve até mesmo uma tentativa de provar que a sucessão discipular de Madhvacarya não estava de acordo com os princípios Védicos. Uma pessoa chamada Pundarika Puri, um seguidor da filosofia Mayavada de Sankaracarya, foi diante de Madhvacarya para discutir os sastras. Conta-se que todos os livros de Madhvacarya foram roubados, mas mais tarde foram encontrados com a ajuda do Rei Jayasimha, regente de Kumla. Em discussão, Pundarika Puri foi derrotado por Madhvacarya. Uma grande personalidade chamada Trivikramacarya, que era residente de Visnumangala, se tornou discípulo de Madhvacarya, e seu filho se tornou mais tarde Narayanacarya, o compositor do Sri Madhva-vijaya. Depois da morte de Trivikramacarya, o irmão mais novo de Narayanacarya recebeu sannyasa e posteriormente se tornou conhecido como Visnu Tirtha.
  
Foi considerado que não havia limite para a força física de Purnaprajna, Madhvacarya. Havia uma pessoa chamada Kadanjari que era famosa por possuir a força de trinta homens.  Madhvacarya colocou o grande dedão do seu pé no chão e pediu ao homem que o separasse do solo, mas o grande forte homem não conseguiu, mesmo após muito esforço. Srila Madhvacarya partiu deste mundo material com oitenta anos, enquanto escrevia o comentário do Aitareya Upanisad. Para obter mais informações sobre Madhvacarya, pode-se ler o Madhva-vijaya, de Narayanacarya.
  
Os acaryas da Madhva-sampradaya estabeleceram Udupi como seu centro principal, e o monastério lá era conhecido como Uttararadhi-matha. Uma lista de diferentes centros da Madhvacarya-sampradaya pode ser encontrada em Udupi, e os comandantes de sua matha são (1) Visnu Tirtha (Soda-matha), (2) Janardana Tirtha (Krsnapura-matha), (3) Vamana Tirtha (Kanura-matha), (4) Narasimha Tirtha (Adamara-matha), (5) Upendra Tirtha (Puttugi-matha), (6) Rama Tirtha (Sirura-matha), (7) Hrsikesa Tirtha (Palimara-matha), e (8) Aksobhya Tirtha (Pejavara-matha). (Caitanya-caritamrta, Madhya-lila, 9.246,  significado por Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja)]

[Nota final

Nenhum comentário:

Postar um comentário