terça-feira, 18 de junho de 2013

As Glórias de Srimati Gangamata Gosvamini


         Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Murwillumbah, Austrália, 14 de janeiro de 2000.

Havia uma garota bonita no leste da Bengala chamada Saci devi, e ela era a filha do rei de Putya. Desde o início de sua vida ela ouvia sobre o Senhor Krsna, e desde aquele tempo ela deu seu coração completamente para Ele. Naquela época ela tinha aproximadamente 5 anos de idade, ela regularmente adorava Krsna, cantava para Krsna, brincava com Krsna e fazia todas as coisas com Ele. Quando ela completou dezesseis anos tornou-se enlouquecida por Ele.
Saci devi não era somente bonita, mas ela era muito inteligente e ela regularmente estudava Sânscrito e Bengali. Seu pai e mãe estavam muito preocupados em casá-la, mas ela recusava-se a tal completamente. Ela dizia ao pai: “Meu casamento já foi realizado. Não há necessidade de um outro casamento. Não se preocupe. Irei para Vrndavana e me encontrarei com meu amado, lá”.
Ela pegou suas Deidades e estava pronta para ir para Vrndavana sozinha, a pé, que era cerca de três ou quatro mil milhas de jornada. Não havia aviões ou quaisquer conveniências modernas naqueles dias. Ela estava se preparando para ir a pé, mas seu pai fez todos os arranjos para ela viajar.
Tendo ido para Vrndavana e estando completamente apaixonada por Krsna e pelo desejo de encontrá-lo, ela começou a procurar por Ele em todos os lugares vagando aqui e ali. Ela foi a Vamsivata e perguntou a árvore banyan em Vamsivata: “Onde está Krsna? Pode você me dizer onde está Krsna?”
Havia um discípulo de um devoto muito elevado chamado Hari Dasa, e ele estava na linha de Srila Rupa Gosvami. Ele estava sempre cantando e se lembrando de Krsna. Ele também estava dando aulas, da mesma forma como eu dou as noites, e todos Vrajavasis e santos e sadhus em nossa linha estavam presentes. Saci devi também, freqüentemente ouvia as aulas, e ela estava atraída. Ela disse a ele: “Estou tomando seu asraya, refúgio. Por favor, me dê iniciação, caso contrário morrerei. Quero ver Krsna, e quero servir Krsna e Radha.” Ouvindo isto ele ficou muito feliz. Embora ele jamais desejasse iniciar alguém, ele iniciou esta bela princesa.
Então, Hari Dasa deu instruções a Saci devi de como cantar, como se lembrar, como praticar na linha de Srila Rupa Gosvami, como Krsna é amado dela, e como ela deveria servir Radhika. Ele lhe disse que seu Guru era a manifestação de Srimati Visakha devi ou Sri Rupa Manjari.
Sri Hari Dasa não queria que ela ficasse sozinha. Ele lhe falou que havia uma senhora idosa com cerca de 50 anos, e que esta senhora era muito madura em hari-bhajana. Ele colocou as mãos dela nas mãos desta devota, da mesma maneira como Sri Caitanya Mahaprabhu colocou as mãos de Srila Raghunatha dasa Gosvami nas mãos de Sri Svarupa Damodara.
Após sua iniciação, Saci devi estava sempre chorando pelo Senhor Krsna. Ela freqüentemente cantava mais do que cem mil nomes (64 voltas) de harinama diariamente, e ela ficava completamente absorta. O Guru dela jamais lhe deu qualquer bhajana kutira (uma pequena casa ou sala ou cabana, para rotineiramente cantar e lembrar-se de Krsna.). Ao contrário, ele lhe disse, “Oh, você deveria arranjar isto para você. Eu nem tenho o que fazer com estas coisas. Você deve se virar.”
Saci devi vivia nas ruínas de um templo no Yamuna ghat, e lá realizava seu sadhana-bhajana. Ela jamais fazia quaisquer arranjos para tomar prasada, ao contrário ela ía de porta em porta, fazendo muito pouco madhukari. Ela comia somente um quarto de um chapati em uma refeição, não pegava tudo ou metade desta. Todos a amavam e queriam lhe dar mantimentos, mas ela jamais os aceitou. Ela jamais usou belas roupas. Ela usava somente roupas brancas rotas e rasgadas, e ela estava satisfeita com isto. Ela não tinha eletricidade e nenhuma outra facilidade.
Por continuamente ouvir e desenvolver sua consciência de Krsna, ela tornou-se completamente renunciada. Quando ela completou vinte e cinco anos seu Gurudeva lhe disse, “Você ir ao Radha-Kunda, para o local de Srila Raghunatha dasa Gosvami, e fazer bhajana como ele. E também levar esta bela devota idosa”.
Nos anos vinte e cinco anos subseqüentes Saci devi permaneceu na vida renunciada, fazendo madhukari (esmolando) e de alguma forma mantinha sua vida. Não havia problema em manter-se, e por esta razão ela freqüentemente realizava bhajana dia e noite. Ela não dormia, mesmo à noite.
Após vinte e cinco anos, seu Guru, agora muito velho, lhe chamou e disse: “Você deve ir para Nilacala, Jagannatha Puri, próximo a Gambhira de Sri Caitanya Mahaprabhu, e deve permanecer lá por algum tempo. Lá, você tornar-se-á siddha, perfeita; assim não demore. Também, você deve reformar o local de Sri Sarvabhauma Bhattacarya. No momento, ele está em ruínas, ninguém está cuidando dele e praticamente ninguém sabe de sua existência. Então, você deve ir lá e descobrí-lo, fazer um simples templo, adorar, viver e tomar a prasadam de Jagannatha”.
Aquela velha senhora tinha agora partido, e por esta razão Saci devi foi para lá sozinha. De alguma forma ela foi da mesma maneira que Sri Sanatana Gosvami foi de Vraja Mandala para Jagannatha Puri, viajando por muitos dias a pé. Vocês não podem imaginar como ela veio.
Uma vez em Puri, Saci devi descobriu o local de Sarvabhauma Bhattacarya. Ela fez uma cabana de folhas e começou a morar a li, cantando e se lembrando do Senhor Krsna. Às noites ela dava aulas sobre o Rasa Pancadyaya (os cinco capítulos no Srimad Bhagavatam, décimo canto relacionado aos lilas de Krsna com as gopis de Vrndavana). Algumas vezes ela falava sobre o Venu-Gita, e algumas vezes sobre outro importante assuntos do Srimad Bhagavatam.
Quando dava aulas, lágrimas vinham aos olhos de Saci devi. Todos os residentes de Puri ficaram atraídos, e mesmo o rei freqüentemente ía disfarçado ouví-la. O rei lhe fez uma proposta: “Eu quero lhe dar algo. Quero construir uma bela cabana para você e quero lhe dar uma doação”.Saci devi recusou a doação e disse; “Eu não quero a doação de um rei.”
Um dia, em Makara-sankranti, (quando o sol entra em capricórnio no calendário lunar) milhares de indianos estavam indo para banhar-se no Ganges, que era milhares de milhas longe de Puri. Naquele momento Saci devi sugestionou à sua mente: “Devo ir ao Ganges para me banhar.” Ela criou esta determinação em sua mente, e ela estava indo para lá, mas a meia-noite ela viu, “Oh, o Ganges está vindo.” Ele estava muito forte, a correnteza rugia. Como por mágica, ela encontrou-se no Ganges, onde milhares de pessoas estavam se banhando. A correnteza do Ganges levou-a para o templo do Senhor Jagannatha, e então entrou e tocou os pés de Jagannatha deva. [O Ganges originalmente veio dos pés de Jagannatha deva, porque Ele é o próprio Krsna. Quando Sri Vamanadeva tocou o universo além de Bali Maharaja, Seus pés foram além do universo causal encoberto e tocaram o Oceano Causal. Uma gota do Oceano Causal deste modo veio para o universo na forma do rio Ganges. Também é dito que o Ganges é originalmente uma sakhi de Srimati Radhika de Goloka Vrndavana. Por esta razão pode ser dito que o próprio Jagannatha, na forma do Ganges pegou Saci devi e a levou aos seus pés de lótus.] Ela estava lá, agora, nos pés do Senhor Jagannatha, e a porta estava fechada. Ninguém mais estava lá.
Pela manhã veio o sacerdote, abriu a porta e milhares e milhares de pessoas foram tomar o darshana. O sacerdote viu esta senhora e disse, “Oh, por que você veio aqui? Para roubar os ornamentos de Jagannatha?”
Saci devi estava absorta em Krsna, pensando: “Krsna é tão misericordioso. O Ganges veio até mim, fez-me banhar-me e a correnteza levou-me até os pés de lótus de Jagannatha.” Contudo, ela não podia responder este sacerdote. É proibido para um devoto revelar suas realizações, e além do mais, ninguém teria acreditado nela. Deste modo, ela foi colocada na cadeia como se fosse uma ladra.
Durante a noite Jagannatha proporcionou um sonho para o rei, e também para o proeminente pujari que Saci devi agora, deveria tornar-se famosa como Gangamata Thakurani ou Gangamata Gosvamini, devido a ter sido carregada pelo Ganges. Jagannatha disse a eles, “Vão rapidamente e implorem perdão. Tragam Gangamata Thakurani em uma carruagem de ouro, com percussão e todas as outras parafernálias para fazer uma recepção e procissão real. Também, vocês devem tornar-se discípulos dessa senhora, junto com seus sacerdotes e todas as outras pessoas proeminentes”.
O rei despertou e rapidamente foi para a cadeia com a carruagem dourada, uma imensa multidão e uma recepção real. Ele levou-a para seu chalé e disse: “Jagannatha me disse: Você deve ir e tomar refúgio desta devota. E, se você não tomar iniciação dela, irei destruir toda a sua dinastia”.Junto com todos os seus conselheiros e outros, ele começou a jejuar e orar, “Por favor, dê-nos iniciação brevemente.”Gangamata Thakurani replicou, “Meu Guru não me disse para fazer isto, Eu não quero fazer quaisquer discípulos.” Então, Jagannatha lhe ordenou, “Por favor, satisfaça-Me, você deve fazer discípulos.” Após isto ela os aceitou.
Assim, o rei prometeu, “Darei alguma terra para Sarvabhauma Bhattacarya, e construirei um bom templo, lá. Sei que você veio de seu Gurudeva para fazer isto”.Ele fez um templo, mas Gangamata Thakurani estava sempre morando no templo de seu coração. Seu templo estava ali.
Ela continuou a dar aulas, e todos os residentes de Puri, bem como os mais elevados devotos, freqüentemente compareciam. Um dia, enquanto ela estava absorta em cantar e lembrar-se dos passatempos de Krsna, um brahmana de Jaipur veio até ela. Este brahmana tinha servido a Deidade de Raya Kisora, o próprio Sri Krsna.
Krsna tinha dito em sonho para ele, “Você deve levar-me para Puri e dar-me para Gangamata Thakurani. Ela irá me servir. Se você não fizer isto amaldiçoarei a você. Algumas vezes você Me dá oferendas e outras, não. Algumas vezes você me banha e outras, não. Você Não está fazendo serviço como anteriormente. Então, por favor, vá lá e Me dê para ela. Caso contrário, lhe amaldiçoarei e toda a sua dinastia será destruída”.
Este brahmana então pegou a bela Thakurji (Deidade) em uma cesta, e caminhou a pé por muitos meses até chegar em Puri. Agora ele aproximou-se de Gangamata Thakurani e solicitou-lhe, “Thakurji veio. Por favor, pegue-o e sirva-o”.Ela recusou e disse, Estou fazendo manasi-seva (adoração de Sri Radha-Krsna através da meditação) na linha de Srila Rupa Gosvami. Eu não posso fazer tudo isto. Eu não tenho tempo para adorar com parafernália externa.”
O brahmana tornou-se muito preocupado e pensou, “Que devo fazer?” Gangamata tinha um jardim de Tulasi. Naquela noite o brahmana deixou a Deidade no meio do jardim de Tulasi e fugiu. Na quarta manhã subseqüente, Raya Kisora, que é, Syama Raya, Vrajendra-nandana Syamasundara, disse para Gangamata, “Você está me negligenciando. Eu vim para ter o seu serviço, seu amor e afeição, e você está me negligenciando. Eu estou com sede; eu estou faminto. Então, por favor, pegue-me. Prepare alguma coisa e ofereça para Mim.” Então, Gangamata Thakurani foi ver esta Deidade. Encantada, ela a pegou em seus braços. Ela a trouxe para dentro do templo e começou a adorá-la, ali. E esta vigraha (Deidade) está até os dias de hoje lá, ainda.
Quando o rei ouviu sobre isto, ele pensou, “Eu sou um afortunado por ser um discípulo de uma grande devota”.
Todas as devotas deveriam ser como Gangamata Thakurani. Ela jamais mesmo em sonho deseja casar-se com qualquer pessoa mundana. Vim para auxiliar a vocês se tornarem uma devota como ela. O mundo é como um fogo, uma floresta ardendo em chamas. Observamos um grande incêndio na Florida. Ele queimou muitas milhas e o governo não pode fazer nada. O incêndio da floresta da existência material é maior do que este. Nós estamos neste fogo, e não podemos jamais ser salvo enquanto estivermos em consciência material. Se alguém coloca ghee (manteiga) no fogo, o que irá acontecer? Ele aumentará. Você não será capaz de ser salvo.
O pai de Yadu Maharaja, Yayati, tinha muitas belas esposas, mas ele não estava satisfeito. Quando ele envelheceu desejou a juventude de seu filho, mas Jadu Maharaja recusou e disse para ele, “Esta vida tem o significado de somente servirmos a Krsna, se você fosse um devoto puro, eu ficaria muito feliz em lhe dar minha juventude”.Então, Yayati perguntou para o seu segundo filho, Puru. Ele disse: “Puru, você é meu muito, muito querido filho. Por favor, dê-me sua juventude. Eu quero ir além do gosto do prazer material. Minha sede não foi saciada”.Puru respondeu, “Ó pai, eu vim de você, e então, estou lhe dando minha juventude”.Yayati deste modo tornou-se jovem, e por muitos milhares de anos ocupou-se em gratificação dos sentidos. Ele não estava satisfeito, contudo, e um dia ele pensou, “Que coisas bobas estou fazendo? Assim, ele rapidamente retornou a juventude para seu filho, deixou todas as considerações materiais e foi para a floresta”.
A história mostra que o mundo está ardendo no fogo. O fogo no mar é milhares de vezes maior do que o fogo na floresta, e nós estamos neste fogo. Deveríamos conhecer todas estas verdades. Não perca seu tempo. Tente desenvolver sua consciência de Krsna. Se você é casado, não há dano nisto. Junto com sua esposa e filhos tente ser desapegado. Deveria existir mais o senso do dever, mas não apego completo. Você deve pensar, “Devo servir minha esposa (ou marido) e filhos porque eles são servos eternos de Krsna. Por esta razão, eles podem desenvolver a consciência de Krsna deles, eu deveria lhes ajudar”.
Os devotos deveriam tentar tornar-se como Srila Raghunatha dasa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami e Srila Rupa Gosvami. As devotas deveriam tornar-se como Gangamata Thakurani, Jahnava Thakurani e Hemalata Thakurani. Algumas vezes Jahnava Thakurani mostrava os quatro braços. [Jahnava Thakurani é a potência eterna do Senhor Nityananda. Nityananda tem duas potências, Jahnava e Vasuda. O filho de Vasuda deveu é a encarnação do Supremo, Bhirabhadra, Ele estava procurando por um Guru e foi recomendado tomar refúgio de Jahnava Thakurani, mas ele pensou, “Ela é minha mãe. Como pode ser ela meu Guru?” Uma manhã cedo, após passar e banhar-se, Jahnava Thakurani estava despida da cintura para cima, como de hábito para as senhoras indianas. Bhirabhadra a viu nesta condição, paralisado, tornou-se tímido. Ela imediatamente manifestou dois braços a mais, e com eles ela cobriu seus seios. Bhirabhadra então, ofereceu seu pranama (reverências) para ela e tomou iniciação.]
Não perca seu tempo. Permaneça em sua posição, e se você está casado, isto está bem. Se você não é casado, se você é renunciado, isto está bem. Se você não é renunciado, isto está bem. Mas, ouça hari-katha onde quer que esteja e qualquer que seja sua posição e ofereça pranama para este lugar onde hari-katha está sendo falado. Ofereça pranama para os organizadores, e ofereça pranama para o orador e para toda a audiência. Então, muito brevemente você terá sadhana-bhakti, bhava-bhakti e prema-bhakti. Tente realizar todas estas coisas. Elas são verdadeiras.
Srila Baladeva Vidyabusana explicou em seu comentário do Vedanta Sutra: “Muktanam api lilaya vigraham krtva bhagavtam bhajante”.Aqueles que são liberados deste mundo meditam internamente em sua própria forma constitucional (siddha-deha) seu corpo espiritual. Externamente vivem neste mundo, mas internamente meditam em sua forma espiritual, e em sua forma espiritual eles oferecem serviço para a Suprema Personalidade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário