segunda-feira, 22 de junho de 2009

Explanação de Vibhavari Sesa

Srila Bhaktivinoda Thakura

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

No dia 21 de Junho de 2009, foi o dia do divino desaparecimento de Srila Srila Bhaktivinoda .


Hoje, nós estivemos cantando 'vibhavari sesa aloka-pravesa nidra-chadi' utho jiva.' (Da canção, Vibhavari Sesa, Fim da Noite, de Srila Bhaktivinoda Thakura). Qual é o significado?

[Bhaktisar Maharaja:] Agora, a noite chegou ao fim e a escuridão está indo.Todas as entidades vivas deveriam despertar com o fim da escuridão e cantar estes nomes do Senhor.

[Srila Maharaja:] Qual é o significado? Tente ouvir muito cuidadosamente.

[Syamarani dasi:] Srila Bhaktivinoda Thakura está evidenciando para as jivas, "A noite chegou ao fim." Noite não significa somente o momento da noite. Ele está chamando, "Agora, é o momento de despertar. É o momento de nisanta-lila, o momento de deixar a escuridão da ignorância, o momento de começar bhajana dos santos nomes do Senhor. Bolo Hari Hari, Mukunda Murari. Não é que o Senhor Krsna esteja em Seu santo nome, ou que Ele tenha tomado a forma do santo nome. O nome de Krsna é o próprio Krsna, e os santos nomes realizam todas os maravilhosos passatempos de Putana-ghatana (Krsna, àqueles que matou a bruxa Putana), Yasoda-nandana, e assim por diante. Srila Gurudeva tem freqüentemente dito que deveríamos cantar todos estes nomes, lembrando-se dos passatempos relacionados àqueles nomes, no humor de profunda separação de Srila Bhaktivinoda Thakura.

[Srila Maharaja:] Nós esquecemos Sri Krsna Bhagavan desde o início da criação. Desde tempos imemoriais, desde o início, nós esquecemos que somos Krsna dasa, servos de Sri Krsna. Isto é denominado

noite. Pela misericórdia sem causa de Krsna nos foi dado o forte barco desta forma humana, e Ele nos deu o sat-guru. Esta é a sua misericórdia sem causa. Ele nos tem dado os favoráveis ventos de sadhu-sanga, e Ele nos deu o corpo humano e inteligência. Ele nos deu todas as coisas, e isto é chamado manhã. Vibhavari-sesa significa, "Agora sua escuridão, sua noite, esta perto de partir, e a manhã está chegando. Se você utiliza estas oportunidades de uma boa maneira, sua escuridão irá partir muito rapidamente. "

Bolo hari hari, mukunda murari, rama krsna hayagriva. Por quê, Srila Bhaktivinoda Thakura escreve 'Dasarathi Rama'? Dasarathi Rama não é diferente da forma do avatara do Senhor Krsna. Srila Bhaktivinoda Thakura explica que o Senhor Rama, também é Krsna. Quando Krsna realiza Seus passatempos de estabelecer maryada (regras e regulações, etiqueta, reverência e adoração em temor a Deus), Ele chama-se Rama. O passatempo de Rama, também é um dos passatempos doces de Krsna. Os passatempos de Putana-ghatana, Nrsimha, Vamana, e de todas as outras encarnações são efetivamente todos os doces passsatempos do próprio Svayam Bhagavan Krsna.


Ravanantakara. Sri Krsna é muito poderoso. Ele pode matar Ravana, Kamsa, Jarasandha, e assim muitos outros, mas Ele é makhana-taskara (o ladrão de manteiga) ao mesmo tempo. Ele é onisciente, e também, mugdha. Mugdha significa perplexo e sem conhecer nada. O Senhor Krsna é ambos, ao mesmo tempo. O Guru é da mesma forma; ele também pode agir desta maneira.

Ravanantakara- rama, e gopi-jana-vastra- hari. Krsna roubou a roupa das gopis. Ele é Maryada Purusottama (o fundador de religião), e algumas vezes Ele é gopi-jana-vastra- hari (Àquele que rouba as vestes das jovens gopis). Este passatempo é aparentemente contrário aos princípios da religião, e isto é muito difícil de reconciliar, mas Srila Bhaktivinoda Thakura está reconciliando isto, aqui.


Vrajera-rakhala. Isto significa que o Senhor Krsna é o protetor de Gokula ou de Vraja. Gopa-vrnda-pala. Ele é o protetor de todos os 'gos,' tais como gopas, gopis, e govatsa (bezerros) em Gokula. Citta-hari-vamsi- dhari. Ao tocar Sua flauta Ele atrai os corações de todos. Ananda-vardhana, prema-niketana, phula-sara-yojaka- kama. Qual é o significado?

[Rama-Sraddha dasa:] Krsna é como o Cupido transcendental que lança flechas de flores; flores de kama. O significado de fato destas flechas...


[Srila Narayana Maharaja:] Para quem é direcionada esta palavra?

[Rama Sraddha dasa:] Para as gopis de Vrndavana.

[Srila Narayana Maharaja:] São as palavras usadas para Sri Krsna ou para Suas flechas? Você entende esta questão? Qual é o significado de 'flechas de flores'?

[Devoto:] Isto se refere ao próprio Krsna, não as flechas externas. As flechas são as sombrancelhas de Krsna, Seus olhos, Seu sorriso, e Suas bochechas. Através de seus sentidos e de suas atividades sensoriais, Ele encanta todas as gopis.

[Srila Narayana Maharaja:] O próprio Krsna são as flechas de flores. Ele encantou as gopis por Seu olhar de soslaio, Seu sorriso, especialmente pela Sua flauta, Seu caminhar, Seus movimentos, Sua fala, e tudo o mais relacionado a Ele. Por exemplo, Ele chamou todas as gopis no fim da noite para tocar sua flauta, e então brincou com elas, dizendo, "Oh, a noite está muito escura. Vocês deveriam ir para casa." Por esta razão, Krsna é chamado phula-sara-yojaka- kama. Puspabanaya dimahi. Isto significa, "Eu medito em puspabana, a (personificação) de flechas de flores, Sua forma, sentidos, e todas as coisas relacionadas a Ele."

Gopangana-gana citta-vinodana, samasta-guna- gana-dhama. Yamuna-jivana. O próprio Sri Krsna é Yamuna-jivana. Todas as gopis são atraídas por Seus passatempos doces às margens do Kalindi, Yamuna. Se Ele não estivesse, ali, as gopis não teriam ido. Ele é Yamuna-jivana, a vida dos passatempos doces que acontecem às margens do Yamuna.

Manasa-candra- cakora. Qual é o significado?



[Syamarani dasi:] Os pássaros cakoras bebem somente a luz da lua. Krsna é a luz da lua para todas as gopis que não podem manter suas suas vidas em nenhum outro lugar. Elas somente olham para Krsna, e elas tornam-se atraídas.



[Srila Narayana Maharaja:] Não. Você deu o significado oposto (ou o geral, o significado externo). O próprio Krsna é o cakora de radha-manasa. Ele sempre saboreia a beleza e doçura de Srimati Radhika.

[Sripad Madhava Maharaja:] Sem a lua, o pássaro cakora não sobrevive. Similarmente, sem Srimati Radhika, Krsna não sobrevive.

[Srila Narayana Maharaja:] Vocês deveriam saber o significado de todas estas palavras. Todos são nomes de Krsna Bhagavan, do `início ao fim'. Yogendra-vandana, Nanda-nandana, e Vraja-jana-bhaya- hari são todos nomes de Krsna, e eles realizam assim muitos doces passatempos.

Esta canção, Vibhavari-sesa e Yasomati-Nandana, que também é de Srila Bhaktivinoda Thakura, são as mais elevadas doces glorificações de Krsna. Elas sao canções muito elevadas. Nama-sudha-rasa. Nama-cintamani krsna caitanya rasa-vigraha. Nama e rasa-svarupa (a personificação transcendental do relacionamento de doçura), Krsna é rasa-svarupa, e Seus passatempos são o mesmo. Não há nenhuma diferença. Estes doces passatempos do Senhor Krsna são rasamayi, compostos de rasa, como é o Próprio Krsna; e Seus nomes são da mesma qualidade.

Gao krsna-yasa, rakho vacana mana mora. "Oh mente, você deveria tentar seguir minhas palavras. Você deveria ter uma forte convicção em minhas palavras. Se você cantar, irá realizar todo o sabor da doçura de Krsna, e sua vida será exitosa."

Gaura Premanande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário