segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gaudiya Matha

Objetivo da Missão:

Nosso objetivo é apresentar a antiga sabedoria dos Vedas (os textos filosóficos mais antigos do mundo) na sua forma pura e original, para o benefício de toda humanidade, sem considerar gênero, raça, credo, nacionalidade ou qualquer outra distinção material temporária. A Bhakti-yoga pura é a eterna ciência da alma, e o processo pelo qual podemos perceber nossa verdadeira natureza e posição eterna, como parte integrante do Criador Original, conhecido em toda a literatura Védica como Sri Krishna. Pelo processo de Bhakti-yoga podemos atingir a real e eterna felicidade em nosso verdadeiro lar, Sri Goloka Vrindavana.

Nossa História:

Em 1885, na Índia, de acordo com o exemplo predecessor de Sri Jiva Gosvami, Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura fundou uma sociedade chamada Visva-vaishnava-raja-sabha, ou Royal World Assembly of Vaishnavas, para propagar a missão de Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu (1487-1534 D.C.). Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu é o próprio Krishna (a Suprema Personalidade de Deus) que misericordiosamente apareceu neste mundo para estabelecer a supremacia do serviço devocional amoroso puro ao Senhor Supremo (bhakti pura). Ele revelou que o serviço devocional é a natureza intrínseca da alma, meta e objetivo da vida humana; e deu o método para alcançá-los.Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura é um dos vaishnavas mais importantes do mundo moderno. Discípulo de Jagannatha Dasa Babaji, escreveu quase cem livros sobre a consciência de Krishna, resgatando os princípios da devoção pura que haviam sido perdidos no tempo. Conhecido também como o Sétimo Gosvami, é um devoto íntimo e eterno de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Em 1919, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada restabeleceu esta missão, e a organização finalmente veio a ser conhecida como Gaudiya Matha. Com habilidosa liderança de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, a missão espalhou-se por toda Índia, e uma significativa pregação foi realizada.Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada é filho de Srila Bhaktivinoda Thakura e discípulo de Gaurakishora Dasa Babaji. Imbativel nos debates, aos sete anos já tinha memorizado mais de 700 versos em sânscrito do Bhagavad-Gita. Um dos maiores pregadores do mundo moderno, estabeleceu mais de 64 templos e iniciou muitos discípulos, entre eles Srila Bhaktivedanta Swami e Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami.
Após Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada deixar este mundo, um comitê administrativo foi formado para supervisionar a Sri Gaudiya Matha e sua missão. Por algum tempo, todos os deveres da Gaudiya Matha foram executados entusiasticamente, e a pregração de suddha-bhakti continuou por todos os lugares.
Porém, depois de certo tempo o dirigente do comitê administrativo, que também era o acharya - líder espiritual abandonou a conduta e ética dos seguidores de Sri Rupa Goswami. Esta divergência gerou o caos em toda a missão. Muitos deixaram a Gaudiya Matha para construir seus próprios ashrams, monastérios e assim por diante e começaram a realizar sadhana-bhajana nestes locais.Rupa Goswami (1489-1564 d.C.) é considerado o mais proeminente de todos os Gosvamis. Os devotos atuais na linha do Senhor Chaitanya são chamados rupanugas, ou seguidores de Rupa Goswami. Esta divergência gerou o caos em toda a missão. Muitos deixaram a Gaudiya Matha para construir seus próprios ashrams, monastérios e assim por diante e começaram a realizar sadhana-bhajana nestes locais.

Nestas circunstâncias, Srila Bhakti-Prajnana Keshava Maharaja (antigamente conhecido como Vinodabihari Brahmacari) deixou Mayapura (Bengala Oriental) e seguiu para a cidade de Navadvipa com alguns de seus irmãos espirituais. Lá, no bairro de Tegharipada, eles alugaram uma casa e estabeleceram Sri Devananda Gaudiya Matha. De onde eles começaram a pregar suddha-bhakti.Srila Bhakti-Prajnana Kesava Gosvami Maharaja é discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. Um dos maiores exemplos de guru-nistha (fé no mestre espiritual), dedicou sua vida a servir e glorificar seu Gurudeva. Pregou o humor de devoção de Srimati Radhika por toda a Índia, e foi um dos mais importantes pilares da Gaudiya Matha no século XX.

Srila Bhakti Prajnana Keshava Maharaja (anteriormente conhecido Sri Vinodabihari Brahmacari) deixou este mundo em 1968, depois de dar seus ensinamentos e bênções à incontáveis almas afortunadas. Sua missão é levada adiante hoje pelos membros da Sri Gaudiya Vedanta Samiti na Índia, e em centros ao redor do mundo sob o patrocínio de seus mais proeminentes discípulos Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja (Gurudeva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário