quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aceitem o guru sem hesitação

Versos do Srimad Bhagavatam com comentário dado por Sua Divina Graça Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

SB 11.20.17

nr-deham adyam su-labham su-durlabham
plavam su-kalpam guru-karnadharam
mayanukulena nabhasvateritam
puman bhavabdhim na taret sa atma-ha

Tradução:

“O corpo humano é obtido automaticamente pelas leis da natureza e pode outorgar o benefício máximo na vida mas ele é muito raramente alcançado. Este corpo humano pode ser comparado a um barco muito bom e tendo o mestre spiritual como o capitão e as instruções da Suprema Personalidade de Deus como os ventos favoráveis que o conduzem por seu caminho. Considerando todas estas vantagens, o ser humano que não utilize a sua forma humana para atravessar o oceano da existência material deve ser considerado o assassino de sua própia alma.” (Srimad-Bhagavatam 11.20.17)

Significado:

Neste verso Srila Sukadeva Gosvami está lembrando Maharaja Pariksit: “Katvanga Maharaja obteve Krsna-bhakti e foi para Vaikuntha em apenas doze minutos. Você tem sete dias ainda para viver, e então você pode conseguir mais do que ele alcançou.”
Nesta forma humana de vida, você pode satisfazer todos os seus desejos. Embora seja muito raro obter essa forma humana de vida, nós agora a obtivemos: “Plavan” - para cruzar o rio ou o oceano, é necessário um barco muito forte e essa forma humana de vida é comparada a este barco bem construído. “Guru karnadharam”- se você está sentado num barco sem um capitão você vai se afogar no oceano. Vocês receberam um guru muito elevado como Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, como o nosso guru param-para, como Srila Rupa Gosvami e outros.
Eu dei a vocês sadhu sanga muito elevada. Tendo todas estas facilidades e situações favoráveis, se vocês não aproveitarem vocês serão atirados no ciclo interminável de nascimentos e mortes, indo e voltando futuramente em muitos nascimentos. Se apesar de terem todas estas facilidades vocês forem invejosos e ficarem brigando com os outros, criticando os outros e sempre procurando por alguma falha nos outros; se vocês não olharem pra o que vocês mesmos estão fazendo de errado, vocês estarão cometendo suicídio spiritual. Vocês serão o assassino de suas própias almas e de outras também.

Extraído da aula: Aceitem o guru sem hesitação , “Go to Guru At Once” dada em June 17, 2005, Badger, California: (Part 2) por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário