terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia do desaparecimento de Srila Sridhara Maharaja



Por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[Em 2010, o dia do desaparcimento de Srila Bhakti-Raksaka Sridhara Gosvami Maharaja se dá em 9 de agosto.
Abaixo está um discurso proferido por nosso amado Srila Gurudeva em 2003 (Govardhana, Índia), glorificando esta grande e exaltada personalidade transcendental].

Eu conheci Prapujyacarana Srila Sridhara Maharaja em 1946, quando ainda não tínhamos nenhum discípulo. Ele estava com meu Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja desde 1942. Srila Sridhara Maharaja deixou a Sri Caitanya Gaudiya Matha e veio com Guru Maharaja, quando estabeleceu a Sri Gaudiya Vedanta Samiti em 1942. Naquele tempo mais de cem devotos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada estavam com Gurudeva. Ele estabeleceu a Matha em Navadvipa e convidou Pujyapada Srila Sridhara Maharaja (embora nosso Guru Maharaja fosse sênior a ele) para ser presidente. Srila Gurudeva entrou na Matha em 1915 e tomou abrigo nos pés de Srila Prabhupada. Srila Sridhara Maharaja entrou depois, talvez em 1926, e ele era naquela época subordinado de meu Guru Maharaja. Porque ele era um Vaisnava senior, Srila Sridhara Maharaja o considerava muitíssimo.

Srila Sridhara Maharaja, cujo nome de brahmacari era Ramananda Brahmacari, tinha sido anteriormente admito na faculdade de direito em Calcutá. Um dia ele teve a oportunidade de ir para a Gaudiya Matha em Navadvipa onde Srila Prabhupada estava morando. Quando ele chegou lá, viu um brahmacari sentado em uma cadeira, com uma roupa branca e segurando uma bengala. Muitos brahmacaris e até sannyasis estavam vindo a este devoto, oferecendo satsang, dandavats pranama e o consultando.
Ramananda brahmacari perguntou: “Quem é esta pessoa de branco, com uma bengala nas mãos e um lindo dhoti, sentado na cadeira?” Ele é tão jovem, e mesmo assim muitos devotos seniores estão prestando reverências a ele. Por quê? Quem é ele? Então Ramananda brahmachari perguntou a alguém perto e ouviu a seguinte resposta: “Você não sabe? Ele é Vinoda Da.”

‘Da’ significa “irmão mais velho”. Srila Sridhar Maharaja perguntou: “Por que estão todos o tratando desta maneira?” E então lhe responderam: “Ele estabeleceu esta matha, ele pegou todos os túmulos muçulmanos e os jogou no Ganges, e em um dia, transformou o cemitério num lindo jardim. Ele também controlou todos os muçulmanos da área. Primeiro, quando os brahmacharis e sannyasis saíam para mendigar, os muçulmanos faziam comentários sarcásticos, mas quando ele chegou estabeleceu as glórias da Gaudiya Matha, e agora os devotos são respeitados”.
Srila Sridhara Maharaja então se aproximou de Guru Maharaja, que o levou a Srila Prabhupada e o fez ouvir um profundo e poderoso hari-katha. Ele decidiu no mesmo dia abandonar os estudos e todas as outras ocupações materiais, juntando-se à Gaudiya Matha. Srila Prabhupad lhe contou: “Será melhor se você completar seus estudos de Direito e então vir”, mas Srila Sridhara Maharaja decidiu que não. Ele deixou sua casa e juntou-se a missão Gaudiya.

Srila Sridhara Maharaja era um excelente filósofo, assim como nosso Guru Maharaja. Guru Maharaja sabia a filosofia de todas as sampradayas vaisnavas, como Sankara, Madhava, Ramanuja, Visnusvami e Nimbaditya. Ele sabia toda a filosofia; era como se tudo estivesse escrito em sua mão. Pujyapada Srila Sridhara Maharaja também era um grande filósofo, era o melhor dos filósofos.
Srila Maharaja oferecia arati a Srila Sridhara Maharaja enquanto meu Guru Maharaja e Pujyapada Sridhara Maharaja costumavam discutir tópicos filosóficos, argumentando até derrotar os argumentos do outro e estabelecer seu próprio ponto de vista. Primeiro Guru Maharaja derrotava os argumentos de Srila Sridhara Maharaja de ponta a ponta, e estabelecia seu ponto de vista. Então Pujyapada Sridhara Maharaja desafiava todos os argumentos de Guru Maharaja, e estabelecia seu ponto de vista. E assim, nestas discussões filosóficas, todos os sannyasis e brahmacaris presentes aprendiam muito.

Todo ano eu costumava ter darsana de Guru Maharaja e de Srila Sridhara Maharaja, e eu testemunhava quanto amor e afeição estes irmãos espirituais tinham um pelo outro. Eles sempre respeitaram um ao outro. Um devoto pode envelhecer, mas se ele for sincero, eles lhe darão o respeito apropriado; e eu aprendi algo sobre isto de ambos: Eu sempre respeitarei os meus superiores.
Através de minha vida devocional, eu respeitei Srila Trivikrama Maharaja e Srila Vamana Maharaja, e eles respeitaram um ao outro e a mim. Você deve tentar aprender estes princípios de etiqueta vaisnava. Srila Sridhara Maharaja era um grande “bhakta-vatsala”, isto é, ele era muito generoso e gentil. Apesar disto ser algo que não deve ser dito, eu estou a ponto de dizer, ou vocês não serão capazes de compreender sua bondade. Mesmo que um de seus discípulos erre sendo luxurioso, passando muitos anos na matha, e ainda assim acabe casando, ou mesmo que seja um grande ladrão e roube uma enorme quantia de dinheiro, ainda assim Sridhara Maharaja era muito polido, generoso e misericordioso com este discípulo. Ele até mesmo ajudou um discípulo a sair de sua vida familiar e novamente o estabeleceu em sannyasa. Eu não contarei o nome deste discípulo, mas eu acho que todos vocês sabem quem ele é. É um segredo conhecido. Eu tenho visto tantos incidentes como este. Ele era um verdadeiro bhakta vatsalya.

Eu tenho ouvido o Sri Premadhama Deva Stotram tão bem quanto o seu Sri Prabhupada-Padma-Stavakah:

sujanarbuda-radhita-pada-yugam
yuga-dharma-dhurandhara-patra-varam
varadabhya-dayaka-pujya-padam
pranamami sada prabhupada-padam

[“Ó Srila Prabhupada, seus lindos pés de lótus são massageados por milhões e milhões dos mais puros e qualificados devotos, e você é a personalidade mais competente para pregar o reconhecido processo desta Era. Seus adoráveis e sagrados pés de lótus concedem coragem e o maior dos benefícios para as entidades vivas. Eu ofereço minhas reverências eternamente ante a encantadora e charmosa refulgência que emana das pontas dos dedos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada.”]

Ele compôs este Prabhupada-astakam no começo de sua vida na matha, e o mesmo ainda é cantado em todos os ramos da Gaudiya Matha. Este kirtana é extremamente lindo e ornamentado. “Sujanarbuda radhita pada yugam, yuga dharma dhurandhara patra varam”. Além deste astakam, ele compôs muitos kirtanas e versos em sânscrito.
Seu Premadhama Deva Stotram é dedicado a Sri Caitanya Mahaprabhu, e é tão maravilhoso e extraordinário que não há comparação. Somente os seis Gosvamis, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura e outros como Eles costumavam escrever desta maneira. Nosso Guru Maharaja também escreveu de maneira magnífica:

radha-cinta-nivesena yasya kantir vilopita
sri-krsna-caranam vande radhalingita-vigraham

[“Eu adoro os pés de lótus desta forma de Sri Krishna, que por estar completamente imerso no humor de separação de Srimati Radhika (que estava em mana-bhava), Sua própria cor negra desaparece e Ele assume a forma brilhante e dourada Dela; Eu adoro os pés de lótus de Sri Krishna, que é abraçado por Srimati Radhika após Sua mana (ciúme) desaparecer].
(Sri-Radha-Vinoda-Vihari-Tattvastakam, verso 1)

Quão lindo e ornamentado! Srila Sridhara Maharaja e meu Guru Maharaja são grandiosamente versados em sânscrito. Quando eu os comparo comigo, vejo que eu não tenho nenhum conhecimento e nenhuma habilidade em sânscrito. Comparados a eles, eu sou insignificante e desqualificado.
Srila Vamana Maharaja, Srila Trivikrama Maharaja e eu primeiramente decidimos não tomar sannyasa porque nos considerávamos desqualificados e ignorantes. Especialmente eu. Mesmo agora eu não estou ensinando nada novo. Devotos de todo o mundo vêm para ouvir minhas aulas, mas eu não entendo o que existe nestas aulas.

Então eu considero que há algo aqui, mas que não vem de mim. Isto vem do meu guru-parampara. Vem do que eu ouvi do meu guru-parampara: Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Ragunatha dasa Gosvami, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Bhaktivinoda Thakua, Srila Prabhupada, meu Gurudeva, Parama-pujapada Sridhara Goswami Maharaja, Prapujyacarana Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja e outros como eles. Eu nunca disse nada de novo em minhas aulas. Apenas a minha voz é diferente.

Talvez alguém possa dizer: “Você é de alguma forma diferente de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja.” E eu responderei: Sim, eu sou diferente. Porque ele de alguma forma era melhor do que eu, e ele entrou para a universidade e outras missões escolares que eu nunca estive. Ele teve muitas qualidades que eu não tenho, e por isto possa haver algumas diferenças na escolha das palavras. Nós apresentamos o mesmo vinho em diferentes garrafas. O vinho não é diferente. Eu não estou explicando nada novo. Srila Swami Maharaja também não explicou nada novo, nem Pujyapada Sridhara Maharaja. Eles deram a mesma coisa em novas garrafas. Eles apresentaram as mesmas idéias em diferentes palavras. Srila Sridhara Maharaja e meu Gurudeva ensinaram a mesma filosofia e os mesmos princípios que Srila Jiva Gosvami ensinou. Eles não deram nada novo. Krsna-bhakti é a meta e o objeto de adoração de todos os seres humanos. Você pode falar de maneira diferente, mas o vinho deve ser o mesmo. A cor da garrafa pode mudar, mas o vinho deverá ser o mesmo.

Parama-pujyapada Sridhara Maharaja teve uma grande amizade com meu Gurudeva e também com Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Como vocês devem saber, ele foi um estudioso como Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, e o aceitou como seu siksa-guru. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja pregou pelo mundo inteiro, em cada país. Ele trouxe grandes mudanças para a prática religiosa do mundo, e ele disse que seu diksa-guru é Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada, e seus siksa-gurus, Srila Bhakti-raksaka Sridhara Maharaja e meu Gurudeva, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja.

Ele não apenas aceitou meu Guru Maharaja como seu siksa-guru, mas ambém o aceitou como seu sannyasa-guru. Parama-pujyapada Srila Sridhara Maharaja, Srila Bhaktivilasa Tirtha Maharaja e muitos outros irmãos espirituais estavam presentes quando Srila Swami Maharaja quis tomar sannyasa. Mas Srila Swami Maharaja tomou sannyasa de meu Gurudeva. Por quê? Ele sentiu: “Eu vou tomar sannyasa daquele que o coração é mais parecido com o meu.” Assim ele veio para Mathura e tomou sannyasa.
Tanto Srila Sridhara Maharaja quanto Srila Swami Maharaja, são grandes e versadas personalidades seguindo a linha de filosofia de Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e Srila Bhaktivinoda Thakura.

Eu tenho falado alguns pontos, mas eu não sequer toquei nas glórias destas grandes personalidades. Eles são transcendentais, e eu estou falando sobre eles da plataforma deste mundo material, não do mundo transcendental. Eu não realizei o significado de transcendental. E por eles serem do mundo transcendental, eu não posso glorificá-los apropriadamente.
Gaura Premanande Hari Haribol.

Conselho Editorial: Pujyapada Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Transcrição: Sulata dasi
Editora: Syamarani dasi
Digitação: Anita dasi
Tradução: Taruni dasi
HTML: Bhutabhavana dasa



Nenhum comentário:

Postar um comentário