segunda-feira, 20 de setembro de 2010



Dasa-mula por Srila Bhaktivinoda Thakura


amnayah praha tattvam harim iha paramam sarva-saktim rasabdhim

tad-bhinnamsams ca jivam prakrti-kavalitan tad-vimuktams ca bhavad

bhedabheda-prakasam sakalam api hareh sadhanam suddha-bhaktim

sadhyam tat-pritim evety upadisati janan gauracandrah svayam sah

1. Pramana:

Os ensinamentos dos Vedas recebidos através do guru-parampara são conhecidos como amnaya. As evidências infalíveis dos Vedas, dos smrti-sastras, encabeçados pelo Srimad-Bhagavatam, assim como as evidências provenientes da percepção direta dos sentidos (pratyaksa), que estão de acordo com a versão védica, são todas aceitas como pramana (evidência). Este pramana estabelece os seguintes prameyas (verdades fundamentais):


2. Parama-tattva:

Somente Sri Hari é a Suprema Verdade Absoluta.


3. Sarva-saktiman:

Sri Krsna é o possuidor de todas as potências.


4. Akhila-rasamrta-sindhu:

Ele é o oceano de doçuras nectárias.


5. Vibhinnamsa-tattva:

Tanto as mukta jivas (almas liberadas) quanto as baddha jivas (almas condicionadas) são eternamente Suas partes integrantes.


6. Baddha-jivas:

As almas condicionadas estão sob o controle de maya e são encobertas por ela.


7. Mukta-jivas:

As almas liberadas estão livres de maya.


8. Acintya-bhedabheda-tattva:

O universo inteiro, constituído de consciência (cit) e inconsciência (acit), é acintya-bhedabheda-prakasa de Sri Hari, isto é, Sua manifestação inconcebivelmente una e diferente dEle.


9. Suddha bhakti:

O serviço devocional puro é a única prática (sadhana) para se atingir a perfeição.


10. Krsna-priti:

O amor e afeição transcendental por Krsna é a única meta final (sadhya-vastu).


Svayam Bhagavan Sri Gaurangadeva aqui dá instruções às pessoas fervorosas sobre estes dez tattvas (verdades fundamentais). O primeiro destes é pramana-tattva e os outros nove pontos são prameya (aquilo que é provado); e aquilo através do que prameya é comprovado é conhecido como pramana.


Estas dez verdades fundamentais (dasa-mula-tattva) são estabelecidas no sloka que acabei de recitar. O sloka seguinte é o primeiro verso de fato do Dasa-mula e ele elabora sobre acerca do primeiro dos dasa-mula-tattvas. O segundo ao oitavo slokas descrevem sambandha-tattva. O nono sloka descreve abhidheya-tattva, que é sadhana para se atingir a meta última; e o décimo sloka descreve prayojana-tattva, que é o próprio sadhya (a meta).


Trecho traduzido do livro Jaiva-dharma de Srila Bhaktivinoda Thakura, cáp. 13, p. 300-301.

Nenhum comentário:

Postar um comentário