sexta-feira, 8 de abril de 2011

O DIA DO APARECIMENTO DE SRI RAMANUJACARYA


Tridandiswami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

Mathura (Índia), 9 de abril de 2000

Hoje é o aniversário, avirbhava, de Sri Ramanujacarya. Rama Navami,o aniversário de Rama será muito em breve. Durante todas as suas vidas, Rama e Sita sempre tiveram problemas, mesmo embora fossem Bhagavan e Sua svarupa-sakti, potência interna. Eles mostraram pelo exemplo, que neste mundo, mesmo se você for um rei, ou se até mesmo você tenha uma forte personalidade, ainda assim terá que sofrer. Então, tente ser como Rama, Sita e Hanuman. Não se preocupe. Há muitas estórias de vida de muitas personalidades que ilustram isto, tal como a vida de Ramanujacarya.

Ramanuja é uma encarnação de Sri Laksmana (o irmão mais novo do Senhor Rama), e ele aceitou a Sri Sampradaya. Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura adquiriu muitos ensinamentos de Sri Ramanujacarya, tais como os deveres de sannyasis, os deveres dos discípulos e a etiqueta do Vaisnava. Ele utilizou 108 ensinamentos. Nós seguimos estes ensinamentos e tê-mo-los publicado em nosso Bhagavata Patrika e Gaudiya Patrika (Revistas em Hindi e Bengali).

Corrigindo Seu Guru

Sri Ramanujacarya nasceu em uma família simples. Sua mãe e seu pai não eram muito prósperos, mas pertenciam a uma casta de brahmanas elevados e eles eram muito eruditos. Ramanujacarya era um notável garoto desde sua infância. Enquanto, sob a guia de um guru Mayavadi chamado Yadavacarya, era muito atencioso em seus estudos. Um dia quando seu guru estava dando uma explicação impessoal de um verso que continha a palavra taptyasana, ele comparou os olhos de lótus do Senhor a parte posterior de um macaco que é avermelhada e bem próxima de seu rabo. Ouvindo isto da boca de seu gurudeva, Ramanuja começou a chorar com grande dor. Sentiu aflição em seu coração por seu guru ter usado tão má analogia para descrever os olhos de lótus do Senhor. Depois de refazer-se, muito polidamente perguntou ao seu Gurudeva se ele podia dizer alguma coisa sobre o verso. Yadavacarya consentiu, e Ramanuja muito belamente deu muitas explanações de acordo com a gramática sânscrita. Ele disse que o termo taptyasana realmente significa alguém que trás água, e este é o sol. O lótus floresce pela energia do sol, e por esta razão os olhos do Senhor são comparados ao lótus, não ao macaco.

Quando Yadavacarya ouviu isto, ele pensou, "Este garoto é perigoso. Ele é muito perito e está dando explicações tão belas . Futuramente, ele pode erradicar todos os ensinamentos impersonalistas dos Vedas, então, devo lhe matar."

Protegido pelo Senhor

Temendo desta maneira, ele avisou aos garotos que estaria fazendo uma excursão em um dia específico, e muito confidencialmente a alguns de seus discípulos contou do seu plano de matar Ramanujacarya naquele dia. Dentre o grupo destes discípulos, um menino era primo-irmão de Ramanuja, seu nome era Govinda. Ele discretamente foi até Ramanuja e sigilosamente informou-lhe da intenção do seu mestre.

Ele disse, "Ó irmão, você deveria ser muito cuidadoso, pois nosso professor estará tentando matá-lo esta noite quando todos estivermos juntos."

Ouvindo isto de Govinda, Ramanuja imediatamente partiu daquele lugar.

Durante todo o dia e a noite, ele passou através da densa floresta, e estava muito difícil para ele discernir seu caminho, especialmente à noite. Vendo seu devoto querido em tal estado, o Senhor apareceu na forma de Bharadvaja e, pegando uma concha em Sua mão, mostrou o caminho para Ramanujacarya. Deste modo, em pouco tempo Ramanuja cruzou toda a extensão da floresta, e agora se encontrava parado do lado de fora de um vilarejo. Após alguns dias, além da compaixão por Yadavacarya e com um desejo de libertá-lo, começou a estudar novamente sob a sua guia.

Após alguns anos, Ramanuja converteu Yadavacarya para a filosofia Vaisnava, onde seu professor se tornou seu discípulo. Num lugar mais tarde, Ramanuja começou a ouvir das qualidades de um grande guru Vaisnava no Sul da Índia pelo nome de Yamunacarya, e ele efetivamente tornou-se seu discípulo.

A Esposa Briguenta

Mais tarde em sua vida de casado, sua esposa era muito briguenta. A conduta dela era descortês e não-cooperativa, e incidentes aconteceriam freqüentemente, os quais deveriam de alguma maneira serem tolerados.

Um discípulo de Sri Yamunacarya e irmão mais velho de Ramanuja chamado Kancipurna foi para o vilarejo de Ramanujacarya junto com sua esposa. Ramanujacarya aceitou Kancipurna como um siksa-guru. Um dia, quando a esposa de Kancipurna estava pegando a água de um poço, ela encontrou a esposa de Ramanujacarya, que também tinha ido ao poço para pegar água. Então, aconteceu que enquanto ela estava pegando a água do poço, alguma água do pote da esposa de Kancipurna derramou no pote da esposa de Ramanujacarya. Embora isto tivesse sido um pequeno acidente, a esposa de Ramanujacarya tornou-se furiosa e insultou a esposa de Kancipurna com linguagem insultante. Kancipurna magoou-se quando mais tarde ouviu sobre este fato e, sem informar Ramanujacarya, ele e sua esposa deixaram este lugar e foram para Sri Rangam.

Mais tarde, quando Sri Ramanujacarya veio a saber que o comportamento de sua esposa tinha ofendido um Vaisnava, ele sentiu-se muito mal e pensou, "Ela está cometendo Vaisnava aparadha; ela tem uma mentalidade ofensiva. Eu deveria fazer algo a respeito disto."

O Truque

Um dia, um brahmana faminto veio até Ramanuja, pedindo por algum alimento. Ramanuja enviou este brahmana para a sua esposa, dizendo-lhe: "Vá para a minha casa e diga para ela que lhe enviei. Ela irá lhe dar algum alimento."

Quando este brahmana foi para a esposa de Ramanuja, ela evidentemente insultou-o repetidamente. Ela lhe disse que ele deveria sair de lá, e que não havia nenhum alimento para ele.

Voltando para Ramanuja, o brahmana reportou o que tinha acontecido, e Ramanujacarya respondeu, "Espere aqui por alguns minutos."

Ele partiu e deixou uma carta para a sua esposa, como se o pai dela tivesse escrito para ela, declarando, "Ó minha querida filha, estou arranjando o casamento de meu filho, seu irmão. Assim, você deve me satisfazer, vindo e, por favor, traga o seu esposo com você."

Escrevendo estas palavras muito belamente, ele dobrou a carta e a fechou com linhas coloridas. E, junto com esta, ele enviou um coco e outros auspiciosos itens. Então, deu esta carta para o brahmana e disse, "Agora vá novamente até minha esposa. Ela irá recebê-lo bem desta vez. O brahmana foi novamente e, após ler a carta, o comportamento da esposa de Ramanuja mudou completamente. Desta vez, ela o recebeu calorosa e docemente e, ofereceu-lhe todos os tipos de alimentos saborosos e doces. Quando Ramanuja voltou para casa, sua esposa contou-lhe sobre o casamento e, mencionou o pedido de seu pai para ambos, solicitando a ele para irem juntos.

Ramanuja, disse, "Não, eu não posso ir, pois estou muito ocupado; você pode ir agora, com este brahmana. Não se demore.

Aceitando Sannyasa

Após sua esposa partir com este brahmana, Ramanuja trancou a porta de sua casa e foi para Sri Rangam para encontrar seu Gurudeva, Sri Yamunacarya. Ele foi para tomar sannyasi dele, mas quando ele chegou em Sri Rangam, ele o achou exatamente quando este tinha acabado de morrer e seus discípulos estavam caminhando em uma procissão funeral com seu corpo divino.Ramanuja sentiu-se muito desnorteado e triste. Ele pediu-lhes para parar por um momento. Ele queria que eles descobrissem o corpo transcendental divino, para que ele pudesse tomar darsana da forma divina de seu Gurudeva. Ele observou que todos os dedos de uma mão de seu Guru estavam abertos, e na outra, três dedos estavam fechados. Ele perguntou a todos os discípulos ao redor porque ele estava assim, ele queria saber quando isto havia acontecido.

Ninguém podia responder. Ele disse, "Não observamos isto antes, isto deve ter acontecido exatamente agora."

Ramanuja tornou-se silencioso, e após algum tempo ele falou, dirigindo-se ao corpo transcendental de Yamunacarya. Ele disse, "agora, por primeiro, desejo escrever um comentário Vaisnava do Vedanta, e pregarei este comentário Vaisnava em toda a Índia." Um dedo se abriu, e Ramanuja continuou a falar, "Tomarei tridandi sannyasi, agora, e pregarei a mensagem de Vaisnava dharma e seus ensinamentos. "

Quando Sri Yamunacarya ouviu isto, seu segundo dedo se abriu. Ramanuja, então disse, "Irei escrever sistematicamente sobre etiqueta Vaisnava, explicando a conduta requerida para executar serviço devocional puro, e que precauções devem ser tomadas. Também, pregarei isto através da Índia."

Após proferir esta terceira declaração, Ramanuja observou, junto com todos os presentes, que três dos dedos do sannyasi de Yamunacarya estavam agora, abertos. Então, ali, formalmente Ramanujacarya aceitou tridandi sannyasi de Yamunacarya.

O Discípulo Ideal

Qual é o dever de um discípulo ideal? Ele não deveria somente ficar com Gurudeva; ele deveria tentar dar sua energia através do corpo, mente e palavras, e tentar servir-lhe de acordo com seus desejos. Ele não deveria estar presente somente fisicamente, pensando que alguma coisa animadora está por acontecer, enquanto permanece sem entusiasmo para servir. Este não é um discípulo ('sisya'), mas algo completamente oposto. Um discípulo verdadeiro sempre deseja com coração e mente, servir de melhor forma seu Gurudeva.

Sri Ramanujacarya tinha agora, formalmente tomado iniciação de Yamunacarya. Posteriormente, todos os discípulos de Sri Yamunacarya, que eram grandes eruditos e que tinham servido seu Gurudeva por muitos anos, aproximaram- se. Tendo visto as características extraordinárias e a personalidade de Sri Ramanujacarya, eles coletivamente decidiram que ele deveria ser apontado como o próximo acarya após o seu guru, e eles o honraram com o assento de acarya em Sri Rangam. Sri Ramanujacarya aceitou as ordens de seus irmãos espirituais, mas antes de sentar-se e agir como o acarya, ele foi para cada um dos irmãos espirituais, por dois meses, quatro meses, seis meses ou um ano, e serviu a cada um deles. Deste modo esforçou-se formalmente para entender os ensinamentos de Sri Yamunacarya desde que ele tinha adquirido a oportunidade de estar muito tempo com eles. Após servi-los e satisfazê-los, Sri Ramanuja começou o papel de acarya da Sri Sampradaya em Sri Rangam.

Sampradaya em Sri Rangam

Deveríamos cuidadosamente seguir o exemplo de Ramanujacarya. Não somente deveríamos servir nosso Gurudeva, deveríamos também respeitar e honrar nossos irmãos e irmãs espirituais apropriadamente. Se alguém é sênior para nós, tendo servido nosso Gurudeva por muito tempo, deveríamos demonstrar a esta pessoa grande respeito. Se alguém é igual a nós, deveríamos dar amistoso respeito a ele, e se encontramos alguém em uma posição inferior e que é sério no que diz respeito à aprendizagem, deveríamos sempre ser misericordiosos. Deveríamos tentar realizar serviço devocional de uma maneira muito harmoniosa. Quando Sri Ramanujacarya oficialmente se tornou acarya, ele começou a pregar o culto de Yamunacarya muito fortemente. No sul da Índia, duas seitas impersonalistas são muitos proeminentes: Saiva e Sankaracarya. Os seguidores de Sankaracarya concordam com os sutras do Vedanta como `sarvam kalvidam brahma' e `tat tvam asi' Eles pensam ser brahma, e pensam que todas as coisas vêm de brahman. A escola Saiva considera o senhor Siva como a verdade última, e eles querem emergir nele. Esta é a diferença básica entre as duas, e Ramanujacarya refutou e derrotou todo o impersonalismo pela sua pregação forte e efetiva.

Transcrição e edição: Kanaka-manjari dasi
Assistente de edição: Syamarani dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário