terça-feira, 23 de agosto de 2011

JANMASTAMI




Os Significados Internos de Vários Bhajanas

(Uma palestra dada em Janmastami pela manhã)

Mathura, India: 31 de Agosto de 2002
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[Como sempre, este ano Srila Narayana Maharaja festejou sua celebração de Janmastami na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, em Mathura. Depois do mangala-aratika, sucederam bhajanas como sempre, com uma ênfase especial naqueles bhajanas glorificando Sri Krsna. Srila Narayana Maharaja entrou no templo por volta de 6:30 da manhã e deu início a sua aula em Hindi. Como muitos dos pontos eram similares dos realizados em anos anteriores, com a maior parte das canções cantadas, hoje nós estamos enviando duas aulas de anos anteriores. A aula que segue é uma tradução da aula em Hindi dada em 2002. Srila Narayana Maharaja explicou o profundo significado rasika de varios bhajanas, e a tradução desta aula foi gentilmente cedida por Uttama dasa brahmacari:]

Depois de deixar os devotos cantarem Sri Nandanandan- astakam, Srila Maharaja explicou que esta canção é o vandana (oração de glorificação) a Krsna. Ouvir esta canção satisfaz a Ele, mas Ele fica mais satisfeito quando os devotos adoram e glorificam aqueles que são os mais queridos por Ele. Se alguém faz vandana dos passatempos tais como os encontrados em Sri Ujjvala Nilamani e outros granthas (escrituras) dos Goswamis no qual Krsna curva sua cabeça nos pés de lótus de Srimati Radharani, Krsna ficará mais satisfeito. Srila Maharaja disse que se realmente desejamos comprazer Krsna, deveríamos cantar Radha-Krpa-Kataksa- Stava-Raja, que é a glorificação de Srimati Radharani. Por esta razão esta canção Nanda-nandanastakam , que indica a glorificação de Krsna, dá prazer para Sri Radha.

Srila Maharaja liderou os devotos cantando o astakam de Srimati Radharani, Sri Radha-Krpa-Kataksa- Stava-Raja, depois ele explicou que os versos neste bhajana são exatamente como mantras (mantra não significa "oração"; ele é a presença efetiva da istadevi do mantra ou deidade adorável) e de fato cada palavra em cada verso também é um mantra. Este bhajana é exatamente como uma árvore do desejo; ele pode satisfazer todos os nossos desejos. Cada verso do Srimad Bhagavatam é um mantra, também, e pode-se alcançar siddhi (perfeição) em todos eles. Estes versos podem satisfazer até mesmo o mais elevado desejo, mas desafortunadamente nós não temos fé nisto; mas este e todos os outros mantras são verdadeiramente kalpa-vrksha, a árvore dos desejos. Cada sloka do Srimad Bhagavatam é como kama-dhenu (as vacas de Goloka Vrindavana que podem satisfazer todos os desejos de alguém). Não somente uma kama-dhenu – cada sloka pode ser comparado a milhares de kama-dhenus.

Ananga-ranga- mangala-prasanga -bhangura- bhruvam…[Nos episódios imensamente auspiciosos desempenhados com brincadeiras amorosas (prema-vilas) no campo de batalha do amor, seus ombros se curvam como arcos rapidamente espandindo as flechas de seu olhar de soslaio, perfurando Nanda-nandana com desilusão amorosa e trazendo-Lhe reverencial submissão…]. Neste verso, cada palavra é um mantra que descreve os humores de Srimati Radharani, e especialmente Seu humor mais elevado de madanakya-mahabhava . Estes humores podem ser entendidos somente pela misericórdia de Guru e Vaisnavas, e também por aqueles que tem prévios samskaras (impressões no coração marcadas pelas atividades devocionais desta e de vidas prévias).

Asesa-hava-bhava- dhira-hira- hara-bhusite [Você é adornado com todas as Suas profundas variadas emoções (anuraga, dhiradhira, kilakincita, etc.) por Krsna, que brilha em Sua pessoa como um colar de diamante]. Hava é explicado no Sri Ujjvala Nilamani de Srila Rupa Gosvami. Eles são gestos de Radharani tal como seu olhar de soslaio para Krsna, e também a inclinação de Sua cabeça. Quando Ela age desta maneira, Krsna torna-se completamente impotente e começa a tremular. Bhava significa êxtase ou humores, ou a combinação de variedades de humores como kilakincita bhava, e estes também são elaboradamente explicados no Sri Ujjvala Nilamani. Se alguém é qualificado pode ler o Sri Ujjvala Nilamani, mas deveria fazê-lo sob a guia de exaltados Vaisnavas. Desta maneira, pela misericórdia do Guru, ele pode realizar todos aqueles humores.

Estes versos podem lhe dar a mais elevada perfeição. Estes mantras e o guru são tão poderosos que pela misericórdia deles podem manifestar-se todos os humores transcendentais e profundos significados em seu coração. Contudo, infelizmente não temos fé no guru ou o poder dos mantras.

Nitamba-bimba- lambamana- puspa-mekhala- gune [Seus quadris arredondados são decorados com flores penduradas e pequenas jóias preciosas tinem assentadas no cinturão de flores em sua cintura esbelta encantadora] . Ninguém pode explicar isto porque isto é insondável, e mesmo Srila Rupa Gosvami não pode falar sobre estas verdades ocultas. Em seu estado realizado ele pode somente escrever suas realizações pessoais em seus livros. Mais tarde, quando Srila Visvanatha Cakravartipada os leu, ele começou a rir e sentimentos de timidez surgiram em seu coração. Deste modo, ele estava qualificado para fazer um tika (comentário) sobre este verso de Srila Rupa Gosvami.

Nós somos realmente muito infelizes: não temos a oportunidade para este tipo de fortuna, mas ainda assim tentamos colecionar a prosperidade deste mundo material. Os bhavas de Srimati Radharani são as mais preciosas riquezas deste mundo. Qualquer um que tenha saboreado ao menos uma vez esta riqueza pode rejeitar toda a riqueza material. Contudo, desafortunadamente, nós ainda estamos procurando por insignificante prosperidade material.

Srila Maharaja depois conduziu os devotos cantando Krsna Deva! Bhavantam Vande, e explicou após que se você quer satisfazer Srimati Radharani, você terá que cantar Krsna Deva! Bhavantam Vande; esta canção especialmente Lhe satisfaz. E, se você quiser comprazer Yugala Kisora, ambos Radharani e Krsna, você deve cantar Sri Gaura-gita. Este canção, que revela os humores de Srimati Radharani e também de Caitanya Mahaprabhu, dá grande satisfação a Yugala Kisora.

O autor desta canção, Sri Radha-mohana dasa, é um Vaisnava altamente qualificado em nossa sampradaya. Na última linha de seu bhajana ele canta, paramakincana- kincana-nara- gana-karuna- vitarana- silam [Desejo ardentemente saborear os passatempos inigualáveis do notável munificente Sri Gaurasundara, que distribuiu misericórdia na forma de nama prema para as supremas almas afortunadas niskincana (aquelas cuja única possessão é o amor de Krsna)]. Ele considera-se muito akincana (caído e indigno). Embora ele seja muito magnífico, ainda assim ele diz, "Eu sou um akincana." Ksobhita-durmati- radha-mohana-namaka-nirupam- lilam [o caído e tolo Radha-Mohana canta em um humor de grande aflição]. Duramati – aqui ele diz, "Eu sou um durmati. Eu sou uma pessoa muito vulgar.

"Ksobhita significa alguém cujo coração está disturbado. Por que o coração do autor está agora disturbado? Nidhuvana nagari mohita-manasa-vikathita- gadgada-bhasam [O coração de Krsna, na forma de Sri Caitanya Mahaprabhu, está completamente imerso no unnatojjvala prema de Srimati Radhika. Agora, Este Caitanya Mahaprabhu amorosamente exalta Sri Krsna com a voz embargada]. Nidhuvana é um dos mais elevados vanas (florestas) em Vrndavana, onde Yugala Kisora desfruta Seus passatempos. Srimati Radharani é a nagari (heroína) deste Nidhuvana. Aqui, Krsnacandra serve Srimati Radharani do início até o fim da noite, e ainda Ele não pode servi-La completamente. Por lembrar-se deste tipo de passatempo, o coração de Radha-mohana dasa está agitado. Este passatempo de Nidhuvan é o mais proeminente de todos os passatempos (lila-mukut- mani).

Srila Maharaja então falou do Brahma-samhita. Ele começou a contar que este Brahmaji, o adi-guru de nossa sampradaya, percebeu suas ofensas aos pés de lótus de Govinda depois de roubar Seus sakhas e seus bezerros. Por esta razão, ele se reparou ao realizar e oferecer stutis, orações aos pés de lótus de Govinda.

Desde a época de Srila Rupa Gosvami, ninguém em nossa sampradaya oferece orações de adoração formal para Govinda. Bhajami significa fazer bhajana, mas em nossa sampradaya bhajana significa alguma coisa além do que esta escrito no Brahma-samhita. Os acaryas em nossa Gaudiya Sampradaya adoram Govinda neste humor: Ele está sempre usando doces palavras fazendo Srimati Radharani sentir-se especial. Govinda não é a Suprema Personalidade de Deus. Certamente, Sua qualificação é que Ele está sempre seguindo as ordens de Srimati Radharani. Tudo que Ela deseja Ele faz, Ele deve seguir. Este é o significado de Govinda.

Srila Maharaja então citou os versos do Brahma-samhita, tais como:

yad-bhava-bhavita- dhiyo manujas tathaiva
samprapya rupa-mahimasana- yana-bhusah
suktair yam eva nigama-prathitaih stuvanti
govindam adi-purusam tam aham bhajami

["Adoro o mesmo Govinda, o Senhor primordial, em cujas orações os homens que são imbuídos com devoção cantam os mantra-suktas citados pelos Vedas, ao acessar seus atributos: beleza, grandeza, poder conveniências e ornamentos." ({BBT}Brahma- samita 5.36)]

Yad bhava bhavita dhiyo. . . Eu ofereço minhas humildes reverências aos pés de lótus de Govinda, cujo corações daqueles devotos são inundados por vários tipos de bhavas por Ele. Alguns podem ter sakhya-bhava, alguns vatsalya, e alguns outros podem ter madhurya-bhava. Todos os acharyas em nossa sampradaya tem este humor, "Eu sou um servo de Srimati Radharani," e esta é a vasta amplidão da posição deste humor que vemos em Govinda.

Mahimasana geralmente significa asana (local de assento), mas aqui asana significa Vraja-bhumi. Vraja-bhumi é o único lugar para Govinda sentar-se; e mais elevado do que Vraja é Radha-kunda, o qual é o local mais elevado de assento do Casal Divino. Ainda, a mais elevada bhava é a de Srimati Radharani, o qual é o único asana para Krsnacandra, Govinda. Krsna sempre deseja estar situado no bhava de Radharani. Àqueles que são inundados pelo humor de nossa sampradaya, que realizam este tipo de bhajana para Govinda, podem alcançar a mais elevada perfeição muito rapidamente.

Srila Maharaja depois falou sobre bhava. Ele disse que há onze tipos de bhava revelados pelo guru quando o discípulo está entrando em bhava-bhakti. [1)sambandha (relacionamento) , 2) vayasa (idade), 3) nama (nome), 4) rupa (forma pessoal e beleza), 5) yutha (grupo), 6) vesa (roupa), 7) ajna (instrução específica), 8) vasa (residência), 9) seva (serviço exclusivo); 10) parakasta-svasa (o nível mais elevado de emoção, que é toda a respiração vital do aspirante), e 11) palya-dasi-bhava (o sentimento de uma serva sob a proteção de Sri Radha).]

Há cinco tipos de dasas (estágios de avanço aproximando- se do estágio de perfeição). Isto é explicado no Jaiva Dharma, e aqueles que realmente desejam fazer bhajana alcançarão estes onze tipos de humores e cinco dasas

yam krodha-kama- sahaja-pranayadi -bhuti-
vatsalya-moha- guru-gaurava- sevya-bhavaih
sancintya tasya sadrsim tanum apur ete
govindam adi-purusam tam aham bhajami

["Adoro o Senhor primordial Govinda, em quem os meditadores, ao meditar n´Ele sob a agitação da ira, paixão amorosa, natural sentimento de amizade, medo, afeição paternal, desilusão, reverência e inclinação a serviço, alcançam formas físicas condizentes com a natureza de sua contemplação." ({BBT}Brahma- samita 5.55)]

Aqui, Brahmaji está nos dando encorajamento. Quem quer que sirva Govinda e se devote a qualquer um destes tipos de humores por Krsna, tais,como: krodha (irar), kama (desejo por gratificação dos sentidos), sahaja pranaya (amor natural de amizade), e assim por diante, alcançará um dia a perfeição. Diferentes pessoas tem diferente relacionamentos com Krsna, e através desta relação elas O alcançam. Brahma diz neste verso que quem se aproxima de Krsna um dia deve alcançar a perfeição; não há nenhuma dúvida sobre isto. O tipo de sraddha que alguém tem em seu coração determina que tipo de perfeição final alcançará.

Gaura premanande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário