terça-feira, 16 de agosto de 2011

UM FELIZ DIA DOS PAIS


Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

São Francisco, Califórnia: 17 de Junho de 2007
Srila Narayana Maharaja chegou em São Francisco em 11 de Junho. Ele está hospedado no Marriott Residence Inn, que é cerca de quarenta e cinco minutos de carro do local do Festival de Bhakti-yoga no Centro Cultural da Ásia.

Toda manhã, Srila Maharaja sai para a caminhada ás 5:30 até ás 6:30 da manhã. Quando ele volta, ele senta-se por cerca de 15 minutos para um breve darsana com os devotos antes de fazer o desjejum. Dia 17 de Junho, no Dia dos Pais, quando ele voltou de sua caminhada, cerca de 15 discípulas estavam esperando por ele com flores e presentes em homenagem ao feriado deste dia especial.
[Srila Narayana Maharaja:] Hoje é o dia dos pais somente para as devotas, ou também para os devotos?
[Devotos:] Para os devotos, também .
[Srila Narayana Maharaja :] Então, porque os devotos não me deram nenhum presente?
Eu tenho mais afeição pelas minhas filhas. Nenhum dos homens me falou que era o Dia dos Pais.
[Sripad Damodara Maharaja:] Srila Gurudeva, você disse pela manhã, enquanto caminhava, que embora o pai tenha muita afeição pelo seu filho, ele pode não demonstrar isto diretamente. Ele pode não colocar o filho em seu colo. Nós sabemos de seu amor por seus filhos mais próximos; contudo, você não está demonstrando isto.
[Srila Narayana Maharaja:] Eu tenho mais afeição pelas minhas filhas.
(Srila Narayana Maharaja e todos os seus filhos e filhas riram no meio de sua amorosa partilha familiar.)
[Srila Narayana Maharaja:] Minhas bençãos, no dia de hoje, para todos vocês. Que pura bhakti surja em seus corações. A avidez por servir, raganuga-bhakti, surja. Vocês deveriam alcançar a maior meta. Qual é a meta mais elevada para vocês?
[Caru-candrika dasi:] Manjari-bhava.
[Srila Narayana Maharaja:] Radha-dasyam. No Ocidente, depois dos filhos 'casados`, os pais e filhos se separam um do outro. Os filhos não servem completamente seus pais. Na Índia, contudo, mesmo quando seus pais estão em idade avançada, os filhos os servem. Nos dias de hoje, uma `brisa' têm vindo dos países Ocidentais para a India, e as pessoas idosas estão sofrendo. Elas não aceitam viver com seus familiares. Ainda que, nos vilarejos, elas estejam cuidando de seus filhos. Eu quero que vocês todos sigam varnasrama-dharma. Este é um exemplo de varnasrama-dharma.
[Gokula dasa:] Se nós temos uma vida em família, devemos cuidar de nossa mãe e de nosso pai? *
[Srila Narayana Maharaja:] Sim, e ter uma boa relação com seus irmãos. O Senhor Rama quís dar o seu reino para Bharata e Bharata quís dá -lo para Rama. Eles não duscutiram por isto. Nos dias de hoje, é o contrário; nos discutimos pelos nossos próprios interesses. Deveríamos ser como Rama e Bharata.
Sri Caitanya Mahaprabhu nos disse para sermos como uma árvore. Uma árvore dá folhas, frutas, troncos, flores, sucos, sombra e madeira para o próximo. Nós não deveríamos tentar viver nossas próprias vidas, mas para os outros. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja deixou tudo em sua idade avançada e viajou pelo mundo inteiro para o benefício do proximo. Eu, também, estou viajando para trazer o benefício mais elevado para todos, e para seguir nosso guru-parampara.
[Mahaprabhu dasa, da Austrália, disse a Srila Gurudeva que sua filha de 13 anos, Tulasi dasi estava ali para vê -lo]
[Srila Narayana Maharaja:] Ela veio para ouvir hari-katha?
[Mahaprabhu dasa:] Sim. Ela recebeu sua iniciação há uns anos atrás,e agora quer que o senhor lhe conceda a segunda iniciação.
[Srila Narayana Maharaja para Tulasi dasi):] Quantas voltas você canta?
[Tulasi dasi:] Eu estou me esforçando.
[Srila Narayana Maharaja:] Quantas voltas você está cantando?
[Tulasi dasi:] Duas voltas.
[Srila Narayana Maharaja:] Muito bom. Mas, diksa agora, não.Quando você realizar as glórias dos Santos Nomes – que os Santos Nomes podem salvar você da dor de ilimitados nascimentos e mortes, então você cantará mais. Dinheiro e coisas mundanas não podem fazer você feliz. Estes Santos Nomes irão lhe conceder Krsna-prema. Você será capaz de servir Radha e Krsna para sempre. Quando você realizar isto, então cantará mais. Quando eu for a Austrália, você poderá receber o diksa-mantra.

[*Nota de rodapé – as palavras de Srila Maharaja inspiraram quest&oatilde;es duas horas mais tarde: [Pergunta:] No darsana da manhã você disse que deveríamos seguir varnasrama-dharma. Você disse que deveríamos seguir nossa mãe, pai e irmãos.
[Srila Narayana Maharaja:] Não somente no Dia dos Pais.

[Pergunta:] Ainda que tenhamos uma mãe, pai e irmãos materialistas?
[Srila Narayana Maharaja:]Aqueles que são grhasthas (chefes-de-famí lia) deveriam fazer isto, e aqueles que são renunciados, que renunciaram ao mundo, deveriam servir seu santo mestre.

[Pergunta:] Um chefe de família deve servir mesmo seu pai e sua mae de sangue?

[Srila Narayana Maharaja:] Sim, eles deveriam servir mãe, pai e irmãos – mesmo se seus pais sejam devotos ou não. Caso contrário, eles terão que ir para o inferno. Todos que não são devotos puros são endividados com os outros neste mundo. Quando meu pai vinha para Mathura, eu colocava a poeira de seus pés sobre minha cabeça.

[Sripad Madhava Maharaja:] Seu pai era um devoto.

[Srila Narayana Maharaja:] Apesar de eu ser um sannyasi e ele ser um grhastha, eu procedia assim. Ele foi meu primeiro guru. Ele me ensinou o Mahabharata, Ramayana e outras escrituras.

*[Eles servem aos seus pais para lhes inspirar a se tornarem devotos. Os pais recebem boas impressões ao lembrar de como suas crianças devotas sempre lhe oferecem respeitos, e lhes levam prasadam e boas notícias sobre a melhor coisa para o seu bem-estar eterno. –ed.]

Conselho Editorial: Pujyapada Madhava Maharaja, Sripad Brajanath dasa e Sri Prema-prayojana dasa
Editoração: Syamarani dasi
Transcri ção: Vasanti dasi
Tradução : Govinda dasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário