sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O DIA DO APARECIMENTO DE SRILA BHAKTI PRAMODA PURI GOSVAMI MAHARAJA




Por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja15 de Outubro, 2007 é o divino aparecimento de Parama-pujyapada Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja. Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja proferiu essa palestra em Hindi, que então foi traduzida por Sripad Madhava-priya brahmacari, in 2001.]Todas as glórias a Sri Sri Guru e GaurangaAs seguintes palavras são uma oferenda sincera (puspanjali) aos pés de lótus de Parampujyapada astottara-sata Sri Srimad Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja em sua divina lembrança:Em novembro de 1946, eu deixei minha casa e vim para Sri Devananda Gaudiya Matha em Sri Dhama Navadvipa. Depois de pouco tempo, em 1947, no final do Sri Navadvipa Dhama Parikrama, o qual foi realizado na ocasião no divino aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, eu tomei abrigo aos pés de lótus de meu mais amado om visnupada astottara-sata Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Ele fez minha vida bem sucedida ao me iniciar em harinama e diksa. Depois da celebração do Gaura Purnima e Sri Dhama Parikrama, acompanhei Gurudeva a uma das filiais da Sri Gaudiya Vedanta Samiti, chamada Sri Uddharana Gaudiya Matha em Chinchurah.Foi lá, na Sri Uddharana Gaudiya Matha, que tive a audiência dos pés de lótus de Parampujyapada astottara-sata Sri Srimad Bhakti Pramoda Puri Gosvami pela primeira vez. Ele já havia aceitado a ordem renunciada em 3 de Março de 1947 na Sri Gaura-Gadadhara Matha em Campahatti, de nitya-lila pravista om visnupada astottara-sata Srila Bhakti Gaurava Vaikhanas Maharaja, um dos proeminentes sannyasas discípulos de jagad-guru Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada.Fiquei muito impressionado ao me encontrar com ele, e meu mais amado Gurudeva, Sri Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, engajou-me em seu serviço. Todos os dias eu costumava ir tomar banho com ele no Ganges, carregando suas roupas, kaupin e kamandalu (pote de água). Depois de tomar banho, eu carregava suas roupas molhadas e seu kamandalu, agora já cheio de água, de volta para nossa Matha, e então eu dava prasadam para ele. Além disso, eu seguia as instruções que ele costumava gentilmente me dar em várias ocasiões. Eu submissamente coloquei muitas questões diante dele, e ele costumava responder a todos os meus questionamentos com muita afeição.Durante nossas discussões naqueles dias, ele costumava contar-me sobre a história de sua vida. Seu nome anterior era Pramoda Bhusana. Seus pais eram religiosos e da casta brahmana (Cakravarti) . Ele nasceu em 8 de Outubro de 1898 no vilarejo de Gangananda Pura no distrito de Jessore, hoje conhecido como Bangladesa. Desde sua mais tenra infância, ele era afeicionado a hari-kirtana, cantando os santos nomes do Senhor. Ele sentia tanto prazer em ouvir, que às vezes esquecia de sua condição corpórea.Durante sua vida de estudante, ele encontrou um Gaudiya Vaisnava chamado Sri Bhaktiratnakara Thakura. Sri Bhaktiratnakara Thakura foi a primeira pessoa a apresentá-lo aos livros de Srila Bhaktivinoda Thakura. Depois de receber os livros, ele os estudou inteiramente, e então começou a ler o Sri Caitanya-caritamrta na associação daquele Vaisnava.Depois de obter graduação em bacharelado na Universidade de Calcutá, ele quis continuar sua educação, mas o dever de manter a família caiu sobre seus ombros. A contragosto ele deixou seus estudos e aceitou o emprego na Post Commission em Calcutá. Foi durante esse período que ele conheceu jagad-guru nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada e foi profundamente influenciado pelo ouvir de seu poderoso hari-katha. Em 1923, na auspiciosa ocasião do Sri Krsna Janmastami, ele recebeu diksa de Srila Prabhupada na Ultadanga Gaudiya Matha e a ele foi dado o nome de Sri Pranavananda Brahmacari.Srila Prabhupada Sarasvati Thakura ficou imensamente satisfeito com sua equanimidade, total rendição, serviço amoroso dotado de bhava, e especialmente com sua arte de escrever. Portanto, foi dada a ele a responsabilidade de coordenar o sankirtana, a pregação, hari-katha, publicação da Dainika Nadia Prakasa, e a compilação dos artigos para os jornais da Sri Gaudiya Matha.Pelo serviço da brhad-mrdanga (publicação de livros), Srila Puri Maharaja ficou em vários lugares como Calcutta, Krsna Nagar e Mayapura. Por causa da pregação de gaura-vani, a mensagem de Gaurasundara, ele viajou não apenas pela Bengala, mas também por muitos lugares na Índia, e alcançou grande sucesso. Ele algumas vezes viajou com seu Gurudeva, Srila Prabhupada, e algumas vezes com os íntimos discípulos sannyasas sêniores de Srila Prabhupada. Desta forma ele serviu seu Gurudeva internamente, mano'bhista seva, realizando seus mais íntimos e profundos desejos.Depois do desaparecimento de Srila Prabhupada, Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja ficou poucos meses com meu amado Gurupadapadma Sri Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, Srila Bhakti Dayita Madhava Gosvami Maharaja, Srila Bhakti Raksaka Sridhara Gosvami Maharaja, e outros irmãos espirituais. Eu tive uma maravilhosa oportunidade de serví-lo e ouvir seu hari-ktha durante esse período. Ele tinha tanta afeição por mim que costumava me considerar como seu discípulo, e eu cotumava dar-lhe respeitos como eu dava a meu Gurudeva. Em numerosas ocasiões, ele me abençoou com abundante amabilidade.Uma vez, quando estávamos na Chinchurah Matha, fomos juntos nos banhar no Ganges. Eu estava carregando suas roupas e pote de água, e também minha própria lota (caneca) que eu ainda possuía da minha anterior vida familiar. Eu os coloquei no chão do ghata e nós dois entramos na água do Bhagavati Bhagirathi para nos banharmos. Depois do banho, vi que minha lota havia sumido. Ela havia sido levada pelas ondas do Ganges, que era muito próximo do oceano naquele local. Pujyacarana Puri Maharaja sorriu e disse, "Você deixou sua casa, família, esposa, filho e riqueza para se tornar um Vaisnava renunciado, então qual a necessidade de se apegar a uma lota?" Eu também estava sorrindo. Pegando suas roupas molhadas e o pote de água, voltamos para a matha. Enquanto esteve presente, toda hora ele costumava lembrar-me desse passatempo, e eu também não posso esquecer a misericórdia que ele lançou sobre minha vida.Depois de um longo tempo, a Prapujya-carana Srila Puri Gosvami Maharaja foi dada a responsabilidade de servir a Deidade de Sri Ananta Vasudeva de Kalna. O Rei de Vardhman era incapaz de servir essa Deidade. Quando ele notou a pura disposição e devoção de Srila Puri Gosvami Maharaja, ele ficou imensamente impressionado e ofereceu o serviço de Ananta Vasudeva a ele. Mais tarde, Srila Puri Maharaja se encarregou do templo juntamente com seus discípulos. Eu também fui lá para ter sua audiência muitas vezes em Kalna.Eu sempre o via ocupado em escrever. Sua caneta nunca parava. Ele costumava passar todos os momentos escrevendo artigos sobre bhakti pura, quando quer que ele tivesse uma chance depois de ter completado seu número fixo de voltas de harinama, após ter servido a Deidade, e depois de estudar os sastras. Ele também costumava entregar muitos artigos aos jornais das diferentes Gaudiya Mathas. Especialmente, ele era o editor do "Sri Caitanya Vani", o jornal da Matha de Srila Bhakti Dayita Madhava Gosvami Maharaja.Nos últimos anos de sua vida, ele ficou em Sridhama Mayapura, onde estabeleceu a Sri Gopinatha Gaudiya Matha em Isodyana. No último estágio de sua vida, ele ficou em Bankim Muhana Cakratirtha em Sri Purusottama Dhama. Finalmente, ele entrou na nitya-lila, em 22 de Novembri de 1999, às 2h07 am.Todas as vezes em que fui a Sridhama Vrndavana, Sridhama Mayapura, ou Calcutta, tive a boa fortuna de ter a audiência de seus pés de lótus. Nessa época eu costumava apresentar a ele quaisquer novas publicações que eu tivesse produzido em nossa Matha em Hindi, como o Jaiva Dharma, Caitanya Siksamrta, os Ensinamentos de Sriman Mahaprabhu, Bindu de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Kirana e Kana, Upadesamrta, Manah Siksa, Raga Vartma Candrika e também outras publicações em Inglês.Ele ficava deleitado em receber todos aqueles livros de mim, e em troca me inspirava e instruia para que eu publicasse mais livros da filosofia da Gaudiya Vaisnava. Quando quer que ele me encontrasse, perguntava, "Que novas publicações estão vindo em Hindi?"Ele estava presente para nos pacificar quando nosso amado Gurudeva entrou na nitya-lila e também quando o Samadhi Mandira foi estabelecido na Sri Devananda Gaudiya Matha. Durante sua visita, ele nos disse com o coração derretido, "Vinoda Da (Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja) era muito afeicionado por nós. Todas as vezes que ele soube que Vinoda Da esteve em Mayapura, cancelávamos nosso programa e visitávamos Mayapura." Ele disse que não havia ninguém tão calorosamente afeicionado como Vinoda Da.Desta forma, Srila Puri Gosvami Maharaja era completamente entregue e um dos associados internos de Srila Prabhupada. Na hora de realizar kirtana e dar aulas, ele fechava seus olhos, que ficavam cheios de lágrimas, estando incessantemente imerso na bhava de bhakti. Ele expressava tais profundas realizações enquanto discursava bhakti-tattva e rasa-tattva, e toda sua audiência de encantava.Ele era a personificação do verso de Sriman Mahaprabhu, "trnad api sunicena" (mais humilde que uma folha de grama). Ele era o mais elevado devoto auto-realizado e sempre apreciava profundamente o mérito dos outros. Até esse dia, eu nunca o vi criticar ninguém, e ele costumava dar inspiração e respeito até mesmo a essa insignificante pessoa que é destituída de bhakti.Eu frequentemente o via andando com sua danda, viajando descalço em Navadvipa Dhama e Vraja Mandala Parikrama. Até mesmo nessa idade avançada, eu o via fazendo parikrama, sem comer e beber, e sempre cantando kirtanas e proferindo hari-katha.Eu fui vê-lo quase um mês e quinze dias antes de seu divino desaparecimento. Nessa época ele não estava mais falando e mantinha seus olhos fechados. Eu segurei seus pés de lótus e disse, "Sou seu servo mais insignificante, Narayana Maharaja." Ao ouvir isso, ele segurou ambas as minhas mãos nas suas e deu-me suas bençãos. Então ele ordenou que seus servos me dessem prasadam. Eu não sei se ele falou com mais alguém depois daquele momento. Ele entrou na nitya-lila com a idade de 101 anos.Ele era perito em todo siddhanta e um devoto puro na linha de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada, e eu sentia muita inspiração em suas bençãos e instruções. Agora, depois de sua entrada nos passatempos do Senhor, estou privado de tocar aquela mão que costumava me conferir abundantes bençãos e inspiração, e por isso sinto uma profunda trsiteza em sua ausência.Desta forma ofereço sri sri puspanjali aos pés de lótus de tal parama-niskincana (renunciado mais elevado) mahabhagavata (devoto mais superior), Sri Sri Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja. Que ele fique satisfeito para derramar sua misericórdia sem causa sobre mim.Vaisnava krpalesaprarthi, Tridandisvami Bhaktivedanta Narayana MaharajaConselho Editorial: Pujyapad Madhava Maharaja, Sripad Brajanath dasa e Sri Prema Prayojana dasaEditor Assistente: Hariballabha dasiEditoração: Syamarani dasiTradução para o Português: Acyuta-priya dasi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário