terça-feira, 11 de outubro de 2011

Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja


Nunca esqueça Sri Guru

“Hoje é viraha-tithi de nosso Gurudeva, o dia no qual nós sentimos saudades dele. Mesmo que, o aparecimento e o desaparecimento daqueles que estão na nossa linha Gaudiya guru-varga tenham a mesma importância, um homem comum normalmente pensa que ele precisa se devotar fielmente a seu Gurudeva apenas pelo tempo em que o guruestá presente fisicamente. Tal pessoa tende a esquecer de seu Gurudeva quando seu ele parte desse mundo, ou em outras palavras, oculta seus passatempos manifestos. Tal atitude sem coerência é exterminada através do engajamento constante no serviço a Sri Hari, Guru e Vaisnavas. Se eles são os objetos constantes de nossas lembranças, não será possível esquecê-los. Mas se nós somos motivados a tentar adquirir algum ganho através deles, nós iremos facilmente esquecê-los.”

Sri Guru – Nosso guia constante

“Enquanto Srila Gurudeva está presente fisicamente, nós devemos desejar aprender o processo de sadhana-bhajana dele. Mas ao contrário, nós estamos mais interessados em saber as respostas de perguntas como: ‘Como eu poderei manter minha vida?’, ‘Como eu irei ter comida?’ e ‘Como eu terei roupas para me vestir?’ Para aqueles que são verdadeiros sadhakas, no entanto, comer, dormir e se vestir não têm real importância. Tais sadhakas dão valor apenas àquilo que encrementa seu sadhana-bhajana.

Por causa de nossa carência, nós devemos continuar tentando com paciência. Nós devemos continuar seguindo as instruções de Hari, Guru e Vaisnavas – isso é de máxima importância. Nós ouvimos repetidamente os mesmos assuntos, mas nossos corações e mentes não conseguem conter o que ouvimos. E mesmo que nós consigamos conter algo, essa capacidade de manter informações mentalmente apenas não tem nenhum valor. É necessário praticar o que ouvimos e viver de acordo com isso. Apenas assim o que ouvimos tem alguma significância verdadeira. Mas mesmo quando ouvimos, ouvimos e ouvimos muitas vezes, ainda assim nós tendemos a esquecer o que ouvimos rapidamente.”

O trecho abaixo foi traduzido de uma aula dada por Srila Gurudeva no dia do desaparecimento de Paramagurudeva em 1992:

“Esse mês pertence a Radhika, e o fato de que meu Guru Maharaja tenha adentrado os passatempos eternos nesse mês é um fato especial e precioso. Meu Guru Maharaja tinha uma caraterística distinta: dentro dele imenso guru-nistha existia, fé resoluta e devoção pelo seu próprio guru. Guru-nistha é a coluna vertebral de hari-bhajan. Sem guru-nisthaninguém pode fazer bhajan. Meu guruji estava sempre preparado para dar sua própria vida a seu guru. Certa vez em Navadvipa os sahajiyas,babajis, e smarta-brahmanas que eram contra a pregação de Prabhupada (Bhaktisiddhanta Saraswati) o atacaram e tentaram matá-lo. Quando todos começaram a correr, ocorreu um momento de pânico. E nesse momento, meu guruji, que na verdade era muito parecido com Srila Prabhupada, trocou suas próprias roupas brancas pelas roupas assafroadas de Prabhupada e espertamente fez com que Prabhupada pudesse escapar para Mayapura. Exemplos de discípulos assim que estão literalmente preparados a arriscar suas próprias vidas pelos seus gurus são realmente muito raros.”

Aula dada por Srila Vamana Maharaja em 28 de fevereiro de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário