segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Divino dia do Desaparecimento de Srila Jiva Gosvami



Oahu, Havaí: 16 de Janeiro de 2002 (Parte 1)
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Neste ano de 2013 celebramos a data do desaparecimento de Srila Jiva Gosvami no dia 14 de janeiro. Abaixo segue uma aula sobre ele dada na ocasião do dia de seu desaparecimento.
[Hoje é um dia muito auspicioso. Hoje celebramos o Divino dia do desaparecimento de Srila Jiva Gosvami. Por outro lado, não observamos os dias de desaparecimento do Senhor Krsna, Senhor Caitanya Mahaprabhu, Senhor Rama ou qualquer outra encarnação de Bhagavan. Observamos somente os dias de desaparecimento dos associados dEle.
Através do cumprimento de tais preceitos, podemos aprender relevantes fatores acerca de suas Deidades adoráveis a saber: Sri Sri Radha-Krsna, Sriman Mahaprabhu e o Senhor Nityananda Prabhu. Poderemos assim, compreender como eles praticaram bhakti-yoga e receberam a oportunidade de servir a Krsna e a Mahaprabhu. Podemos também, através dos exemplos de vida de Seus associados, aprender a aceitação correta de sadhu-sanga, bhajana-kriya e anartha nivrtti assim como, a gradual ascensão nos estágios de nistha, ruci, asakti e rati. Isto constitui um fato de grande relevância para nós. (Embora os referidos devotos, eternos associados de Sri Krsna e Mahaprabhu, sejam nitya-siddha, às vezes vemos que eles atuam como almas condicionadas. Desta forma, eles servem de exemplo para que uma alma condicionada saiba como se elevar ao estágio de devoção pura e imaculada.)
Sri Caitanya Mahaprabhu, Svayam Bhagavan o próprio Sri Krsna, apareceu neste mundo imbuído da beleza e do humor intrínseco de Srimati Radhika. Todavia, foi Srila Rupa Gosvami que estabeleceu neste mundo o Seu mais profundo e secreto sentimento interno (do coração). Se Srila Rupa Gosvami não tivesse aparecido, possivelmente não seríamos capazes de compreender a verdadeira identidade de Sri Caitanya Mahaprabhu. Srila Jiva Gosvami serviu Srila Rupa Gosvami. O crédito de todas as publicações das obras Vaisnavas de Srila Rupa Gosvami deve ser oferecido a Srila Jiva Gosvami que ao publicar as suas obras, consumou o mais íntimo desejo de seu mestre e mentor espiritual. Naquela época, a publicação de livros era demasiadamente difícil posto que, os escritores tinham que escrever suas obras com suas próprias mãos e canetas face a ausência de gráficas e impressoras. Jiva Gosvami escreveu, com sua própria caligrafia, uma cópia de cada um dos livros de Srila Rupa Gosvami.
Jiva Gosvami era a pessoa mais erudita naquele período preservando assim, o legado de Srila Rupa Gosvami. Como Jiva Gosvami estava sempre na associação de Srila Rupa Gosvami, ele pode escrever diversos comentários em consonância com o Rupanuga Vaisnavismo. Se não fosse ele, todos os livros de Srila Rupa Gosvami teriam sido
perdidos. Alem disso, ele pregou extensivamente para Sri Syamananda Prabhu, Sri Narottama dasa Thakura, e para Sri Srinivasa Acarya. Tente servir a causa da missão Sri Caitanya Mahaprabhu assim como ele o fez.
Os assim chamado gurus da atualidade aspiram ter vários discípulos. Com este intuito, eles treinam pessoas as quais tornam-se seus representantes e agentes que em troca de dinheiro, procuram novos discípulos para eles. De forma completamente oposta, Srila Jiva Gosvami assim como os outros cinco Gosvami tiveram um comportamento completamente diferente. Quantos discípulos Srila Raghunatha Das Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Rupa Gosvami e Srila Raghunatha Bhatta tiveram? Srila Jiva Gosvami não teve nenhum discípulo formal embora podemos constatar que o mundo inteiro é na verdade discípulo dele. Sri Syamananda Prabhu foi iniciado por um outro guru chamado, Sri Hrdaya Caitanya, Srila Narottama dasa Thakura fora iniciado por Srila Lokanatha dasa Gosvami, e Srila Srinivasa Acarya por Srila Gopala Bhatta Gosvami.
Todavia, todos tomaram refúgio em Srila Jiva Gosvami que os ensinou os Vedas, Upanisads e todos os outros sastras. Ele também lhes explicou de forma extensiva todos os tattvas estabelecendo assim, as conclusões e verdades filosóficas.
Eles desejavam receber a iniciação dele porém, ele se recusou dizendo-lhes, “Existem diversos Vaisnavas elevados. Eles são mais qualificados do que eu. Por favor, dirijam-se a Lokanatha Gosvami, e a Gopal Bhatta Gosvami.” Na verdade, eles não tinham a intenção de seguir as instruções de Srila Jiva Gosvami já que eles desejavam que ele fosse o seu guru. Ainda assim, eles seguiram a sua instrução. Srila Narottama dasa Thakura tomou abrigo em Srila Lokanatha Prabhu e Srinivasa Acarya Prabhu em Srila Gopala Bhatta Gosvami.
Lokanatha Gosvami recusou-se a conceder iniciação a Narottama dasa Thakura embora o mesmo esperou por tal misericórdia por muitos anos. No período noturno, Narottama dasa limpava o local onde Lokanatha Gosvami costumava defecar. Mediante tal ato de sinceridade e firme propósito, Lokanatha Gosvami decidiu iniciar Narottama dasa Thakura. Similarmente, Gopal Bhatta Gosvami não almejava ter nenhum discípulo porém, mediante a solicitação de Srila Jiva Gosvami, ele acabou aceitando apenas um discípulo– Srinivasa Acarya.
Estes dois discípulos acompanhados de outro Vaisnava elevado, Syamananda Prabhu,
foram até a Bengala onde centenas e centenas de pessoas seguiram seus passos e preceitos.
Similarmente, Srila Gaura Kisora dasa Babaji também não desejava dar iniciações tão pouco, ter discípulos. Face a solicitação especial de Srila Bhaktivinoda Thakura, ele concedeu iniciação a seu filho, Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami. Srila Gaura Kisora dasa Babaji percebeu internamente (em seu coração) que, caso ele não iniciasse Srila Sarasvati Thakura, certamente o mesmo padeceria e morreria. Então, Srila Babaji Maharaja decidiu dar-lhe iniciação. Posteriormente, seu discípulo, Srila Sarasvati Thakura, realizou um milagre ao formar discípulos na Bengala, em diversas localidades da Índia assim como em diversos países. Mediante este fato, levanto uma questão, “Quem é mais misericordioso, o guru ou o discípulo? Podemos perceber que o discípulo é mais misericordioso do que o seu próprio guru pois, constantemente eles se deslocam para diversas localidades solicitando e convidando a todos a experimentarem a misericórdia de seu guru.
Certa feita, Srila Lokanatha Gosvami e seu discípulo Srila Narottama dasa Thakura estavam engajados em bhajana. Naquele momento, uma pessoa, sedenta por água, passou por eles. Em primeiro lugar, ele passou por Lokanatha Gosvami cuja qualidade do cantar (ele estava completamente absorto) não o possibilitou notar tal pessoa. Depois, ele dirigiu-se até Narottama dasa Thakura, que parou o cantar a fim de servir um pouco de água a pessoa com sede. Lokanatha Gosvami compreendendo este fato, posteriormente falou
a Narottama dasa Thakura, “Você não é qualificado. Você deve voltar imediatamente para a sua aldeia (local de nascimento). Eu não quero um discípulo como você. Você não tem fé nos nomes de Sri Krsna Bhagavan. Os nomes de Krsna não são diferentes dEle mesmo. Krsna manifestou todos o Seu poder, beleza e opulência em Seus nomes os Quais, são mais poderosos do que Ele mesmo entretanto, você não tem fé nesta conclusão e verdade.”
[Srila Maharaja explicou outrora, que o real bhajana possibilita a tal sadhaka o serviço direto a Srimati Radha e Sri Krsna no momento em que o mesmo canta os Santos Nomes. Srila Lokanatha dasa Gosvami disse a Srila Narottama dasa que ele não estava qualificado posto que, ele interrompera o serviço a Radhika e Krsna ao parar o cantar e buscar água para uma pessoa comum. Na verdade, se Srila Narottama tivesse continuado o seu bhajana tanto Krsna quanto a pessoa que solicitava água ficariam satisfeitos com ele. Através de um arranjo de Krsna (a pessoa sedenta certamente conseguiria água em outro local assim como Srila Narottama dasa Thakura interrompera seu bhajana somente por vontade de Krsna e não por ausência de absorção. Na verdade, tudo não passou de uma lila do Senhor) Srila Narottama dasa Thakura seguiu com fé firme as instruções do seu Gurudeva. No percurso de sua pregação, sempre sob o consentimento interno do seu Gurudeva, Srila Narottama dasa Thakura iniciou milhares e milhares de discípulos.
Eu creio que Srila Narottama dasa Thakura é muito mais misericordioso do que seu
Gurudeva. Embora Lokanatha Gosvami seja uma manjari e Narottama dasa Thakura também seja uma manjari, parece que Narottama dasa Thakura é mais misericordioso face a sua extensiva pregação histórica. Similarmente, podemos perceber que Lokanatha
Gosvami também fora extremamente misericordioso ao desconectar-se do seu único discípulo, que o serviu de perto, a fim de beneficiar os residentes da Bengala.
Há muitos ensinamentos através dos quais podemos refletir a este respeito. Se Srila Jiva Gosvami não tivesse escrito as seguintes obras: os Sad-Sandarbha, “Sri Gopala Campu”, os comentários acerca do Sri Ujjvala Nilamani, Sri Bhakti-rasamrita-sindu e outros, certamente não teríamos conhecimento da misericórdia de Srila Rupa Gosvami. Portanto devemos oferecer os nosso sinceros respeitos hoje a Srila Jiva Gosvami e orar para que possamos servir nosso Gurudeva assim como ele serviu Srila Rupa Gosvami ao manifestar a identidade e os propósitos de Sri Caitanya Mahaprabhu e Sri Sri Radha-Krsna. Concluímos assim, que é muito raro encontramos uma pessoa como ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário