segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SERVIÇO DEVOCIONAL

(Palestra de Hari Priya dasi)

Sri Sri Gauranga Radha Govinda Math
São Paulo – 31 de março de 2004

No caso a devoção para se chegar em consciência de Krsna, a nossa 
meta é muito elevada.  Sri Rupa Gosvamipada escreve no Sri Bhakti-
rasamrta–sindhu um verso que fala que há dois caminhos para que 
possamos entrar no caminho da devoção  profundamente, há dois 
caminhos. Primeiramente devemos ter um amor espontâneo, uma vontade 
espontânea para servir a Suprema Personalidade de Deus. E, também 
devemos estar completamente absortos no serviço prático ao Senhor. 
Assim, ele deu dois critérios: este amor espontâneo e o serviço 
completamente absorto. Mas, no nosso estágio de consciência o que 
podemos fazer? Nós não somos tão avançados, a nossa mente sempre 
esta indo aqui e ali, em todo local, perdendo tanto tempo em estudos 
materiais e fazendo tantas outras coisas. É tudo tão diferente das 
escrituras que diz que nós temos que nos absorver vinte e quatro 
horas por dia neste processo. Estamos um pouco longe disto, então o 
que fazer? 
Nas escrituras existe o exemplo de um rei, o seu nome é Ambarisa 
Maharaja e o nome do seu pai era Ambava Maharaja, ele era um rei. 
Ambarisa Maharaja estava junto com seus outros irmãos no gurukula 
(escola). O que eles estudavam nesta escola? O que eles aprenderam 
depois que voltaram para o reinado de seu pai?  Depois que eles 
passaram por estes estudos e voltaram para o reinado, pensaram em 
dividir o reinado do pai em várias partes, dividir as 
responsabilidades e cada um cuidar de sua parte. Quando todos os 
irmãos se reuniram para dividir o reinado, fizeram a divisão do 
reinado, mas pensaram em não darem nada para Ambarisa Maharaja, pois 
ele era um brahmacary. "Ele é muito estrito em sua devoção. Por ser 
muito firme neste caminho, ele não vai querer nenhuma parte se 
quisermos dar, então é melhor fazer a divisão e não colocar o nome 
dele", eles pensaram. Um dia o pai deles voltou para  o reinado, e 
observou que seus filhos haviam dividido todo o reinado e estavam 
brincando com Ambarisa Maharaja: "Ó, você não tem nenhum reinado, 
então você pode ficar com nosso pai".  Assim, neste momento Ambarisa 
Maharaja ficou muito irado. Deste modo, junto com Angira Rsi ele 
resolveu fazer um sacrifício de fogo, pois estava com muita raiva. 
Mas, o pai dele o avisou que no sexto dia de sacrifício, o sacerdote 
iria esquecer os mantras, e o aconselhou a ir lá e lembrá-lo dos 
mantras. No sexto dia, ele foi até o local onde estava ocorrendo o 
sacrifício e ele lembrou os sadhus que estavam lá,  de seus mantras. 
E as pessoas ficaram tão satisfeitas que o presentearam com jóias e 
presentes. Neste momento um cachorro chegou por lá e, esta 
personalidade num corpo de cachorro falou: "Estas jóias e 
preciosidades são todas de minha propriedade". Esta personalidade 
era o Senhor Siva na forma de cachorro, porque o sacrifício de fogo 
estava sendo preparado para Ele. Então,  devido ao fato de que tudo 
havia sido oferecido a ele, então ele foi lá cobrar: "Vocês fizeram 
todo este sacrifício para mim e agora estão dando os meus 
pertences". Então,  Ambarisa Maharaja que recebeu os presentes 
devolveu-os novamente para Siva. Após o que, o Senhor Siva lhe deu 
uma benção: "Que você tenha todo o conhecimento transcendental".
Quem é o senhor Siva? Ele é conhecido como o Vaisnava mais elevado. 
Ambarisa Maharaja recebeu todo o conhecimento transcendental, assim, 
tendo tanto conhecimento transcendental ele teve controle de muita 
riqueza. E, com todo este conhecimento estava administrando muitos 
planetas, devido a estas bênçãos e aos poderes que ele recebeu, 
estava sempre absorto na Suprema Personalidade de Deus. Estava 
sempre ocupado em servir o Senhor. E, como ele estava engajado em 
servir o Senhor? Ele usava sua mente para sempre meditar nos 
passatempos do Senhor; com a fala sempre glorificava as glórias do 
Senhor Supremo; usava suas mãos para sempre limpar o templo;  com 
seus olhos sempre estava tendo darshana e vendo as formas das 
deidades  e,  com seus olhos ainda, estava sempre olhando para 
outros devotos;  com seu tato sempre se ocupava em tocar os pés de 
lótus dos devotos;  com a sua capacidade de olfato estava sempre 
sentindo o aroma das flores que eram oferecidas as deidades; e,  com 
seus pés fazia parikrama, circundando os locais sagrados. 
Qual é o signficado de parikrama? Pari significa todo, e krama 
significa degrau. Então, parikrama significa todo degrau ou passo, 
ou o que devemos fazer a cada passo. Então, a cada passo devemos 
estar procurando por Krsna. 
Quando vamos ao parikrama de Vrajamandala, sentamos numa floresta 
chamada Lauhavan, uma das doze florestas que lá existem. E, Gurudeva 
não esteve junto conosco o ano passado, ele voltou um pouco antes 
para o templo, mais cedo. Mas, junto conosco, neste local, havia 
muitos sannyasis e brahmacaris muito qualificados. Então, quando 
chegaram os doze ônibus repletos de devotos, eles começaram a sair, 
eram muitos e muitos devotos e todos eles começaram a andar por este 
local chamado Lauhavan. Alguns estavam brincando e dando risada, 
outros bebendo a água do lago, e alguns outros estavam sentados em 
pequenos grupos. Neste momento, Sripad Vana Maharaja começou a 
falar. Ele fez uma pergunta para todos: "Vocês sabem o significado 
de parikrama? Parikrama significa a cada passo. Significa que 
estamos procurando por Krsna a  cada passo". 
Então, quando vamos ao parikrama de Vrajamandala temos que ter este 
humor de estar procurando: "Onde está Krsna? ... Estará ali ou lá?
Sempre temos que estar procurando por Krsna. Se fizermos um 
parikrama e não encontrarmos com Krsna, devemos dormir com a 
esperança de que amanhã o encontraremos em algum local. Na verdade, 
quando saímos para parikrama, na realidade saímos para procurar 
Krsna.
  Assim, Ambarisa Maharaja estava sempre fazendo parikrama com este 
humor. Para que ele usava sua cabeça? Para prestar reverências às 
deidades e aos outros devotos. Quando abaixamos nossas cabeças em 
relação a outro devoto, qual é o significado deste ato? O sentido 
simbólico é que,  estamos tentando abandonar nosso falso ego e nos 
tornar devotos humildes. Assim, nama significa abandonar, deixar... 
Quando abaixamos a cabeça, estamos tentando deixar nosso orgulho e 
desenvolvendo pura humildade. Por exemplo, quando estamos tomando 
darsana (a visão das deidades), na verdade, quem está tomando 
darsana? Estamos tomando darsana mas, podemos ver Sri Sri Radha 
Govinda? Eles podem nos ver, nós não somos cegos, mas não podemos 
ver o Senhor. 
Quando chegamos a prestar reverências não devemos prestar de frente 
por exemplo. Repare que prestamos reverências com o nosso lado 
esquerdo voltado para as deidades. Porque o lado esquerdo é o lado 
do serviço e porque o servo sempre fica do lado esquerdo. Então, 
desta forma, prestamos reverências voltando nosso lado esquerdo para 
as deidades,  para que o Senhor Supremo possa nos ver de forma 
clara. Se prestarmos  reverências de frente, ele não  poderá nos ver 
de forma clara. 
Ambarisa Maharaja conseguiu engajar todos os sentidos no serviço 
devocional.   Independente do quanto seja difícil de viver nesta 
vida material, primeiramente, antes de cada ato, devemos 
pensar: "será que este ato que vou fazer é serviço devocional ?" 
Talvez isto não seja serviço devocional. Tudo bem pode não ser , 
mas: "será que isto é favorável ao meu serviço devocional ?" Então, 
depois de pensar e analisar você deve abandonar esta atividade: "Não 
vou agir desta forma". No entanto, Ambarisa Maharaja tinha um reino 
muito vasto. Ele era muito rico e poderoso, podia ter qualquer coisa 
que quisesse, não precisava pedir nada para ninguém. Mesmo tendo 
tantas coisas para ele, ainda assim ele era o rei de seus sentidos, 
ele estava reinando os seus próprios sentidos, pois teve este poder 
e não usava para nenhum tipo de gratificação de seus sentidos, ele 
sempre estava direcionando seus sentidos para serviço devocional.  
Quando entramos neste caminho, podemos usar nossos sentidos como um 
escudo, colocando-o a nossa frente. 
Diz um ditado popular que "a mente vazia é a oficina do diabo", se a 
mantivermos vazia, durante todo o dia. Então, o serviço da mente 
será nos distrair a cada momento. A mente está sempre aceitando ou 
rejeitando algo. Devido a sua função, ela aceita o desfrute material 
sempre e rejeita o que não vai dar desfrute aos sentidos. Mas, a 
mente é muito sutil. Então, subconscientemente podemos não perceber 
mas, a nossa mente esta sempre falando alto, podemos estar 
profundamente controlando nossa mente, se usarmos os pés, as mãos, 
os olhos, a cabeça, tudo em serviço devocional, então, facilmente a 
mente será derrotada. Assim estaremos tão ocupados que se a mente 
pedir algo, podemos dizer: "Estou muito ocupado em serviço 
devocional que não vai dar tempo de fazer nada". Então, foi neste 
humor que Sri Raghunatha das escreveu seu Sri Mana-siksa. Neste 
primeiro verso do Sri Mana-siksa ele fala:

gaurau gosthe gosalaysu sujante bhsura-gane
sva-mantre Sri-namni Vraja-nava-yuva-dvandva sarane
sada dambham hitva kuru ratim apurvam atitara
maye svantar bhratas catubhir abhiyace dhrta-padah

"Ó minha querida irmã, minha mente tola! Agarrando aos seus pés, oro 
humildemente com palavras doces. Por favor, abandone todo o orgulho 
e desenvolva rati sublime e incessante por Sri Gurudeva, Sri 
Vrajadhama, pelos residentes de Vraja, pelo seu diksa-mantra, pelos 
sagrados Santos Nomes do Senhor e pelo abrigo em Kisora Kisori, Sri 
Sri Radha Krsna, o eternamente jovial casal divino de Vraja."

Então, desta forma, Raghunatha das Gosvami, esta orando e 
conversando com sua mente. Você deve ter apurva-rati, apurva 
significa único, sem precedentes. Devemos ter este apego sem 
precedentes, não simplesmente um apego qualquer. Assim, quando ele 
está conversando com a mente, ele esta falando sobre um apego que 
jamais ocorreu, mas um apego que você nunca sentiu. Então, todos nós 
temos a potência de desenvolver este apego único. Porque todos temos 
uma identidade espiritual. Da mesma maneira que eu e você somos 
diferentes, da mesma forma, a nossa alma tem uma identidade 
diferente, nem tudo é  igual. Todos nós temos a capacidade de 
desenvolver este apego sem precedentes pelo Senhor Supremo, mas onde 
é que este apego começa? Gaurau gosthe gosalaysu sujante bhsura-
gane... Primeiro em Sri Gurudeva. Se conseguirmos nesta vida 
desenvolver um apego sem precendentes por Sri Guru, podemos realizar 
que nesta vida já conseguimos muito. Sabendo ou não sabendo, Srila 
Gurudeva está nos ocupando em muitos tipos de serviço. Sem este seva 
que ele nos dá, iríamos estar numa situação muito perigosa, 
desfavorável. Seva, serviço não significa simplesmente varrer o 
templo. Também não significa pegar as suas contas e ficar cantando 
o "Hare Krsna" maha-mantra. Quando ele (o Guru) nos ordena a cantar 
este "Hare Krsna" maha mantra,  aí é serviço. O seva pode significar 
você falar para outra pessoa de Krsna. Tem muitos tipos de serviço 
em que Srila Gurudeva está nos ocupando. Primeiramente, devemos usar 
este corpo grosseiro em serviço. Somente através do corpo grosseiro 
é que o corpo sutil poderá ser subjugado. Desta forma, Ambarisa 
Maharaja está nos ensinando  através de seu exemplo como ocuparmos 
mente e palavras no serviço do Senhor Supremo. É comum que achemos 
que este passo da devoção seja muito difícil. Na verdade, não é 
difícil. Não obstante, nossa mente é tão malandra: "'Oh Hari Priya, 
este caminho da devoção é muito difícil eu vou lhe falar agora! Eu 
sei que é tão difícil, preste atenção!" Desta forma a mente está 
sempre falando, como uma pessoa sempre no nosso ouvido, o dia 
inteiro emitindo sua opinião. Imagine esta figura dando a opinião 
dela 24 horas por dia na sua orelha? Aí, o que você faz para esta 
pessoa ficar quieta? Você diz que vai concordar, mas que por favor, 
que ela lhe abandone. Então, desta forma nossa mente está falando 
para nós: "Este passo da devoção é tão complicado, tão difícil..." 
Mas, e se tamparmos o ouvido e sairmos correndo? Quer dizer que a 
gente abandonou esta coisa? Não, temos que sair e nos ocupar em 
algum seva. Devemos sempre lembrar que  a nossa associação com 
outros devotos é muito importante, irmãos e irmãs espirituais em 
serviço, é como um grande escudo. É como se estivéssemos vestindo um 
colete a prova de balas. Sem estas coisas, sempre estaremos sendo 
atacados pela loucura, ilusão, entre outras coisas. Se uma pessoa 
leva um tiro ela pode sobreviver. Mas se ela leva dois, três ou 
muitos, com muita sorte ela pode sobreviver. Mas, não é garantido 
que com um tiro alguém possa sobreviver. Então, temos que ser mais 
espertos e usarmos sempre um colete a prova de balas, na forma desta 
mentalidade de sempre estar servindo. Então, é isto que devemos 
aprender de Ambarisa Maharaja. Como ele conseguia ficar dia e noite 
sempre ocupando seus sentidos em serviços? 
Assim, as escrituras nos aconselham a praticar nirjana-bhajam. Fazer 
o serviço sozinho num lugar solitário. Mas, qual é o significado 
profundo desta palavra nirjana, nir significa sem, jana pessoas 
materialistas, sem a associação de pessoas materialistas, nivrti 
significa não fazer alguma coisa, quando você não faz uma coisa 
então existe o  outro lado da moeda. Neste caso se você não faz algo 
precisa fazer algo, se você não se associa com pessoas 
materialistas, você se associa com algum devoto. Este nirjana num 
sentido profundo significa se associar com devotos, com pessoas que 
estão no caminho da devoção. Ambarisa Maharaja nos dá um exemplo tão 
bom de praticar este processo de bhakti através de suas próprias 
atividades.
Devemos orar para que se a nossa mente não estiver sobre controle, 
então na nossa oração, possamos estar ocupados no serviço de Hari, 
Guru e Vaisnavas. Assim, lentamente, orando desta forma a nossa 
mente será controlada.

Gaura premanande!  

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