terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Natureza de um Suddha- Bhakta

por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada

Pergunta 1: É o serviço e associação pessoal com Srila Gurudeva essencial?

Resposta: Com certeza. É essencial ter contato pessoal com gurudeva. Aqueles que não desejam servir diretamente e se associar com o Sri Guru serão certamente desviados. O contato pessoal com o guru é o primeiro passo no caminho do serviço divino. Guru é para ser servido em cada ser. Se o guru não é servido, ninguém pode ser verdadeiramente servido. Eu não devo ouvir nada até que eu esteja autorizado a ouvir pelo meu mestre divino, Gurudeva

Pergunta 2: É a nossa identidade que somos servos do mais proeminente rupanuga (seguidor de Srila Rupa Gosvami), Sri Gurudeva?

Resposta: Sim. Os devotos de Sri Caitanya Mahaprabhu que se abrigaram em madhura-rasa (o sentimento de amante transcendental) orgulhosamente mantem a auto-concepção de que eles são os servos dos seguidores de Srila Rupa Gosvami. Ou seja, eles orgulhosamente se identificam como os servos do mais elevado rupanuga, Śrīla Gurudeva.

Pergunta 3: Qual é a maior bondade?

Resposta: ". Que sua mente tornar-se absorta em Sri Krishna" Este tipo de bênção, ou ser bem-querente, é a unica caridade para este mundo. Fazendo com que a consciência dos seres vivos tornem-se plenamente absortas em Sri Krsna é realmente a maior bondade. E oferecer Krsna-bhakti para todas as almas é sem dúvida a mais alta forma de altruísmo. A mente de um devoto esta permanentemente ocupada, exclusivamente para engendrar tal benevolência.

Vir a conhecer o Senhor Supremo é o maior conhecimento. As escrituras dizem: "vidyā bhāgavatāvadhi - Conhecer a Deus é o ápice da sabedoria."

Kahe prabhu ", kon sara vidyā-vidya madhye?"raya Kahe, "Krsna-bhakti vina vidyā Nahi Ara"

Sri Caitanya-caritamrta (Madya-lila 8,245)

Sri Caitanya Mahaprabhu perguntou: "Que forma de conhecimento e ensinamento, entre todas as formas de conhecimento, é a essência?" Sri Ramananda Raya respondeu: "Além de Krishna-bhakti, não há conhecimento."

A educação sem Deus, que está sendo oferecida e assimilada hoje não produz nenhum bem-estar para os habitantes deste mundo. Pelo contrário, ela produziu, está produzindo agora, e continuará a produzir pesados fardos para eles, e nada mais. Na verdade, a raça humana só vai atingir o seu maior bem-estar através da proliferação de compaixão de Sri Chaitanyadeva

Pergunta 4:Quem tera um destino brilhante e favorável?

Resposta: O destino, ou sorte, de seres humanos é de dois tipos. O destino de um tipo de pessoa é sombrio, enquanto o destino dos outros é brilhante. Somente aqueles com destino brilhante é que se esforçam para se envolver em hari-bhajana, e sómente eles atingiram hari-bhakti, nesta vida. Eles não têm que esperar por um proximo nascimento.

Ao tomar refúgio exclusivo aos pés de lótus de Sri Chaitanyadeva, vamos atingir o bem-estar espiritual pleno nesta vida. Mas mesmo depois de aceitar o caminho do bem-estar eterno, a entidade viva pode cair novamente, como resultado das más associações. Portanto, a cada momento temos de nos manter distantes da cobiça por riqueza, sexo e fama. Devemos sempre ouvir palestras sobre hari-bhakti, assim todas as formas de pensamento negativo irão desvanecer.

Pergunta 5: Quem é a pessoa mais benevolente?

Resposta: A mensagem de Sri Chaitanyadeva é tão verdadeira, tão grande, tão maravilhosa e tão magnânima que nenhum outro assunto pode chegar perto de comparar a ela. Apenas os servos fiéis a mensagem de Sri Caitanya, aqueles que condenam dharma, artha, kama e moksa (religiosidade materialista, a prosperidade mundana, gratificação dos sentidos e de liberação do sofrimento material) são verdadeiramente benevolentes.. “E essencial que apenas uma vez possamos refletir com mente aberta de como é vasta a inteligência, meditação e benevolência dos devotos de Goura. Que a compaixão de Sri Caitanya-candra me livre desses pensamentos maléficos: "Vou comandar os outros", "deixe-me ser servidos por todos os outros"..

Pergunta 6: A quem deve se dar uma caridade?

Resposta: Se você quiser oferecer sua ajuda para alguém, ou se você quiser fazer doações, com um senso de dever, deve oferecê-los exclusivamente à Sri Guru e Vaisnavas. Todo o crédito é devido somente aos devotos do Senhor. Só devemos colocar nossa fé e servir aqueles que estão engajados em bhajana ao Senhor Supremo 24 horas por dia. Nunca devemos colocar nossa fé em quem não se dedica a servir Sri Bhagavan, mas ocupam-se em aceitar o serviço de outros. Nao é correto oferecer qualquer coisa a essas pessoas.

Pergunta 7: Qual é a disposição de um Suddha bhakta (devoto puro)?

Resposta: a disposição Um devoto puro é quem nao ve nada como sendo para seu próprio prazer. Ao contrário, ele vê que todos os objetos existentes devem ser voltados para o serviço de Sri Bhagavan. Todos os seres vivos e não vivos só existem para servir a Sri Krishna. Portanto, todas as nossas atividades devem tender a Seu serviço imaculado. "Hṛṣīkeṇa Hrishikesha-sevanam ucyate bhaktir - servir o Supremo Mestre dos sentidos através de todos os sentidos é chamado bhakti." Todos os nossos serviços devem visar somente a Ele. É necessário que prestemos serviço através de todos os nossos sentidos ao Senhor Hrishikesha o Supremo Mestre dos sentidos. Todos são servos de Krishna. Portanto, não se deve privar ninguem de servi-Lo. Todos devem oferecer seus serviços a Krishna. Nossa unica oração deve ser que Ele possa aceitar o nosso serviço.

De forma egoista, utilizar tijolos para construir minha própria casa nao é correto, mas se eu utilizar esses mesmo tijolos para construir um templo para Sri Bhagavan, será muito benéfico. Objetos inertes são perfeitamente utilizados apenas quando eles estão empenhados em servir ao Senhor Supremo. Quando eles são empregados pelos seres vivos para obter a satisfação dos sentidos, então eles certamente foram usurpados. Nossos sentidos devem ser dirigidos ao Seu serviço. Todos os objetos são essencialmente propriedades de Deus. Eles nunca são voltados para o prazer das pessoas condicionadas. É errado e equivocado pensar que essas coisas são criadas por nós. Nada é para nosso prazer sensual. Tudo deve ser devidamente aplicado para o serviço de Deus.

A existência de cada objeto inerte neste mundo só se torna significativa quando se está engajado no serviço a Sri Hari. Por exemplo, considere estas varas de bambu. Se elas são usados para preparar um pavilhão para ouvir harikatha, então elas foram realmente utilizadas corretamente. Devemos usar todos os objetos apenas para servir os devotos e o templo de Sri Hari. Todas as ações de um devoto são projetados para agradar e servir Bhagavan Sri Hari, Guru e Vaisnavas. Um devoto puro não faz nada para o seu prazer sensual. Um devoto puro não desempenha qualquer atividade, para si ou para seus familiares, mas ele realiza todos os tipos de atividades exclusivamente para o Absoluto. Ele é sempre fiel ao serviço do Senhor Supremo.

Pergunta 8: Quem pode alcançar krsna-prema?

Resposta: Somente os que sinceramente e subservientemente aceitam a orientação de Sri Gurudeva, que não é diferente de Sri Rupa Goswami, vão receber a misericórdia de Sri Bhagavan. Eles serão os únicos capazes de atingir krsna-prema.

Pergunta 9: Quem deve ser servido?

Resposta: Sri Guru e Bhagavan são seres que existem além do alcance dos sentidos materiais. Aqueles que alcançaram a visao correta da Pessoa Absoluta veem o guru como Ishvara, o controlador, e como devatā, o divino. Sri Guru é a forma de servo da personalidade de Deus (sevaka-Bhagavan) ou o recipiente encarnado do amor por Deus (asraya vigraha). É por isso que o guru é, simultaneamente, Bhagavan e bhakta. Mesmo que o guru seja Bhagavan, ele é também o mais amado de Bhagavan.

* guru Purna-Shakti, Krishna Purna-śaktimānadui vastu bheda Nai, Paramana sastra

Sri Caitanya-caritamrta (Adi-lila 4,96)

Sri guru é a energia total do Senhor, e Sri Krsna é o todo-poderoso. O veredicto das escrituras ( sastra) é que de fato, nao ha nenhuma diferença entre esses dois seres absolutos.

* O versículo normalmente começa Radha Purna-Shakti.

É essencial que exclusivamente ofereçamos servico ao guru que é amante de Deus (guru bhakta bhagavat) que se dedica ao serviço a Bhagavān 24 horas por dia. E junto com o nosso serviço a Sri Guru, é necessário e benéfico para nós, servir os Vaisnavas que tenham guru nistha - ou seja, a fé inabalável em Sri guru e determinação firme em servir a ele. Mas de nada servira servir a inumeros outros na suposição de que eles também são amantes de Deus.

Hoje em dia, devido à influência de Kali, encontramos muitos hipócritas e ateus disfarçados de bhaktas e Vaisnavas. É por isso que tenho afirmado que só se deve servir a Guru e Vaisnavas, porque só servindo os devotos puros iremos conseguir um benefício espiritual genuíno. No entanto, se um devoto, no decorrer do tempo, torna-se um não-devoto, então não se deve continuar ocupado em servi-lo, porque, por servir um não-devoto só se vai conseguir inauspiciosidade.

É imperativo que sirvamos exclusivamente um guru bhagavat bhakta e recebamos orientações somente dele. E depois de se abrigar em seus pés de lótus, deve servi-lo com uma fé profunda. A essência de todas as injunções das escrituras é viśrambheṇa guroḥ sevā. Viśrambheṇa significa "com profunda fé e intimidade". Ao prestar serviço aśrī guru e aos Vaisnavas com profunda fé e carinho profundo, com certeza alcancaremos bem-estar eterno, e Krsna irá certamente ficar satisfeito. O guru nunca deve ser considerado um ser humano mortal. Como ele é de fato impecável, não se deve tentar perceber algum defeito nele.

O tempo passa e a boa sorte não dura para sempre. Portanto, durante o tempo de vida de uma pessoa, é necessário que ela aproveita a oportunidade e facilidade para se envolver em hari-bhajana na associação de devotos genuínos.

Traduzido pela da equipe de Raios do Harmonistade Srila Prabhupādera Upadesamrta

Nenhum comentário:

Postar um comentário